Como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro: 5 Dicas Especiais

Neste artigo você vai aprender 5 dicas especiais sobre como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro. Com um negócio que exige baixo investimento você pode realizar o seu sonho de trabalhar por conta própria e começar a viver uma vida empreendedora.

Existem inúmeras opções de pequenos negócios que você pode colocar em prática. Abrir os olhos para estas oportunidades é o primeiro passo para aproveitar as oportunidades que a vida proporciona.

O verdadeiro empreendedor é aquele que olha para os problemas e imprevistos da vida como oportunidades de negócio e não fica preso às dificuldades aos aspectos negativos que estes problemas podem causar. Você também pode viver assim.

Existem inúmeros ensinamentos que já nos mostram isso, como por exemplo alguns olham um copo pela metade e consideram que ele está meio vazio, enquanto outros consideram que ele está meio cheio. Outro grande ditado é que enquanto alguns choram por causa das crises da vida outros estão vendendo lenços.

Você pode decidir de que lado quer estar! Então confira a seguir as 5 dicas sobre como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro.

Como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro com 5 dicas

1 – Aproveite as habilidades que você já tem:

dicas sobre como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiroA maneira mais fácil de começar um pequeno negócio é aproveitar as habilidades que você já tem e começar a ganhar dinheiro com elas.

Para isto é importante que você faça um verdadeiro exame de consciência e avalie todas as habilidades que você tem. Veja o que você pode oferecer de valor para as outras pessoas.

O segredo aqui é não ficar preso apenas ao que você considera que tem valor, mas abrir os olhos para o que o mercado precisa e realmente dá valor. Não fique preso somente à sua formação profissional ou a um curso universitário, veja além disso. Inúmeras pessoas com diplomas ganham muito menos que pessoas com negócios simples.

Estou certo de que você possui habilidades que você pode oferecer ao mundo e ter um bom retorno financeiro por isso. A questão é você abrir os olhos para as oportunidades que até hoje você não vislumbrou.

2 – Não fique preso aos sonhos, mas viva a realidade:

A segunda dica sobre como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro é não ficar limitado aos sonhos que você criou. Infelizmente ou felizmente, nem todos os sonhos podem ser alcançados.

É hora de você viver a realidade e perceber que o sucesso profissional pode ser alcançado de inúmeras formas. Não estou dizendo que é para você desistir de seus objetivos ou sonhos que você tanto ama, mas apenas abra os olhos para a realidade, ela pode ser melhor que os sonhos que você tem idealizado.

Inúmeros empreendedores nunca sonharam em construir as empresas que eles têm hoje, apenas aproveitaram as oportunidades que tiveram na vida e fizeram isso com maestria.

Não se esqueça que um pequeno negócio hoje pode ser um degrau necessário para alcançar um sonho maio no futuro. O seu negócio de hoje pode ser também uma escala muito prazerosa para um destino mais distante, que exigirá investimentos que você não possui hoje.

3 – Esteja disposto a fazer o que os outros não querem fazer:

Outra fonte de pequenos negócios lucrativos são os serviços que a maioria das pessoas não estão dispostas a fazer.

Não estar disposto a fazer engloba diversos aspectos, como falta de tempo, opção financeira pela terceirização ou até mesmo gosto pessoal por determinadas tarefas.

Um grande exemplo são as empresas de limpeza urbana. Ninguém cresce sonhando em recolher o lixo pelas cidades, mas é um serviço essencial para todas as cidades do Brasil. Logo, muitos empreendedores encontraram aí uma boa oportunidade de negócios.

Você também poderá encontrar outras inúmeras oportunidades similares a esta. Basta você abrir os olhos e começar a perceber as reclamações de algumas pessoas, como eles acham difícil ou ruim fazer determinada tarefa. Existirão muitas pessoas dispostas a pagar você por determinado serviço que possa aliviar a agenda apertada.

4 – Faça um planejamento eficaz e mantenha os pés o chão:

A quarta dica sobre como abrir um pequeno negócio lucrativo é a necessidade de um bom planejamento para ter sucesso com seu negócio.

Você poderá se empolgar com inúmeras ideias que irão surgir a parti de agora. Mas, é importante que você mantenha os pés no chão. Por isso, faça uma boa avaliação de todas suas ideias e veja o que realmente pode ser lucrativo.

O seu planejamento deverá levar em conta a avaliação dos seus clientes potenciais, as dificuldades de entrada no negócio, os concorrentes que já existem, a necessidade de investimentos financeiros e o potencial de retorno deste seu negócio.

É importantíssimo aprender a avaliar o potencial de suas ideias. Você vai perceber que algumas ideias parecem maravilhosas a princípio, mas quando você fizer uma avaliação mais criteriosa perceberá que não são tão vantajosas assim.

5 – Comece pequeno, mas sonhe muito grande:

A última dica sobre como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro é começar pequeno, mas sonhar muito grande para seu negócio.

Algumas ideias poderão ter grandes perspectivas de crescimento, enquanto outras ideias podem servir de trampolim para negócios ainda maiores no futuro. A questão é não ficar preso somente ao pequeno negócio, mas saber que este pode ser um pequeno passo para um negócio ainda maior.

Por isso, é importante começar pequeno e dar os passos que são possíveis hoje para depois alcançar objetivos ainda maiores.

Lembre-se que os grandes negócios também um dia foram pequenos negócios. Grande varejistas também começaram com pequenas lojas, grandes construtoras começaram fazendo pequenas reformas e inúmeros outros exemplos podem ser dados aqui.

O importante é ter visão de longo prazo e ter consciência de que seu pequeno negócio de hoje pode ser o primeiro passo para um grande negócio no futuro.

Finalizando

Estou certo de que estas dicas poderão te auxiliar a conquistar seu espaço no mercado e montar seu pequeno negócio lucrativo com pouco investimento. Uma última dica ainda é válida, não deixe de se aprimorar ao longo dos anos e invista em conhecimento constantemente, assim novas portas poderão ser abertas em sua vida.

Veja um resumo das dicas especiais de como abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro:

  • Aproveite as habilidades que você já tem;
  • Não fique preso aos sonhos, mas viva a realidade;
  • Esteja disposto a fazer o que os outros não querem fazer;
  • Faça um planejamento eficaz e mantenha os pés o chão;
  • Comece pequeno, mas sonhe muito grande.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!