A atitude positiva e sua importância para a conquista de objetivos

Todos nós desejamos viver bem e ser felizes, contudo, muitas vezes nos sentimos perdidos e fracos perante os desafios da vida e, nessas ocasiões, corremos um grande risco de nos rendermos à zona de conforto, o que acabaria por nos distanciar dos nossos desejos e sonhos.

Ao nos rendermos à zona de conforto, temos a tendência de construir justificativas para explicar a nossa estagnação, no entanto, essas justificativas funcionam como autossabotagem, e essa atitude negativa acaba por ampliar a nossa desmotivação, e vamos ficando realmente cada vez mais distantes daquilo que desejamos alcançar.

Isso é círculo vicioso, ou seja, quanto mais justificativas criamos, mais sofremos com a desmotivação.

atitude positiva e sua importânciaÉ certo que muitas vezes somos afetados por acontecimentos desmotivadores que fogem ao nosso controle, nessas ocasiões, temos o direito de nos sentirmos desmotivados e tristes.

Ficar triste e desmotivado diante de certos acontecimentos não é um problema, o verdadeiro problema é quando começamos a nos identificar com a tristeza e a desmotivação.

Saber que se está triste e desmotivado por causa de um acontecimento realmente triste e desmotivador é uma coisa, julgar-se como uma pessoa triste e incapaz é outra inteiramente diferente.

Quando começamos a nos identificar com os sentimentos e pensamentos negativos, então começamos a desenvolver atitudes negativas, e ampliamos a nossa desmotivação e tristeza.

Ao ampliá-las, desenvolvemos ainda mais atitudes negativas, e assim por diante.

Se esse círculo não for desconstruído, chegará um momento em que toda a nossa vida mergulhará na desolação e desesperança.

É preciso escolher tomar atitudes positivas

Uma vida plena e feliz exige atitudes alinhadas com a positividade e o sucesso.

Se alguém que deseja ter uma vida feliz sempre reclama de tudo e se julga incapaz, e ao mesmo tempo nada faz para se tornar mais apto para enfrentar os desafios cotidianos, obviamente suas atitudes não estão alinhadas com os seus desejos.

O resultado disso é que essa pessoa sofrerá com as consequências negativas de suas próprias atitudes disfuncionais, e isso alimentará ainda mais suas atitudes negativas, caso ela nada faça para quebrar esse círculo vicioso.

Para quebrar esse círculo negativo, o que é preciso fazer é escolher tomar atitudes positivas.

Tomar atitudes positivas não é algo fácil de se fazer, principalmente quando a pessoa está acostumada a sempre encarar a vida de maneira pessimista.

Entretanto, quando existe um esforço no sentido de mudar a forma como percebemos os desafios da vida, e a forma como percebemos a nós mesmos, é possível tomar atitudes positivas de maneira mais natural e eficaz.

Agir de maneira alinhada com os objetivos e sonhos é algo que cada pessoa deve escolher fazer, além disso, agir de maneira positiva é algo que exige certo esforço, aprendizado e autocontrole.

Para algumas pessoas isso pode ser bastante sacrificante, portanto, é preciso ficar muito atento à autossabotagem.

Os 03 “as”: autodisciplina, autoconfiança e autoconceito

Abaixo 03 elementos que você deve levar em consideração para realmente ser capaz de ter atitudes positivas.

Autodisciplina

Se você deseja agir de maneira mais positiva, precisa ficar muito atento à maneira como exige de si mesmo o cumprimento de atitudes importantes mesmo estando triste e desmotivado.

Se você tem dificuldades para ter autodisciplina, muito provavelmente tem dificuldades para vencer o triste hábito de autossabotagem, portanto, fique atento a isso.

Autoconfiança

É importante que você perceba também o grau de confiança que tem em si mesmo.

Para agir de maneira positiva é muito importante confiar nas próprias capacidades, e ser capaz de reconhecer as próprias limitações.

Agir positivamente é algo que exige grande capacidade para lidar com o fracasso e com as decepções, portanto, é essencial desenvolver a autoconfiança, de maneira a se fortalecer para enfrentar as adversidades com mais tranquilidade e segurança.

Autoconceito

Outro elemento muito importante que não pode ser esquecido é o autoconceito.

A maneira como você se vê exerce uma grande influência na sua vida.

Se uma pessoa tem percepções realistas a respeito de suas próprias capacidades e limitações, ela terá mais facilidade para tomar atitudes mais condizentes com os seus objetivos e sonhos.

Por outro lado, se uma pessoa tem percepções distorcidas acerca de suas próprias capacidades e limitações, suas atitudes tendem a ser mais disfuncionais, e isso pode prejudicar seriamente o alcance de seus objetivos e a realização de seus projetos.

Como vimos, ter atitudes positivas é uma escolha que cada pessoa deve fazer.

Cada um deve dar atenção a si mesmo, identificar suas próprias forças e limitações, e então trabalhar no sentido de se tornar mais apto para enfrentar os desafios da vida.

Se você quer ser um vencedor, precisa escolher ser um vencedor, só assim conseguirá agir alinhado com o sucesso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!