Como abrir uma empresa de limpeza em 6 passos práticos

Investir no ramo de limpeza e conservação é uma boa opção para quem deseja ter o próprio negócio. Neste artigo você vai aprender os principais passos sobre como abrir uma empresa de limpeza e ter sucesso em seu negócio.

Antes de mais nada é interessante frisar que este é um negócio como todos os outros, exigirá do empreendedor planejamento, administração, investimento e muita disposição.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com a limpeza e conservação é que este ramo não exige nenhum tipo de formação técnica específica. O que vale é o conhecimento das boas técnicas de limpeza.

Com isso, inúmeras pessoas que não possuem curso superior podem investir em uma empresa de prestação de serviços com grande potencial de lucratividade.

Não deixe de ler este artigo até o final e aprender dicas importantes sobre como abrir uma empresa de limpeza.

Como abrir uma empresa de limpeza em 7 passos

1 – Faça um bom planejamento para seu negócio:

passos de como abrir uma empresa de limpezaO primeiro passo para qualquer negócio ser bem-sucedido é o planejamento. É importante que você tenha disposição e tempo para planejar toda sua estratégia de trabalho.

Com um bom planejamento você evitará inúmeros problemas simples que podem acontecer com qualquer empreendedor. Além disso, você conhecerá com mais detalhes todos as etapas que você precisará passar para fazer seu negócio funcionar.

Nesta etapa é importante você definir com clareza quais os serviços que você pretender ofertar em seu negócio. Isso é fundamental para que você se posicione no mercado, contrate funcionários e invista em equipamentos e produtos.

Você poderá se especializar em limpeza de residências, limpeza de condomínios, limpeza de escritórios e áreas comerciais, limpeza de eventos, limpeza pública e tantas outras opções.

Cada tipo de empresa requer uma estrutura diferente e uma maneira de trabalhar com o cliente diferente. Uma empresa especializada em limpeza residencial é muito diferente de uma empresa especializada em limpeza pública.

2 – Prepare-se financeiramente para abrir sua empresa de limpeza:

Com seu negócio planejado é hora de se preparar financeiramente. Antes de começar a trabalhar você terá gastos que devem ser muito bem planejados.

Todo negócio exige um mínimo de investimento inicial, por mais simples que ele seja. Será necessário comprar equipamentos, pagar taxas e impostos, comprar produtos de limpeza, uniformes, equipamentos de segurança individual e tantas outras despesas iniciais.

Além do investimento inicial é importante estar de olho no capital de giro. O capital de giro é uma quantia de dinheiro para manter seu negócio funcionando todo mês. Afinal, você trabalhará primeiro para depois começar a receber pelos seus serviços.

Além do dinheiro necessário para começar e faze seu negócio funcionar é importante fazer um planejamento financeiro pessoal. É muito difícil ter um negócio que seja lucrativo inicialmente, você precisará ter uma reserva financeira pessoal para não ter problemas durante o início do seu negócio.

3 – Formalize o seu negócio corretamente:

O próximo passo é a formalização do seu negócio, afinal você não terá condições de ter uma empresa de sucesso operando na ilegalidade.

Por mais caro que possa ser trabalhar formalmente, isso será fundamental para que você possa oferecer seus serviços para clientes maiores, conseguir bons empréstimos e financiamentos, contratar funcionários, entre tantos outros benefícios.

Por menor que sua empresa seja é indicado que você procure um contador para te auxiliar a definir os principais aspectos burocráticos do seu negócio. Principalmente se você não tem nenhum conhecimento neste assunto.

Um bom profissional irá te auxiliar a definir a formatação jurídica da sua empresa e o tipo de tributação. Ele também irá te auxiliar a cadastrar sua empresa nos órgãos necessários e indicar como será a operação de sua contabilidade no dia a dia.

4 – Contrate bons profissionais para sua empresa de limpeza:

O quarto passo de como abrir uma empresa de limpeza é a montagem de sua equipe de trabalho.

Esta equipe pode variar conforme os serviços que você pretende oferecer e o tamanho da empresa que você pretende abrir.

Para empresas menores é interessante funcionários mais flexíveis e que estejam dispostos a aprender muitas funções. Empresas maiores podem se dar ao luxo de ter profissionais especialistas em cada área e que desempenham uma única função.

Montar uma boa equipe é um dos pilares de sucesso de qualquer negócio. Sem bons profissionais você não terá um serviço de qualidade e isso é essencial para que você consiga fidelizar seus clientes.

É importante que você treine sua equipe com frequência e prepare cada um dos seus funcionários para prestar um serviço de qualidade. Lembre-se que seus funcionários terão contato direto com cada cliente.

5 – Monte uma boa infraestrutura para seu negócio:

Outro passo importante sobre como abrir uma empresa de limpeza é a montagem da infraestrutura de trabalho.

Esta infraestrutura pode variar conforme o tipo de empresa que você está criando e os serviços que você pretende prestar.

Você precisará de uma sede para seu negócio. Esta sede pode contar com um escritório, refeitório, banheiros, sala de treinamentos e depósito. Claro que tudo pode variar conforme as características de sua empresa.

Além disso você deverá investir em bons equipamentos e produtos de limpeza. Equipamentos mais caros e pouco utilizados podem ser alugados, o que diminuirá seu custo inicial.

Na hora de investir em equipamentos e produtos não deixe de prezar pela qualidade de cada item adquirido.

6 – Prepare uma estratégia de marketing para sua empresa de limpeza:

O último passo de como abrir uma empresa de limpeza é pensar em uma estratégia de marketing para seu negócio.

Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Esta estratégia vai variar conforme o tipo de negócio que você pretende abrir. Caso sua empresa seja do ramo de limpeza pública você se limitará a participar de licitações para ter acesso a contratos.

Agora se você pretende trabalhar para empresas privadas, condomínios ou residências você terá muita liberdade para uma boa estratégia de marketing. Vale à pena investir em reuniões para apresentação, cartões de visita, panfletos, propaganda em rádios, jornais e tantas outras opções.

Hoje em dia, também é fundamental trabalhar com uma boa estratégia de marketing digital. Você poderá fazer isso pelas redes sociais, site empresarial, e-mail marketing, anúncios pagos e marketing de conteúdo.

Finalizando

Estou certo de que este passo a passo de como abrir uma empresa de limpeza irá te auxiliar a construir um negócio de sucesso. Não deixe de planejar bem seu negócio antes de colocar a mão na massa, assim você evitará muitos imprevistos.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!