Como abrir uma empresa de eventos de sucesso

Muitas pessoas sonham e ter seu próprio negócio e o ramo de eventos surge como uma boa opção. Neste artigo você pode conferir dicas e pontos importantes sobre como abrir uma empresa de eventos de sucesso.

Como todo negócio, montar uma empresa de eventos exigirá bom planejamento e dedicação. É importante conhecer muito bem o ramo de atuação e definir pontos importantes, antes de colocar a mão na massa. Um bom planejamento estratégico irá te auxiliar a cometer o menor número de erros possíveis.

Ter certa experiência na área tornará seu caminho muito mais fácil. Você já conhecerá fornecedores, possíveis parceiros e como lidar com as situações que surgirão durante o dia a dia.

Caso você não tem nenhuma experiência não é uma má opção trabalhar como um funcionário em uma empresa de eventos para conhecer o mercado e aprender um pouco sobre ele.

Como todo negócio, existem pontos que são essenciais, desde a regularização a empresa, a montagem de uma boa equipe, a busca por clientes, a definição dos preços dos serviços prestados e tantos outros detalhes.

Veja a seguir como abrir uma empresa de eventos e ser bem-sucedido.

7 Dicas de como abrir uma empresa de eventos

1 – Regularize o seu negócio:

dicas de como abrir uma empresa de eventos e ter muito sucessoHoje em dia é impossível ter uma empresa de sucesso sem que a mesma esteja irregular junto aos órgãos de fiscalização. Então, o primeiro passo de como abrir uma empresa de eventos de sucesso é regularizar a sua empresa. Você deverá ter em mãos um CNPJ, ser cadastrado na Junta Comercial de seu estado e ainda solicitar um alvará de localização no município onde será instalada sua empresa.

Para não ter problemas com a regularização de seu negócio, o melhor é contar com a ajuda de profissionais com mais experiência na área, como por exemplo um bom contador.

Um bom contador irá te auxiliar a definir pontos importantes de sua empresa, como a melhor formatação jurídica, o regime de tributação ideal para sua empresa e o porte de seu negócio. O contador também poderá fazer todos os cadastros necessários para sua empresa.

Contratar um especialista é a melhor opção para quem não domina estas burocracias.

Lembre-se que sem um CNPJ e sem a possibilidade de emitir nota fiscal, você não terá condições de prestar serviços para bons clientes e conseguir grandes eventos.

2 – Faça uma reserva financeira:

Todo negócio exige um investimento inicial, ou seja, o dinheiro para fazer as coisas acontecerem. O investimento inicial é destinado às despesas que todo negócio tem, antes mesmo de estar funcionando.

Antes de começar o seu negócio é necessário ter uma estimativa do quanto você vai precisar investir para montar uma empresa de eventos. Este valor varia conforme os objetivos de seu negócio e o que você pretende oferecer aos seus clientes.

Além do dinheiro destinado ao investimento inicial é necessário se preocupar com o capital de giro. O capital de giro é o dinheiro que mantem sua empresa em operação, ou seja, o pagamento do aluguel, energia, água, telefone, internet, salário de funcionários, fornecedores, impostos e outras despesas.

Sem o pagamento destas despesas sua empresa não funciona. Logo é necessário também uma reserva financeira para manter seu negócio em funcionamento durante o início das operações.

Além do investimento inicial e do capital de giro, é importante uma reserva financeira pessoal.

É muito difícil um negócio se tornar lucrativo já no primeiro mês, logo você precisará de uma reserva para manter seu custo de vida até o momento onde seu negócio começar a ter um retorno financeiro suficiente para sua sobrevivência.

3 – Defina o que você pretende fazer:

Outro ponto importante para quem deseja aprender como abrir uma empresa de eventos é definir quais os serviços serão prestados pela sua empresa.

Existe uma infinidade de eventos, como festas, cerimônias religiosas, eventos esportivos, feiras comerciais, congressos técnicos, eventos empresariais, eventos culturais, eventos públicos, entre outras inúmeras opções.

O primeiro passo é definir o nicho do mercado que você pretende atuar. É claro que você poderá atender a diversos tipos de eventos, mas é importante se especializar em alguns deles.

Ter um foco no início é essencial para que sua empresa crie uma estrutura e possa depois alcançar objetivos maiores.

Cada tipo de evento exige conhecimentos específicos, pois são clientes diferentes e com objetivos diferentes. Além disso, serão necessários fornecedores diferentes, estrutura diferenciada para cada um deles, ou seja, um investimento ainda maior.

4 – Aprenda a colocar um preço justo em seu serviço:

Outra dica fundamental de como abrir uma empresa de eventos de sucesso é aprenda a precificar o seu serviço.

