Como abrir uma empresa em casa com 7 dicas essenciais

Aprender como abrir uma empresa em casa pode ser uma boa solução para diversas pessoas.

São inúmeros os motivos que fazem com que uma pessoa queira implementar seu negócio em casa. Um deles é conciliar os serviços domésticos com o trabalho, outro é a redução de custos com um novo escritório ou então ficar mais próximo da família.

Entretanto, não importa qual motivo principal de abrir a sua empresa dentro de sua casa, esta decisão trará benefícios e prejuízos para você.

Para ter sucesso com esta iniciativa é necessário muita perseverança e dedicação. Mesmo trabalhando em casa você deverá distinguir o que é profissional e o que é pessoal. Esta distinção será essencial para seu sucesso.

Neste artigo você vai encontrar 7 dicas práticas de como abrir uma empresa em casa e ter muito sucesso com esta decisão. É certo que cada tipo de negócio possui um diferencial e que alguns tipos de negócio exigem uma postura mais rigorosa e outros não. Veja as dicas a seguir.

7 Dicas práticas de como abrir uma empresa em casa

1 – Separe um local exclusivo para o trabalho:

dicas de como abrir uma empresa em casaA primeira dica sobre como abrir uma empresa em casa é separar um local exclusivo para o trabalho.

Talvez seja complicado para você montar, no início, um home office completo. Mas, pelo menos tenha uma pequena estação de trabalho que seja exclusiva da sua empresa.

Com isso, você poderá criar um ambiente propício para o trabalho. Isso irá colaborar com o aumento da produtividade e concentração. Aproveite e elimine deste espaço qualquer coisa que possa te distrair do trabalho.

Em muitos casos, é necessário criar um ambiente isolado de tudo que acontece no restante da casa.

2 – Defina um horário de trabalho:

Outro ponto fundamental é a definição de um horário de trabalho.

A definição de um horário de trabalho será fundamental para que você tenha a produtividade necessária para seu negócio e ainda tenha tempo para sua família, lazer e tantas outras coisas importantes na vida.

A falta de um horário específico para o trabalho pode produzir dois efeitos negativos, ou trabalhar de menos ou trabalhar demais. É importante ter um equilíbrio e conciliar sua vida profissional com sua vida pessoal.

Uma dica importante é aproveitar cada momento de maneira correta, o tempo do trabalho sendo dedicado ao trabalho e o tempo para sua vida pessoal sendo realmente dedicado à sua vida pessoal.

Por isso, saia do seu home office e desligue seu computador no fim do seu “expediente”.  É claro que a flexibilização de horários é um dos grandes benefícios de trabalhar em casa, mas isso não impede que você defina qual o seu horário dedicado ao trabalho.

3 – Cuidado na hora de formalizar o seu negócio:

A terceira dica de como abrir uma empresa em casa é a formalização do seu negócio.

Você deverá estar atento ao zoneamento do seu município, pois alguns tipos de negócio só podem operar em locais estratégicos e definidos pelo plano diretor da cidade.

Desta forma, é importante que você faça uma consulta prévia do local para verificar a possibilidade de abrir sua empresa no endereço de sua casa.

Outro ponto importante é definir no contrato social de sua empresa o local específico onde você realizará seu trabalho. Você não precisa indicar a casa toda, mas o local onde está o seu home office. Assim, você mantém a privacidade de sua casa em situações de fiscalização.

Caso a residência não esteja em seu nome será necessário um contrato entre o verdadeiro proprietário e você, indicando o uso do espaço pela sua empresa.

4 – Não deixe de se profissionalizar:

Não é porque você está trabalhando em casa que você deixará de se profissionalizar.

É importante ter uma estrutura mínima para o trabalho e também para a divulgação do seu negócio. Por isso, faça seus cartões de visita, tenha um site para seu negócio e uma conta de e-mail oficial.

Outro ponto importante é uma linha telefônica específica para seu trabalho. Você pode solucionar este ponto de diversas formas, uma delas é utilizar um telefone celular convencional para este fim, outra é comprar uma linha de telefone fixo para sua empresa.

Deixar de ter um escritório formal não é sair do mapa, você precisa estar acessível aos seus clientes e manter certa visibilidade para seu negócio. Isso será fundamental para a manutenção do seu negócio.

5 – Cuidado com as finanças:

A quinta dica de como abrir uma empresa em casa é um cuidado constante com as finanças do seu negócio.

O primeiro passo é separar o que é profissional e o que é pessoal. Por isso, é importante ter uma conta específica para seu negócio e uma conta específica para suas despesas pessoais.

Esta separação será fundamental para a contabilidade da sua empresa e para ter sucesso com seu negócio.

Uma dica importante é fazer um controle de todas as despesas e receitas de seu negócio com um programa específico para este fim.

6 – Deixe tudo muito claro para sua família:

Um dos benefícios de trabalhar em casa é estar mais próximo da família, entretanto quando este ponto for mal gerenciado pode se tornar um grande problema.

É importante que você deixe claro para todos de sua casa que o seu horário de trabalho é específico para o trabalho. Então você não poderá dedicar este horário para outras atividades, nem ser interrompido a todo momento para conversar sobre algo ou fazer alguma atividade doméstica.

Por isso, é importante definir horários de trabalho. Assim, fica mais fácil de ter seu espaço para o trabalho respeitado.

Outro ponto importante é mostrar que você precisa do apoio e compreensão de sua família. Ter o próprio negócio é um desafio e ninguém melhor do que seus familiares para te apoiarem em momentos de dificuldade.

Seja claro para sua esposa ou esposo o que você planeja, o lucro que espera conseguir e os desafios que você vai enfrentar.

7 – Não se esqueça que existe um mundo fora de sua casa:

Uma das consequências mais comuns de se trabalhar em casa é o isolamento. Entretanto, isso pode ser muito prejudicial para seu negócio, em especial, quando você precisa se relacionar de maneira mais próxima com seus clientes.

Por isso, não se esqueça dos amigos e colegas de trabalho. Tente sempre manter um contato profissional com seus antigos colegas e clientes.

Aproveite que você tem um tempo mais flexível e tente fazer novas amizades e conquistar novos clientes.

Para isso, é importante que você não se isole dentro de seu escritório. Mantenha-se sempre em movimento e em contato com outras pessoas. Este isolamento poderá te prejudicar e muito profissionalmente.

Finalizando

Tenho certeza que estas 7 dicas de como abrir uma empresa em casa irão contribuir para o seu sucesso profissional. Como falado anteriormente, trabalhar em casa possui muitos benefícios, mas também é um grande desafio.

Para manter-se sempre firme e dedicado ao trabalho, é importante que você crie bons hábitos e mantenha-se sempre vigilante em cumprir todas as tarefas necessárias. Não deixe que a procrastinação tome conta do seu dia.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!