Blogueiro: como se tornar um especialista em seu nicho de mercado

Um dos maiores desafios que um blogueiro profissional iniciante enfrenta é provar para a sua audiência que realmente é um especialista, ou seja, que sabe do que está falando e que é de confiança.

Uma maneira de diminuir um pouco o impacto desse desafio é começar um blog em um nicho onde você é um especialista. Por exemplo:

  • Se você é um dentista, pode iniciar um blog fornecendo dicas para ajudar as pessoas a manter uma boa saúde bucal;
  • Se você é um engenheiro civil, pode iniciar um blog oferecendo dicas sobre como economizar na construção da casa própria;
  • Se você é um educador físico, pode criar um blog e oferecer dicas para ajudar as pessoas a manter uma rotina adequada de exercícios físicos;
  • Se você possui algum hobby, pode escrever sobre ele e suas particularidades.

saiba como se tornar um especialista em seu nicho de mercadoEnfim, começar um blog em um nicho em que você é um especialista facilitará muito o seu trabalho, e te ajudará a conquistar a confiança das pessoas muito mais facilmente.

Mas pode ser que você queira criar um blog em um determinado nicho mesmo não sabendo nada a respeito do mesmo. Isso seria possível?

Sim, é possível, porém, você precisa estar disposto a trabalhar duro para aprender o máximo possível a respeito do nicho desejado.

Abaixo vamos te dar algumas dicas importantes que podem te ajudar a se tornar um especialista em seu nicho de mercado.

Como se tornar um especialista em seu nicho de mercado: 5 Dicas

As dicas que vamos apresentar a partir de agora podem facilitar a sua caminhada como blogueiro profissional, no entanto, para que você alcance os seus objetivos, será necessário bastante esforço de sua parte.

Não deixe o desânimo e a procrastinação prejudicar os seus objetivos. Seja firme, trabalhador, perseverança e confiante.

1 – Encontre a sua verdadeira paixão

Escrever para um blog regularmente não é uma tarefa fácil, no entanto, para obter mais tráfego e gerar renda você precisa produzir muito conteúdo de qualidade.

Uma maneira de tornar esse trabalho mais agradável, e realmente produtivo, é produzir conteúdo sobre um assunto que você adora. Portanto, ao escolher um nicho de mercado para atuar, procure levar em consideração as suas crenças, os seus gostos e capacidades.

Se você realmente gosta de um determinado nicho, sentirá prazer em produzir conteúdo relacionado a ele e, consequentemente, o esforço para se tornar um especialista será bem menor.

Mas atenção! Tenha certeza de que o nicho em que vai trabalhar seja rentável, caso contrário, todos os seus esforços poderão render pouco ou nenhum dinheiro.

2 – Procure estudar os materiais produzidos pelos especialistas

Existem muitas maneiras de se tornar um especialista em um determinado nicho. Uma das maneiras mais fáceis, e obvias, é estudando os materiais produzidos por pessoas que já estão atuando há muito tempo no mesmo nicho que você deseja atuar.

Por exemplo, vamos supor que você queira atuar no nicho de investimentos. Para se tornar um especialista, você deve ler blogs voltados para esse assunto, assistir vídeos sobre o tema, ler revistas e livros especializados, fazer cursos, conversar com pessoas que possuem muito conhecimento sobre investimentos diversos.

É um trabalho duro e longo, e é por isso mesmo que a primeira dica é ter paixão pelo nicho, pois assim você conseguirá se manter motivado apesar das dificuldades.

3 – Fazer uma pesquisa de palavras-chave

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é uma dica muito útil que pode te ajudar a se tornar um especialista em seu nicho de mercado.

As palavras-chave te ajudarão a entender quais são as necessidades, problemas e dificuldades enfrentadas pelo seu público-alvo. Além disso, você pode utilizá-las para facilitar a sua produção de conteúdo.

Se você não sabe como fazer uma pesquisa de palavras-chave, procure mais informações a respeito disso. Existem diversos blogs que tratam do tema, basta digitar no Google algo como “pesquisa palavras-chave SEO” que você encontrará muitas informações interessantes e úteis, então, aproveite.

4 – Pratique o máximo que puder

Quanto mais você produzir conteúdo para a sua audiência, mais experiência ganhará e mais fácil se tornará criar materiais sensacionais que cairão no gosto do seu público. Portanto, pratique, pratique e pratique!

5 – Converse com a sua audiência

Uma maneira de se tornar um especialista mais rapidamente é entendendo perfeitamente quais as dores (problemas) do seu público-alvo. Existem várias formas de se fazer isso, sendo que a pesquisa de palavras-chave é uma delas.

Conversar com o seu público-alvo é outra forma de entender quais os problemas que afligem as pessoas. Para utilizar essa estratégia você precisa descobrir onde está o seu público-alvo, e dialogar com ele.

Por exemplo, você pode utilizar o Facebook para conversar com o seu público.

Criar grupos no Facebook para receber apoio e reunir pessoas interessadas em determinados assuntos tem se tornado um comportamento comum, e você pode aproveitar isso para descobrir quais são os problemas do seu público-alvo.

Procure por grupos relacionados ao seu nicho, peça aos administradores para participar deles, observe o que as pessoas postam por lá e converse com elas. Isso com certeza te ajudará a entender as necessidades do seu público, e facilitará o seu posicionamento como especialista em seu nicho.

Eu quero atuar em determinado nicho, mas não tenho disposição para me tornar um especialista, o que fazer?

Você deseja muito criar um blog em determinado nicho de mercado, mas não quer dedicar tempo para se tornar um especialista? Nesse caso, o mais indicado é contratar um especialista para criar conteúdo de qualidade para o seu blog.

Contratar um redator freelancer pode ser um ótimo investimento para quem não quer ou não tem tempo de se tornar um especialista. Mas tome cuidado, seja bastante criterioso ao contratar um redator, e sempre avalie criticamente o conteúdo que ele produzir.

Hoje em dia existem muitos sites especializados que facilitam muito a contratação de redatores freelancer (o site Workana é um bom exemplo), portanto, você pode utilizá-los para tentar encontrar um profissional que atenda as suas necessidades.

Considerações finais

Se tornar um especialista e conquistar a confiança da sua audiência é uma tarefa complexa e longa, no entanto, pode trazer ótimos retornos a médio e longo prazo.

Para aumentar as suas chances de sucesso, procure escolher o seu nicho com calma e sabedoria, e não poupe esforços para sempre oferecer o melhor conteúdo para a sua audiência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!