Ainda vale à pena investir em franquias no Brasil?

Investir em franquias sempre foi visto com bons olhos por muitos empreendedores brasileiros. Entretanto é preciso olhar para a realidade das franquias com atenção e avaliar se, hoje em dia, ainda vale à pena investir em franquias no Brasil.

Começar a empreender com uma franquia não é a mesma coisa que começar um negócio do zero. Existem diferenças que podem ser positivas e diferenças que podem ser negativas.

É importante estar atento ao momento atual e perceber se as características do modelo de franquias favorecem o seu negócio ou não.

É claro que cada franquia possui suas próprias regras e características. O que faz com que algumas empresas, que trabalham com expansão por meio de unidades franqueadas, suportem melhor condições mais rigorosas do mercado.

Confira este artigo até o final e avalie por você mesmo se ainda vale à pena investir em franquias no Brasil.

Pontos importantes sobre as franquias no Brasil

1 – Despesa com diversas taxas para começar o negócio:

dicas de franquias no BrasilTodos sabem que para começar uma franquia é necessário pagar à empresa franqueadora uma taxa de franquia.

Esta taxa de franquia é um valor pago pelo franqueado à empresa pelo uso da marca, tecnologia, modelo de negócio, treinamentos, consultoria e tudo mais que a empresa oferece aos seus franqueados.

Ou seja, em uma franquia nada é de graça. Além da taxa de franquia que é paga antes mesmo do negócio estar em funcionamento o franqueado paga a taxa de royalties e também uma taxa de propaganda.

O importante é avaliar de maneira mais criteriosa se a taxa de franquia cobrada é realmente proporcional à força da marca, aos benefícios oferecidos pela empresa e ao modelo de negócio utilizado no negócio.

É certo que esta avaliação é complexa e grande parte dos empreendedores não conseguem realiza-la de maneira rigorosa. Mas, não deve deixar de ser feita. No momento atual do Brasil, o empreendedor não deve pagar mais por algo do que aquilo realmente vale.

Por isso fique de olho nas taxas que você precisará pagar.

2 – Possibilidade de adequação das regras de operação à sua realidade:

Outro ponto importante que deve ser considerado ao avaliar o quanto ainda vale à pena investir em franquias no Brasil é se as regras de operação da franquia que você quer podem se adequar à realidade da sua região da atuação.

O Brasil é muito grande e em cada região existem costumes muito diferentes. Estes costumes também podem variar consideravelmente conforme o tamanho da cidade.

Muitas franquias estão adequadas ao modo operandi de determinado local, o que não pode ser a melhor opção para todos os pontos do Brasil.

A questão é verificar se a sua franquia pode se adequar à sua realidade, pois, algumas franquias possuem regras de operação tão rígidas que acabam forçando o franqueado a trabalhar em horários inadequado à sua região, com profissionais em excesso e tantas outras situações.

É válido verificar esta questão antes de assinar um contrato com qualquer franquia.

3 – Modelo de negócio estável e bem testado nas regiões brasileiras:

Também é necessário avaliar se o modelo de negócio da franquia é realmente bem-sucedido. Avalie se este modelo é estável e se o negócio realmente funciona nas diversas regiões brasileiras.

É comum encontrar no mercado brasileiro opções de franquias que são passageiras. Algumas parecem até febre, são empresas que surgem em alguns casos com produtos inovadores, ganham um grande espaço midiático, abrem inúmeros pontos de venda, mas com o passar do tempo perdem espaço.

Este tipo de franquia funciona no início pela forte expectativa gerada no consumidor. Muitos clientes chegam até estas franquias pela simples necessidade de matarem sua curiosidade, caso o negócio não tenha características sólidas este momento inicial de interesse da população vai passar.

Quem estuda o mercado de franquias percebem que inúmeras franquias perderam seu espaço. Tinham um grande mercado durante um determinado período de tempo, mas era um negócio insustentável.

Por isso, é fundamental ao investir em franquias no Brasil escolher empresas que sejam sólidas e que tenham anos de boa experiência com seus modelos de negócio.

4 – Compare a franquia com a possibilidade do negócio próprio:

Como falado no início do artigo, ter uma franquia não é o mesmo que abrir um negócio próprio do zero.

Com uma franquia você sempre estará submetido às iniciativas da empresa franqueadora. Você terá uma liberdade limitada na maneira de conduzir sua unidade e ainda deverá sempre se adequar às orientações da franqueadora, mesmo que não concorde com todas as instruções.

Antes de começar uma franquia é importante que você compare com a possibilidade de começar um negócio próprio em um ramo similar ao da franquia que você deseja.

É claro que os desafios poderão ser muito maiores, mas você poderá ter uma liberdade muito maior na hora de tomar decisões e investir seus recursos da maneira que desejar.

Finalizando

É certo que não existe uma resposta unânime para a pergunta do título deste artigo. Mas, ainda vale à pena investir em franquias no Brasil, desde que você avalie com critério as opções que você tem e coloque na balança os benefícios que você receberá ao ser franqueado e também os compromissos que precisará firmar.

Espero ter ajudado você a escolher melhor como começar seu próprio negócio. Boa sorte nesta caminhada empreendedora.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!