Um preço é composto de três fatores importantes, que são os custos diretos, os custos indiretos e o seu lucro. Saber definir com precisão cada um destes fatores é fundamental para que seu preço seja competitivo e te proporcione um bom retorno financeiro.

Os custos diretos são aqueles que podem ser mensurados por cada evento, como a contratação dos fornecedores específicos, a locação do espaço, a contração de um buffet, músicos, estrutura de iluminação, estrutura de som e tantas outras opções. Ou seja, são os custos específicos do evento.

Os custos indiretos são aqueles que podem não ser específicos de determinado evento, como a manutenção de seu escritório, despesas de transporte durante a organização do evento, impostos pagos, entre outras opções. Este custo deve ser diluído nos eventos que você produz.

Por fim, é parcela do seu lucro. O seu lucro não deve ser tão alto a ponto de fazer com que seu preço não seja competitivo no mercado. Mas, também não pode ser muito baixo, a ponto de você não ter retorno financeiro algum depois de tanto trabalho.

5 – Monte uma boa equipe de profissionais:

Para conseguir desenvolver um serviço de qualidade, desde o atendimento ao cliente, a negociação, até o desenvolvimento do evento é necessária uma boa equipe de profissionais.

Uma boa equipe é composta com profissionais que são responsáveis e fiéis ao seu negócio, conhecem o mercado de eventos, sabem como lidar com imprevistos durante a execução de um evento e são bem treinados para desempenhar suas funções.

Bons profissionais para uma empresa de eventos devem ser bem flexíveis. Ou seja, se adaptarem a diversos tipos de serviços e a diversos tipos de eventos que são desenvolvidos.

Investir em uma boa capacitação e sua equipe será fundamental para o sucesso de sua empresa. Pode-se dizer que uma boa equipe é um dos principais fatores de sucesso de um bom negócio.

Vale destacar a importância de valorizar os profissionais que trabalham com você. A melhor forma de fazer isso é pagar um salário justo, ser fiel aos direitos trabalhistas, proporcionar um ambiente agradável de trabalho e investir em sua formação.

Valorize sua equipe que eles valorizarão sua empresa.

6 – Escolha bons fornecedores:

A sexta dica de como abrir uma empresa de eventos é escolher bons fornecedores para trabalhar com você.

Cada fornecedor é uma peça importante para um grande quebra-cabeça. Caso falte algum fornecedor ou caso um fornecedor preste um serviço de baixa qualidade, fica evidente aos participantes o erro cometido. Assim como fica evidente em um quebra-cabeça quando uma peça é esquecida.

Por isso, faça boas parcerias com fornecedores que sejam realmente confiáveis e que não te deixarão na mão.

Um cuidado importante é nunca levar o preço como único critério para escolha dos seus fornecedores. Não se esqueça de avaliar a qualidade do serviço, referência de clientes anteriores, pontualidade na entrega, condições de pagamento e boa imagem no mercado de atuação.

Seja firme neste ponto, contrate somente serviços que terão a qualidade esperada para o evento. Mesmo que para isso seu custo seja um pouco maior do que você esperava.

7 – Torne-se um expert em sua área de atuação:

A última dica de como montar uma empresa de eventos de sucesso é tornar-se um expert em sua área de atuação. Ou seja, invista em conhecimento e torne-se cada vez mais um especialista na produção de eventos.

Para isso, você poderá participar de congressos de sua área, fazer bons cursos, ler boas matérias e bons livros.

É importante estar atento às novidades da área. O mercado de eventos sempre possui novas tendências e o que está em alta em determinado momento pode desaparecer em pouco tempo.

Invista em você e em sua equipe, torne sua empresa cada vez mais capacitada a oferecer um serviço de extrema qualidade. Seja sempre muito profissional com seu negócio.

Considerações Finais

Não podia encerrar este artigo sobre como abrir uma empresa de eventos sem antes falar de seus concorrentes. Toda empresa possui pontos fortes e pontos fracos, por isso, é necessário avaliar sua concorrência. Tente manter a qualidade dos pontos fortes de seus concorrentes e tente superá-los em seus pontos fracos. Assim você terá maiores chances de conquistar seu espaço no mercado.

Vale ainda relembrar os 7 pontos sobre como montar uma produtora de eventos:

  • Regularize o seu negócio;
  • Faça uma reserva financeira;
  • Defina o que você pretende fazer;
  • Aprenda a colocar um preço justo em seu serviço;
  • Monte uma boa equipe de profissionais;
  • Escolha bons fornecedores;
  • Torne-se um expert em sua área de atuação.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!