Como abrir uma empresa de prestação de serviços de sucesso

Abrir uma empresa de prestação de serviços é uma das maneiras mais simples de ter seu próprio negócio. É a melhor forma para quem deseja disponibilizar seus serviços sem criar um vínculo empregatício com uma única empresa. Neste artigo você vai aprender como abrir uma empresa de prestação de serviços de sucesso.

Uma empresa de prestação de serviços tem natureza jurídica, ou seja, é uma empresa igual todas as outras, onde é necessário pagar seus impostos e estar devidamente registrado em todos os órgãos competentes.

Alguns tipos de empresas de prestação de serviços exigem um profissional habilitado em sua área de atuação. É o caso de empresas que atuem nas áreas de engenharia, advocacia, odontologia, medicina, corretoras e contabilidades.

Outras empresas de prestação de serviços não exigem nenhum tipo de habilitação profissional, como por exemplo, as empresas de limpeza e conservação, empresas de tecnologia e tantas outras opções no mercado.

Como toda empresa é importante ao começar seu negócio fazer um bom planejamento. Será necessário administrar bem seu negócio, por menor e mais simples que ele seja. Somente com uma boa administração você terá condições de obter lucro e ter sucesso com seu negócio.

Como abrir uma empresa de prestação de serviços

Aqui estão algumas dicas que são essenciais para você que deseja começar o seu negócio. Você irá perceber que o difícil não é abrir uma empresa e sim mantê-la em funcionamento e sendo lucrativa. Veja a seguir as dicas sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços.

1 – Defina com clareza os serviços que pretende prestar:

dicas especiais sobre como abrir uma empresa de prestação de serviçosA primeira dica para você que deseja aprender como abrir uma empresa de prestação de serviços bem-sucedida é definir com clareza quais os serviços que você pretende prestar.

É importante ter foco neste momento, pois podem surgir inúmeras opções de serviços. Entretanto, conforme o número de serviços e a característica de cada um deles o processo de abertura de sua empresa poderá ser dificultado e os impostos que serão cobrados no futuro poderão aumentar.

O segredo na hora de abrir sua empresa é especificar exatamente o que você pretende fazer, não erre por falta e nem por excesso.

Lembre-se que alguns tipos de serviços podem exigir uma formação específica, como falado no início do artigo. Caso você não tenha a especialidade na área desejada é importante que você verifique a sua disponibilidade em contratar um profissional da área.

2 – Registre sua empresa corretamente:

Também é fundamental que você faça o registro de sua empresa corretamente, ou seja, a formalização do seu negócio.

Para isso, será necessário elaborar um contrato social e registrá-lo na junta comercial do seu estado, solicitar o seu cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) junto à receita federal e por fim fazer o pedido do alvará de funcionamento na prefeitura do seu município.

Este processo é simples, mas possui detalhes que podem passar despercebidos por uma pessoa sem experiência. Caso você não tenha facilidade para lidar com este tipo de burocracia o melhor é contar com o auxílio de um contador.

Durante este processo você deverá definir aspectos importantes do seu negócio, como o porte da sua empresa, o tipo de empresa que você pretende abrir e o regime de tributação. Cada empresa de prestação de serviços deve ser bem avaliada, para cada caso será indicado uma opção adequada.

Fazer as opções corretas irá colaborar consideravelmente com o sucesso do seu negócio no futuro.

3 – Faça um planejamento financeiro do seu negócio:

A terceira dica sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços é em relação às finanças. É fundamental que você se prepare para o momento de abertura de seu negócio.

Antes de faturar com uma empresa, por incrível que pareça, você gastará um bom dinheiro. Por isso, estar atento à esta realidade é fundamental para o seu sucesso.

Empresas de prestação de serviços, na maioria dos casos, exigem um investimento inicial pequeno. Boa parte dos gastos são relativos à compra de equipamentos básicos e infraestrutura do espaço que será utilizado pela equipe.

