Como abrir um negócio de sucesso em 5 passos práticos

É certo que ter o próprio negócio é um sonho de muitas pessoas. Trabalhar por conta própria e colocar as suas ideias em prática faz brilhar os olhos de muita gente. Mesmo com tanto amor, ter o próprio negócio continua sendo um grande desafio. Então, como abrir um negócio de sucesso?

O segredo não está simplesmente em ter uma ideia e logo investir todas as suas economias no negócio. Aliás, nem todas as ideias que temos são boas. É importante que você faça tudo com profissionalismo, mesmo que você não tenha experiência e este seja seu primeiro negócio.

Para saber como abrir um negócio de sucesso é importante estar aberto a novos conhecimentos. Aprender boas práticas de gestão e observar com mais cuidado o mercado no qual você está inserido. Não tenha medo de estudar com dedicação e se preparar par os desafios que virão.

Também é essencial estar aberto às novidades e imprevistos que surgem durante o processo. Dos imprevistos podem surgir muitas boas oportunidades, mas só percebe quem está com os olhos bem abertos.

Como abrir um negócio de sucesso

1 – Perfil de empreendedor

como abrir um negócio de sucessoAntes de mais nada, ter um negócio próprio exigirá de você um estilo de vida diferente do padrão. Ou seja, não se parece em nada com um trabalho formal, com carteira assinada e horário definido.

Ter o próprio negócio exige dedicação extra e um perfil empreendedor. Por isso, antes de fazer a opção por abrir seu negócio é importante avaliar a sua disponibilidade de abrir mão de certos privilégios e correr riscos em busca de um sonho.

É certo que com um negócio próprio as possibilidades de retorno financeiro, definir seu próprio horário, adaptar a rotina às responsabilidades familiares e sociais são muito maiores do que em um emprego formal. Você terá benefícios em ter seu próprio negócio, mas terá que assumir novas responsabilidades e consequências de todas as suas decisões no seu novo negócio.

Por isso, antes de prosseguir avalie se você está realmente disposto a ter seu próprio negócio. Vale ressaltar que esta decisão é libertadora para muita gente.

2 – Escolha do Negócio

O primeiro passo é saber escolher um bom negócio. Como dito anteriormente, todos nós temos muitas ideias de quem imaginamos serem bons negócios, entretanto quando colocamos no papel estas ideias muitas vezes são inviáveis.

Caso você está na fase de como abrir um negócio, mas ainda não faz ideia do que tentar, então faça uma boa pesquisa de oportunidades pela internet. Aqui mesmo no Blog Cultivando Sucesso você encontra diversos artigos de ideias de negócio.

Para escolher o ramo de atuação é importante levar em conta diversos pontos, como:

  • Apreço pela área;
  • Conhecimento prévio do serviço;
  • Possibilidade financeira de investimento;
  • Barreiras de entrada;
  • Situação atual do mercado e perspectivas;
  • Entre tantas outras informações importantes.

Como disse anteriormente, que ter sucesso com seu negócio? Então, trabalhe com profissionalismo e dedicação, um bom conhecimento será essencial para você ser bem sucedido.

3 – Fazer um planejamento

Com a escolha do ramo já bem definida e com as informações coletadas o segundo passo é fazer um planejamento do seu negócio.

Esta fase é essencial para a tomada de consciência de todas as ações necessárias para construir o seu negócio. É aqui que você terá a oportunidade de descrever todo o processo de criação e desenvolvimento do seu negócio.

Na fase de planejamento é importantíssimo já realizar previsões financeiras a respeito do investimento inicial, do capital de giro e do possível retorno financeiro do seu negócio. É claro que você ainda está no mundo das previsões, algumas coisas podem fugir do planejado, desde que não impeça que você dê andamento no que foi traçado.

É importante estar claro em seu planejamento tudo o que é necessário para colocar seu negócio funcionando, desde obrigações burocráticas, contratação de pessoal, compra de equipamentos, reforma no local escolhido, compra de insumos, entre tantas outras coisas.

Faça um bom planejamento, assim você evita muitos imprevistos e constrangimentos em seu negócio.

4 – Prepare-se financeiramente

O próximo passo é preparar-se financeiramente. Caso você tenha em mãos todo o dinheiro necessário para investir em seu negócio, isso é ótimo. Agora, se isso não é o seu caso, é importante avaliar as opções de crédito no mercado.

Alguns negócios exigem pouco dinheiro para começarem a funcionar, outros negócios já exigem um bom investimento inicial. Tome cuidado com grandes investimentos iniciais se você não possui um bom planejamento e um baixo risco de obter retorno deste investimento.

Para você que vai buscar crédito no mercado, fique atento com as taxas de juros e condições que este crédito está sendo oferecido. Lembre-se que você já começa o seu negócio com uma despesa fixa, que é parcela de um possível financiamento ou empréstimo.

Vale lembrar que não existe instituição financeira boazinha ou má, existem condições de crédito que precisam ser avaliadas. Por isso, não deixe de ler as letras miúdas e de esclarecer junto a instituição financeira todas as condições do financiamento que deseja fazer.

Além dos bancos convencionais, dê uma olhada no que hoje é chamado de investido anjo. É uma forma de captar investimentos para seu negócio muito menos burocrática.

5 – Coloque em prática o planejado

O último passo de como abrir um negócio de sucesso é colocar em prática o que foi planejado.

Para isso, arregace as mangas e tenha muita disposição para encarar todos os desafios que virão. É importante no início do seu negócio ter consciência de onde você deseja chegar, a cultura que você sonha para sua empresa e os princípios que você seguirá.

Contrate as pessoas certas e não se iluda com o sucesso imediato. Prepare seu negócio para longo prazo, para que ela seja duradouro e te proporcione uma boa renda para toda a sua vida.

Lembre-se que você é o dono e o maior interessado no sucesso do seu negócio, é importante que você tenha consciência que seu exemplo como dono e comportamento dentro da empresa são essenciais para uma equipe motivada e disposta a te auxiliar a vencer.

Conclusão

Como pode ver, o segredo de como abrir um negócio de sucesso não está no ramo da atividade ou no tamanho do investimento financeiro, mas na capacidade de planejamento e na escolha de boas oportunidades.

Quer ter seu próprio negócio? Então, dedique-se para ter uma vida de constante aprendizado e uma boa dose de desafios.

Ainda está com dúvidas? Deixe aqui o seu comentário.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas a ter o seu próprio negócio de sucesso.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!