Como abrir uma empresa de representação comercial de sucesso

Começar seu próprio negócio como representante comercial pode ser uma ótima oportunidade. É possível ter uma boa renda e construir uma empresa sólida representando bons produtos e formando boas parcerias. Neste artigo você vai conferir dicas sobre como abrir uma empresa de representação comercial e ter sucesso em seu negócio.

O representante comercial é o profissional que conecta produtos a clientes. Ou seja, o representante é o intermediário que monta boas parcerias com empresas e encontra os clientes interessados nos produtos oferecidos pelas empresas.

Para ter sucesso nesta atividade é importante ter um bom relacionamento com fornecedores e um relacionamento melhor ainda com a clientela interessada nos produtos oferecidos.

A representação comercial irá exigir atividades multidisciplinares como visitas a clientes, elaboração de pedidos, captação de clientes, cobranças financeiras, divulgação de novos produtos e tantas outras atividades importantes.

Confira abaixo as dicas de como abrir uma empresa de representação comercial.

Dicas sobre como abrir uma empresa de representação comercial:

1 – Conheça o mercado em que você irá trabalhar:

dicas de como abrir uma empresa de representação comercialA primeira dica para você ter sucesso com sua empresa de representação comercial é conhecer muito bem o mercado onde você irá atuar. O conhecimento é fundamental para você definir os produtos e empresas que você deve representar e os clientes que você pretende atender. Para representar uma linha de produtos é fundamental que você conheça em detalhes os produtos que você vende.

Por exemplo, se você pretende representar uma empresa de produtos químicos é importante que você conheça tecnicamente os produtos que você oferece e também os negócios e processos dos possíveis clientes que possam estar interessados nos produtos que você quer vender.

Por isso, foque em conhecimento. Aprenda sobre o mercado onde você atua e como agregar valor nas vendas que você faz. Sem conhecimento adequado boa parte dos possíveis clientes não terão confiança no seu serviço proposto.

2 – Encontre boas empresas para você representar:

A segunda dica de como abrir uma empresa de representação comercial é encontrar boas empresas para montar parcerias.

O representante comercial é um parceiro importante para qualquer indústria ou empresa que pretende vender seus produtos. Mas, você vai encontrar no mercado empresas com boas condições para representantes e outas empresas que não oferecem condições tão interessantes assim para o representante.

Para você ter sucesso com seu negócio é necessário escolher boas empresas para representar. É importante você estar atento aos seguintes pontos para selecionar uma boa empresa para parceria:

  • Boa linha de produtos para venda;
  • Preços competitivos;
  • Prazos adequados para entrega dos pedidos realizados;
  • Boas comissões para os produtos vendidos;
  • Bom atendimento ao representante comercial.

Algumas empresas podem oferecer bons percentuais de comissões para os representantes, mas não possuem bons produtos. Outras empresas já possuem uma grande linha de produtos e os preços não são competitivos. Ou seja, não existe empresa perfeita, você deverá avaliar o melhor custo benefício de cada uma.

3 – Regularize corretamente a sua empresa de representação comercial:

Para ter tranquilidade de trabalhar e ter uma empresa que opere dentro das legislações brasileiras é necessário regularizar o seu negócio.

Para isso você deverá abrir oficialmente uma empresa de representação comercial, com inscrição no CNPJ, cadastro na Junta Comercial do seu estado, alvará de funcionamento e tantos outros cadastros e inscrições necessários.

Caso você não tenha conhecimento e experiência com abertura de empresas o melhor a fazer é contratar um contador para auxiliá-lo na abertura de sua empresa. Isso é o melhor a fazer para não correr riscos de cometer erros nas inscrições ou fazer opções que sejam mais onerosas para o futuro do seu negócio.

Ao formalizar sua empresa de representação será necessário definir o regime de tributação. Para este tipo de negócio é possível optar por dois tipos de regime, o Lucro Presumido e o Lucro Real. A escolha do melhor regime dependerá de uma boa análise contábil dos produtos que você pretende vender.

4 – Tenha boas instalações e contrate bons profissionais:

A quarta dica sobre como abrir uma empresa de representação comercial de sucesso é ter uma boa instalação e contar com bons profissionais.

Para você abrir uma empresa de representação não é necessário um local com grande espaço, visto que você não precisa armazenar nada. Você deverá ter um bom escritório que permita proporcione a você e seus funcionário boas condições de trabalho.

Também é fundamental que você tenha bons profissionais ao seu redor. Assim você terá condições de fornecer a seus clientes um serviço de excelência. Os bons profissionais garantirão que tudo seja feito corretamente e com muita qualidade.

Para pequenas empresas de representação comercial não é necessário um grande número de funcionários. Pequenas equipes são suficientes, como uma equipe de três pessoas por exemplo.

É interessante optar por profissionais que consigam desempenhar diversas funções, ou seja, profissionais flexíveis. Assim você terá condições de desenvolver mais trabalho com uma pequena equipe.

5 – Faça uma boa gestão de clientes:

A última dica para você ter sucesso com sua empresa de representação comercial é fazer uma boa gestão de clientes.

Os clientes são o grande ativo de uma empresa de representação comercial e eles precisam ser bem gerenciados.

Você terá clientes que são fiéis à sua empresa, clientes que ainda compram de concorrentes, clientes potenciais que ainda não compram de você, ou clientes que não compram mais de você.

Administrar bem todos os clientes é fundamental para que você venda cada vez mais e venda com qualidade. Você vai perceber com uma boa gestão de clientes quais são os clientes que são realmente lucrativos e quais são os clientes problemáticos.

Com uma boa gestão de clientes você vai perceber que em alguns casos é até melhor deixar de vender para alguns tipos de clientes.

Finalizando

Estou certo de que estas dicas irão te auxiliar a ter sucesso com sua empresa de representação comercial. Como falado durante o artigo é necessário ter um bom conhecimento na área de atuação para você ter boas vendas.

Agora é hora de colocar a mão na massa e pôr em prática estas dicas de como abrir uma empresa de representação comercial.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!