A grande questão financeira das empresas de prestação de serviços é o alto custo da mão de obra. Em muitas dessas empresas a mão de obra é a despesa mais representativa. Ou seja, você gastará dinheiro com pessoas e este dinheiro sairá mensalmente de sua empresa.

Para ter tranquilidade em seu negócio é importante planejar como serão as despesas e receitas dos meses iniciais de seu negócio e preparar um capital de giro adequado para sua empresa manter-se saudável financeiramente.

4 – Aprenda a gerenciar a contabilidade e as finanças de sua empresa:

Muitas empresas de prestação de serviços são abertas no Brasil, mas muitas quebram anualmente.

A grande questão é que boa parte destas empresas não chegam à falência por falta de serviço e sim por má administração dos recursos que tem disponível ou que pensam que tem disponível.

Para que você não caia nesta armadilha é importante cuidar com cuidado da contabilidade e do planejamento financeiro do seu negócio. É fundamental que você tenha seu negócio em suas mãos e tenha conhecimento de tudo que pode estar acontecendo com as finanças de sua empresa.

O erro de muitas empresas é deixar de lado o bom planejamento financeiro e focar apenas no lado operacional. No fim das contas a empresa possui muito trabalho, mas está com o caixa vazio por não administrar corretamente as entradas e saídas de caixa.

Para você que deseja aprender como abrir uma empresa de prestação de serviços é essencial aprender como fazer o planejamento financeiro de um negócio.

5 – Tenha uma estratégia para alcançar seus clientes:

Para que você tenha dinheiro para administrar é necessário ter clientes. Antes de mesmo de abrir sua empresa é importante que você já tenha planejado como irá alcançar seus primeiros clientes. Isso é essencial para você que deseja saber como abrir uma empresa de prestação de serviços.

Para isso, é necessário que você tenha estratégias de captação e também de fidelização de sua clientela.

O primeiro passo é captar seus clientes, é por meio do marketing alcançar o seu público-alvo com qualidade e atraí-los ao seu negócio. Existem inúmeras formas de captar clientes, é importante que você aprenda e utilize as melhores alternativas conforme o seu mercado de atuação.

Após a captação é fundamental que aconteça a fidelização de seus clientes. Esta fidelização começa com um serviço de qualidade bem prestado, de forma natural seus clientes continuarão com você se você possuir um preço justo e desempenhar bem seu papel.

Mas, existem boas estratégias de fidelização que você também poderá utilizar para conquistar seus clientes e não perder nenhum deles para seus concorrentes.

6 – Comece pequeno, mas sonhe grande:

Outra dica importante para você que tem o sonho de ter seu próprio negócio é não dar um passo maior que suas pernas e sempre continuar caminhando.

É necessário que você comece sua empresa dentro de suas possibilidades. Caso você tenha condições de começar sua empresa sozinho, sem nenhum funcionário e diretamente de sua casa, então que seja assim.

Aos poucos você poderá conquistar um certo espaço no mercado e começar a crescer. À medida que você crescer você terá condições de se equipar melhor, ter uma boa infraestrutura, e contratar profissionais que agregarão maior potencial ao seu negócio.

Começar grande de uma vez é proporcionará riscos maiores, enquanto que você começar pequeno tudo poderá passar pelas suas mãos e você terá um controle adequado no início do seu trabalho.

O importante também não é só o tamanho da empresa que você abre hoje, mas também do local que você pretende chegar com seu trabalho. Por isso, mesmo que você comece bem pequeno, não deixe de sonhar bem grande.

Últimas palavras

Estou certo de que este artigo poderá te auxiliar a começar seu negócio com o pé direito. Não tenha pressa em abrir sua empresa, o importante é fazer um bom planejamento e já montar uma boa estratégia para alcançar seus primeiros clientes.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com o conteúdo é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. SOPHIA DIAS disse:

    GOSTEI DAS DICAS.

  2. leal ferreira de lima disse:

    adorei muito bom agora colocar em pratica.