Como abrir uma empresa de consultoria de sucesso

Aprender como abrir uma empresa de consultoria pode ser a solução profissional para muitas pessoas.

Caso você já tenha uma boa experiência em determinada área, trabalhar como consultor poderá ser uma ótima opção para dar prosseguimento em sua carreira profissional.

O mercado de consultoria é cada vez maior no Brasil. Empresas e pessoas tem se convencido da importância de contar com o apoio de um profissional especializado na tomada de decisões importantes em seus negócios e em suas vidas.

Além de um amplo conhecimento e uma experiência sólida no mercado profissional, é essencial para o sucesso do empreendedor uma boa rede de contatos. É por ela que surgirão clientes para sua empresa de consultoria.

O mercado para consultores é bem especializado. Existem consultores em diversos seguimentos, como consultores financeiros, de recursos humanos, contábeis, jurídicos, de tecnologia da informações e consultores de áreas técnicas específicas.

Como abrir uma empresa de consultoria

Confira alguns pontos importantes sobre como abrir uma empresa de consultoria. Avalie muito bem cada um deles, para ter sucesso na abertura de seu escritório de consultoria.

1 – Conheça o mercado de atuação:

dicas de como montar uma empresa de consultoriaO primeiro passo de como abrir uma empresa de consultoria é conhecer muito bem o mercado de atuação.

É importante identificar os problemas de sua área de atuação e ter certeza de que poderá ajudar às empresas a solucioná-los. Verifique se sua experiência e se seus conhecimentos são compatíveis com a área que você pretende atuar.

Não queira se aventurar como consultor em um mercado que você não domina. É certo que ninguém está totalmente pronto, sempre existe algo para aprender, mas existe um mínimo necessário de conhecimento e experiência para ser um consultor.

Avalie também os possíveis concorrentes que já estão no mercado. Veja qual a forma de atuação de cada um deles, como e quanto eles cobram pelos serviços prestados. Veja também o que você pode fazer de diferente para se diferenciar no mercado de consultoria.

2 – Avalie o investimento inicial e capital de giro:

Para iniciar uma empresa é importante ter consciência dos custos iniciais. Toda empresa requer um investimento mínimo para custear as despesas que são inevitáveis.

Antes mesmo de você começar a trabalhar você já terá custos importantes. O investimento inicial envolve uma série de despesas como:

  • Pagamento de taxas e impostos;
  • Reforma do imóvel onde será instalada a empresa;
  • Compra de mobiliário;
  • Compra de equipamentos;
  • Compra de material de escritório.

Além do investimento inicial é importante também avaliar o capital de giro. Que é uma reserva financeira destinada à manutenção do seu negócio, ou seja, uma quantia de dinheiro mínima destinada a pagar todas as contas do mês. O capital de giro será responsável pelo pagamento de:

  • Salário de funcionários;
  • Pagamento de contas de energia, água, telefone e internet;
  • Pagamento de aluguel e condomínio;
  • Compra de insumos para o escritório;
  • Despesas diversas do dia a dia.

3 – Escolha um local adequado:

A terceira dica sobre como abrir uma empresa de consultoria é a escolha de um local adequado para a instalação de seu escritório.

É importante que o local seja de fácil acesso aos seus clientes e com disponibilidade de estacionamento próximo. A escolha por centros comerciais ou pontos próximos aos seus clientes potenciais é uma boa opção.

É importante que o ambiente escolhido posso colaborar para uma imagem profissional. Para isso, invista em uma decoração adequada, mobília de qualidade e escolha um edifício com bom serviço de recepção e em ótimo estado de conservação.

Na maioria das cidades já existem regiões específicas para a abertura de escritórios de consultoria. Estar nestas regiões pode ser uma boa opção.

4 – Aprenda a cobrar um preço justo pelo seu serviço:

Um dos grandes desafios para quem inicia sua carreira como consultor e cobrar um preço justo pelos serviços que serão prestados.

Ter uma boa experiência profissional na área de atuação já é uma grande vantagem. Mesmo assim, é importante saber que agora você estará do outro lado da mesa e ter consciência do valor do seu serviço é essencial.

Além de saber o quanto cobrar é importante ter habilidades de negociação. Além do preço, você deverá saber negociar o escopo dos serviços, prazos, condições de pagamento, garantias e tantas outras questões que serão importantes para que você tenha um negócio lucrativo.

5 – Formalize seu escritório de consultoria:

Como todo negócio é necessário que você formalize seu escritório de consultoria. Esta quinta dica de como abrir uma empresa de consultoria parece banal, mas é essencial.

Uma empresa de consultoria que não é formalizada fica limitada em sua área de atuação, visto que grande parte dos clientes exigirão emissão de nota fiscal.

Além disso, uma empresa formalizada aparenta melhores condições de cumprir com os serviços acordados.

Na hora de formalizar seu negócio é importante contar com o auxílio de um contador. Verifique a melhor forma de abrir sua empresa, as opções de formato jurídico, porte da empresa e tributação.

Formalizar uma empresa em um formato inadequado pode gerar muitos transtornos e pagamento de mais impostos do que o devido.

6 – Aprenda a vender seu produto:

A última dica de como abrir uma empresa de consultoria é um alerta muito importante. Mesmo sendo uma empresa de prestação de serviços, uma das características essenciais para ter sucesso é ser um bom vendedor.

Você deverá vender seus serviços constantemente e ser um bom vendedor te colocará na frente de muitos concorrentes.

Como as empresas de consultoria são construídas sobre a reputação de seus proprietários é importante investir em um bom marketing pessoal. É necessário desenvolver não só uma estratégia de vendas, mas também uma estratégia de marketing.

Estes dois pontos passam despercebidos por muitos novos empresários, mas serão fundamentais para o sucesso do seu escritório de contabilidade.

Considerações finais

Agora que você já tem conhecimento destes pontos importantes de como abrir uma empresa de consultoria é hora de colocar a mão na massa.

Não deixe de avaliar nenhum dos pontos acima. Faça um bom planejamento do seu negócio e comece um escritório de consultoria de sucesso. Lembre-se que saber vender seu produto será essencial.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!