Como abrir uma loja em 7 passos práticos

Neste artigo você vai aprender 7 passos essenciais sobre como abrir uma loja. Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas e montar uma loja é uma das maneiras mais simples de alcançar este sonho. O comércio abre inúmeras oportunidades ao empreendedor e sempre é possível começar algo novo.

Ter sua própria loja exigirá de você diversos conhecimentos importantes, como administração, contabilidades, finanças, marketing e vendas. Aprender sobre estes temas irá te auxiliar a alcançar o sucesso com mais segurança.

Independentemente do que você irá vender em sua loja existem passos que são necessários em qualquer negócio. Estes passos comuns serão descritos a seguir neste artigo. Lojas especializadas podem exigir alguns passos que não estão descritos aqui, mas você não terá dificuldades em resolver estes problemas.

Antes de abrir sua loja é importante você avaliar o seu gosto pelo setor do comércio. É interessante ter uma aptidão natural para vender, gostar de atender as pessoas e ter facilidade em lidar com conflitos. Caso você não goste do ambiente de uma loja é melhor você rever a sua decisão em montar uma loja.

Passo a passo sobre como abrir uma loja

1 – Defina o que será vendido em sua loja:

dicas e passos sobre como abrir uma lojaO primeiro passo de como abrir uma loja é definir o que será vendido. Mesmo que você venda uma infinidade de produtos é importante ter um produto principal.

Por exemplo, você pode ter uma loja de roupas, onde as roupas são os produtos principais, mas oferecer também assessórios femininos, sapatos e até mesmos perfumes.

Como pode ver, sua loja será de roupas, mas você terá outros produtos de diversificação que irão colaborar em suas vendas e ajudar a aumentar seu faturamento.

Tome cuidado com lojas que vendem de tudo. Para ter sucesso com este tipo de loja é necessário ter outro atrativo, como por exemplo o preço muito baixo ou uma marca já reconhecida pelo público consumidor. Escolher um nicho é essencial para ter sucesso em sua loja.

2 – Faça um bom planejamento do seu negócio:

Em seguida você deverá fazer um planejamento de todo seu negócio. Para isso, é necessário um estudo do mercado.

Você deverá conhecer o seu público-alvo, em especial como ele se comporta e quais são os hábitos de compra deste público. Além do público-alvo é necessário conhecer a concorrência, procure entender quais os pontos positivos e quais os pontos negativos dos seus futuros concorrentes.

Faça um planejamento do que será necessário para iniciar sua loja, como a reforma do ponto comercial, a compra do mobiliário e equipamentos, compra do estoque inicial e tantos outros detalhes.

Assim você terá condições de prever a quantia necessária para o investimento inicial e também para o capital de giro.

3 – Crie uma marca para sua loja:

O terceiro passo de como abrir uma loja é criar uma marca para seu negócio. Uma boa marca tem a possibilidade de atrair mais clientes e de ser sempre lembrada pelo seu público-alvo.

Uma marca pode ser definida como um conjunto de símbolos, palavras e cores que identificam e diferenciam uma empresa de todas as outras. Uma marca é carregada de significados.

Para definição de sua marca é importante que você leve em consideração o seu público-alvo e o posicionamento que você que ter no mercado. É importante que sua marca seja clara e objetiva e consiga transmitir as informações que você deseja.

Uma marca é composta pelo nome, símbolos, tipografia e cores. Utilizar cada elemento de forma adequada é fundamental. Confira mais detalhes sobre como criar uma marca.

4 – Escolha um ponto comercial adequado:

Um bom ponto comercial também é fundamental para que você tenha sucesso em sua loja. É importante que você fique atento à localização do seu ponto comercial e à estrutura que seu ponto comercial possui.

A localização é fundamental para que sua loja seja acessível ao seu público-alvo. Por isso, você deve avaliar muito bem onde você irá abrir sua loja. Dê preferência para locais movimentados e com grande fluxo de pessoas de seu público-alvo.

Por exemplo, uma loja de roupas precisa estar em uma área comercial com intenso fluxo de pessoas, onde sua loja poderá ser vista. Agora, uma loja de autopeças precisa estar próxima a oficinas. Cada caso deve ser avaliado com critério.

Além da localização fique atento ao tamanho do ponto comercial que você irá escolher. O tamanho não pode ser pequeno de mais, pois sua loja ficará desorganizada, também não pode ficar grande demais, pois ficará com um aspecto de loja vazia, sem produtos suficientes.

5 – Formalize o seu negócio:

O quinto passo de como abrir uma loja é a formalização de seu negócio. Sua loja deve ser devidamente registrada em todos os órgãos competentes. Hoje em dia, é impossível ter uma loja de sucesso que não esteja devidamente formalizada.

Para esta formalização você deverá providenciar inúmeros documentos e fazer opções de formatação jurídica e tributação. Caso você não tenha conhecimentos específicos de contabilidade o melhor é contar com a ajuda de um escritório especializada ou um consultor.

A formalização de pequenos negócios pelo MEI – Microempreendedor Individual é mais simples, mas limita-se a negócios com faturamento até 60 mil reais.

A formalização será fundamental para que você tenha acesso a crédito em instituições financeiras, emita nota fiscal e ainda possa comprar de grandes fornecedores do mercado.

6 – Encontre bons fornecedores para sua loja:

Uma boa loja também depende de bons fornecedores para ter produtos de qualidade em sua vitrine e com preços acessíveis ao seu público-alvo.

Encontrar os melhores fornecedores para sua loja é uma tarefa que nunca termina. Você sempre conhecerá novas opções de fornecedores e poderá comparar quais os benefícios que cada fornecedor pode oferecer.

Uma dica importante é não avaliar seus fornecedores somente pelo preço. É certo que o preço é muito importante, mas não é tudo em um fornecedor. Fique sempre atento à qualidade dos produtos, às condições de pagamento, à pontualidade da entrega e à confiança que o fornecedor passa para você.

As lojas com os melhores fornecedores saem na frente e conseguem ser mais competitivas em relação à concorrência.

7 – Monte uma boa equipe para sua loja:

O último passo de como abrir uma loja é montar uma boa equipe de trabalho. Para isso, é importante que você contrate pessoas que se identifiquem com seu negócio e que gostem de atender seus clientes.

Para ter mais sucesso ainda com sua equipe mantenha-os sempre motivados. Para isso, é importante que você garante todos os direitos legais de seus funcionários, proponha bonificações por metas alcançadas e proporcione um clima agradável de trabalho.

Fazer bons treinamentos também colaboram para que sua equipe seja sempre um diferencial em sua loja.

Uma equipe capaz de atender seus clientes com qualidade será fundamental para que você conquiste seus clientes e torne estes clientes cada vez mais fiéis ao seu negócio.

Finalizando

Estou certo de que com os passos acima você será capaz de abrir uma loja de sucesso. Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a criar um bom negócio para você.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com o conteúdo é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!