Como abordar um cliente por telefone de forma simples e eficaz

Atender um cliente por telefone não é uma tarefa fácil, afinal, passar uma mensagem de forma clara pode se tornar um verdadeiro desafio capaz de comprometer os objetivos da abordagem. É por isso que saber como abordar um cliente por telefone é algo com que você precisa se preocupar.

No artigo abaixo vamos apresentar algumas dicas importantes que podem ajudar quem deseja saber como abordar um cliente por telefone. São dicas simples e de fácil aplicação, que podem facilitar muito a conversa com clientes que são atendidos por telefone.

Como abordar um cliente por telefone: dicas para melhorar a comunicação

Manter uma boa comunicação com o cliente é essencial, e quando a conversa é por telefone, é preciso especial atenção para que a comunicação aconteça de forma clara e proveitosa para ambas as partes. Confira abaixo algumas dicas importantes que podem ajudar.

1 – Seja entusiástico, natural e atencioso

como abordar um cliente por telefone confira as dicasÉ preciso se esforçar bastante para garantir que o cliente se sinta confortável durante a conversa.

Para que isso seja possível, é importante que você procure falar em um tom agradável, e que fale em um ritmo que facilite o entendimento por parte do cliente, cuidando, ao mesmo tempo, para que a sua fala não seja lenta demais.

Mas é preciso tomar muito cuidado com artificialismos, ou seja, fale de maneira natural, sem tentar parecer algo que não é. Artificialismos prejudicam o estabelecimento de conexão com o cliente, pois ele perceberá que você está fingindo, portanto, fique atento.

É preciso ser atencioso, prestar atenção à fala do cliente, e procurar compreender verdadeiramente a demanda que ele apresenta. Essa atitude é essencial para estabelecer conexão e facilitar a concretização do objetivo da abordagem.

2 – Fale claramente e de forma simples

Sempre que tiver atendendo um cliente por telefone, fale claramente. Evite o uso de palavras muito complexas ou de termos técnicos. Prefira sempre o uso de palavras e frases simples, fáceis de ser compreendidas. Esse cuidado evita que o cliente fique confuso ou que se sinta inferior a você.

Além disso, é preciso tomar cuidado com gírias e outras palavras inadequadas, pois usar esse tipo de recurso pode acabar prejudicando a qualidade da interação.

Comer ou mascar chicletes durante a conversa também são coisas que precisam ser evitadas, pois podem prejudicar o bom atendimento ao cliente.

3 – Seja sincero

Já falamos que é preciso tomar cuidado com artificialismos, e agora vamos nos aprofundar um pouco mais nessa questão.

Para que ocorra uma ótima interação, é importante que você seja genuíno. Cumprimente o cliente de forma autêntica, e evite utilizar frases prontas como aquelas que ouvimos quando ligamos para os serviços de atendimento das operadoras de celular, por exemplo.

Dê respostas genuínas ao seu cliente, e procure ajudá-lo da melhor maneira possível. Evite frases como “Eu não sei”, “Não posso fazer isso” ou “Só um segundo”. Sempre que possível, especifique quanto tempo vai demorar para concluir uma tarefa, e ao invés de dizer o que não pode fazer, procure dizer ao cliente o que pode fazer por ele.

4 – Chame o cliente pelo nome

É importante chamar o cliente pelo nome, e se você tem dúvidas a respeito da forma como o nome dele é pronunciado, não tenha medo de perguntar qual a pronúncia correta. É melhor perguntar que ficar falando o nome do cliente de forma totalmente incorreta.

Durante a conversação, utilize o nome do cliente de forma natural, sem exageros, para não prejudicar a autenticidade da conversa.

5 – Termine a conversa de maneira amigável

Em algumas ocasiões, pode ser que você tenha que falar com um cliente mais difícil, mas mesmo nesses casos, é preciso manter a calma e procurar ajudar o cliente naquilo que ele precisa.

Antes de desligar, é importante se certificar de que o cliente compreendeu as informações que foram passadas para ele. Pergunte, “Eu posso ajudá-lo em mais alguma coisa? ”. Responda a quaisquer outras perguntas finais do cliente, isso é especialmente útil para garantir a compreensão completa das informações, e também para garantir a satisfação dele.

Além disso, é importante fornecer informações que possam ser úteis ao cliente no futuro, como, por exemplo, quais são os melhores canais para receber suporte ou tirar dúvidas.

Depois que todas as informações necessárias tiverem sido compartilhadas, termine a conversa de maneira amigável, por exemplo, você pode dizer: “Tenha um bom dia” ou, “Foi bom conversar com você”, “Estou à disposição”. Isso demonstra para o cliente que você o valoriza, e que está disposto a ajudá-lo novamente no futuro.

Considerações finais

Abordar um cliente por telefone não é uma tarefa fácil, no entanto, é possível realizar um ótimo atendimento seguindo algumas dicas simples.

Uma comunicação eficaz pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, portanto, sempre que tiver lidando com clientes por telefone, mantenha-se calmo e positivo, e faça de tudo ao seu alcance para satisfazê-los.

Os clientes certamente reconhecerão que estão sendo tratados com respeito, cortesia, cuidado e consideração. Isso se refletirá muito positivamente no seu negócio, pois os clientes estarão sempre dispostos a negociar com a sua empresa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!