5 Dicas para começar bons negócios com pouco investimento

Sempre é possível começar bons negócios com pouco investimento. O mercado brasileiro é amplo e diversificado e mesmo com os entraves burocráticos é possível encontrar boas oportunidades para começar o próprio negócio, sem precisar investir muito dinheiro.

Neste artigo você encontrará 5 dicas para identificar boas oportunidades e começar a empreender, mesmo com suas limitações financeiras. Afinal, empreender pode ser o único caminho para quem não está conseguindo um emprego.

Confira este artigo até o final e não deixe de colocar estas dicas em prática para começar a empreendedor em pequenos negócios com pouco investimento.

Dicas para começar bons negócios com pouco investimento

1 – Comece a observar as oportunidades no dia a dia:

dicas de bons negócios com pouco investimentoAs grandes oportunidades de começar bons negócios com pouco investimento podem surgir no dia a dia.

Vale destacar que muitas oportunidades surgem em situações que não são ideias. Por isso, não fique à espera de um milagre, mas comece a observar as oportunidades que irão surgir no seu cotidiano.

Comece a encarar os imprevistos como momentos de oportunidade e não fique preso apenas no lado negativo das situações que acontecem com você. Dos imprevistos podem surgir grandes oportunidades.

O melhor então é ter um olhar empreendedor para as situações que você vive. Aos poucos você irá perceber que é possível encontrar muitas oportunidades para você começar seu pequeno negócio.

2 – Não tenha nenhum tipo de preconceito com as oportunidades:

É comum encontrar pessoas que querem ter o próprio negócio, mas não querem abrir mão de certo status. Querem empreender apenas em negócios que gostem ou que possam construir algum status social.

Entretanto, boas oportunidades surgem em áreas que a maioria das pessoas não estão interessadas. Por exemplo, existem grandes empresas que investem em limpeza urbana, serviços funerários, reciclagem e tantos outros negócios que não estão no foco da maioria das pessoas.

Muitas oportunidades que são desprezadas podem ser mais lucrativas que oportunidades convencionais, pois não possuem a mesma concorrência.

Por isso, não tenha nenhum tipo de preconceito com o trabalho. Todo trabalho é digno e importante, e as melhores oportunidades podem surgir de onde você menos espera.

3 – Comece pequeno mas pense grande:

Outro ponto fundamental é ter a consciência de que grande parte das empresas brasileiras de sucesso começaram bem pequeno e aos poucos foram conquistando seu espaço no mercado.

É importante que você tenha a coragem de começar pequeno, com consciência de sua capacidade financeira e do mercado que você consegue alcançar. Aos poucos você conseguirá expandir sua atuação e fazer de seu pequeno negócio uma grande empresa.

Para que isso aconteça você precisa estar disposto a trabalhar muito pesado no início e construir uma base sólida para que você tenha condições de crescer e fazer seu negócio prosperar.

Com uma simples pesquisa na internet você encontrará inúmeros exemplos de profissionais brasileiros que começaram do zero e hoje possuem grandes empresas.

Por isso, comece sempre pequeno, dentro de suas possibilidades reais, mas não tenha limites para seus sonhos. Sonhe grande e construa um negócio de muito sucesso.

Confira alguns vídeos inspiradores de grandes empresas brasileiras que começaram pequeno:

4 – Prepare-se para momentos de dificuldades e crise financeira:

A quarta dica de como começar bons negócios com pouco investimento é estar preparado para as dificuldades que você terá no dia a dia de seu negócio. Isso é fundamental.

Ter uma empresa própria é um grande desafio no Brasil, visto as inúmeras burocracias, o grande número de impostos e em muitos casos uma concorrência desleal, devido a privilégios políticos. Sem falar nos momentos de crise financeira que assolam o país de tempos e tempos.

Você deve estar consciente de que você sofrerá efeitos negativos em seu pequeno negócio. Passar por estes momentos fará de você ainda mais forte e preparado para ter um grande negócio.

A principal preparação para estas situações é a preparação psicológica. É necessário ter uma certeza muito grande do que você quer e manter-se firme no caminho que você planeja percorrer.

Ter uma mentalidade empreendedora forte é fundamental para que você não desista ao se deparar com este tipo de situação.

5 – Não tenha pressa para começar seu negócio:

A última dica de nosso artigo é de suma importância, pois muitas pessoas começam seu pequeno negócio sem estarem preparados. Acabam desta forma desperdiçando boas oportunidades de bons negócios com pouco investimento.

Começar um negócio no momento inadequado pode levar seu pequeno negócio à falência. A falta de conhecimento do mercado que pretende atuar, a falta de experiência à frente do seu negócio, a falta de recursos financeiros e tantos outros problemas podem dificultar sua caminhada.

É claro que não existe momento perfeito para abrir seu próprio negócio, mas é importante esperar um momento próximo ao ideal, onde você não encontrará um panorama perfeito, mas estará melhor preparado para começar a empreender.

Em muitos casos isso não é possível, visto o caráter de urgência que muitos empreendedores possuem. Em especial, muitas pessoas recorrem ao empreendedorismo por não conseguirem um emprego, o que faz com que estas pessoas não tenham tempo de planejar adequadamente o próprio negócio.

Finalizando

Estou certo de que com estas dicas você está em melhores condições de encontrar e começar bons negócios com pouco investimento. Vale à pena relembrar tudo que foi tratado neste artigo, então confira um resumo das 5 dicas:

  • Comece a observar as oportunidades no dia a dia;
  • Não tenha nenhum tipo de preconceito com as oportunidades;
  • Comece pequeno mas pense grande;
  • Prepare-se para momentos de dificuldades e crise financeira;
  • Não tenha pressa para começar seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!