Como abrir uma microempresa: dicas e cuidados

Se você sempre teve o sonho de trabalhar por conta própria, e está pensando em começar o seu próprio negócio, então é importante saber exatamente como abrir uma microempresa.

Antigamente era muito caro e difícil abrir uma microempresa, mas atualmente o governo facilitou um pouco a vida de quem deseja empreender, portanto, agora você pode abrir o seu próprio negócio sem precisar ficar meses sofrendo com a burocracia, além disso, não precisará gastar muito dinheiro.

Como abrir uma microempresa: as características do empreendedor

saiba como abrir uma microempresaSaber como abrir uma microempresa é importante para aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Além disso, você precisa também ter consciência de que o empreendedorismo é uma atividade que envolve riscos, algumas doses de sacrifício e algumas noites mal dormidas.

O empreendedor é uma pessoa que cria e gerencia um negócio, e assume riscos com o objetivo de obter lucro. Isso é empolgante e divertido, no entanto, em alguns momentos, as coisas podem não sair como o esperado, então o empreendedor precisa estar preparado para lidar com eventuais situações complicadas.

Por causa das peculiaridades da atividade empreendedora, você precisa, antes de começar o seu negócio, conhecer as suas características empreendedoras, e tomar consciência de quais habilidades você precisa desenvolver ou melhorar.

As principais características que um empreendedor precisa ter são as seguintes:

  • Ser perseverante
  • Ser autoconfiante e independente
  • Ser observador e buscar sempre por novas oportunidades
  • Ter iniciativa
  • Ser comprometido
  • Correr riscos, mas de forma calculada
  • Ser capaz de estabelecer metas
  • Ser capaz de planejar e monitorar resultados
  • Ter compromisso com a qualidade e eficiência
  • Estar sempre em busca de conhecimento e informação

É claro que é muito difícil reunir todas essas características, no entanto, você precisa ter consciência a respeito de quais as suas qualidades e dificuldades, assim fica muito mais fácil melhorar o que precisa ser melhorado e desenvolver aquelas características que precisam ser desenvolvidas.

Passos para abrir a sua microempresa

Agora eu vou falar sobre os passos que você precisa executar para abrir a sua microempresa.

1° Passo

O primeiro passo é identificar uma oportunidade de negócio. Você precisa saber exatamente qual a necessidade de mercado que a sua microempresa atenderá, e o que ela entregará para o cliente. É muito importante definir isso muito bem, pois o sucesso de sua empresa dependerá muito da maneira como ela se posicionará perante essa necessidade de mercado.

2° Passo

Agora você precisa examinar o mercado minuciosamente. É importante conhecer o seu público-alvo, descobrir quem ele é, do que gosta, o que precisa, e o que costuma comprar.

Conheça também os seus concorrentes. Descubra quais os diferenciais que eles apresentam ao mercado, como trabalham para conquistar clientes, quais as deficiências que eles possuem.

Dedique um tempo para conhecer também os fornecedores.

Depois escolha com cuidado um lugar para instalar a sua microempresa.

Dica: não se esqueça de verificar com a prefeitura da sua cidade se o local que você escolheu pode abrigar uma empresa.

3° Passo

Se você já está há bastante tempo pesquisando sobre como abrir uma microempresa, certamente já sabe da importância de se fazer um plano de negócios.

O plano de negócios ajuda o empreendedor a compreender as várias facetas do seu negócio, como, por exemplo, o mercado, o produto, os riscos, as perspectivas de crescimento e as necessidades financeiras.

Além disso, ele também serve para guiar o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo prazo, já que estabelece um conjunto de objetivos e metas.

Se você deseja ter uma microempresa de sucesso, precisa elaborar um plano de negócios.

4° Passo

Feito o plano de negócios, você deve partir para a análise da viabilidade do negócio.

Nesse passo você deve pensar a respeito da lucratividade, ou seja, pergunte-se: qual lucratividade me interessa? Pense também no valor do pró-labore, ou seja, na quantia que você deseja receber da empresa mensalmente. Aqui você precisa levar em consideração que nos primeiros meses as coisas podem ser um pouco difíceis, afinal, uma microempresa não faz sucesso da noite para o dia.

5° Passo

Agora chegamos a um ponto muito importante: Qual será a fonte de recursos financeiros que você utilizará para abrir o seu negócio?

Você utilizará recursos próprios? Solicitará um empréstimo junto a algum banco? Algum familiar ou amigo lhe emprestará dinheiro?

Dedique um bom tempo para analisar cuidadosamente essa questão da fonte dos recursos financeiros, e se você sentir dificuldades com isso, procure apoio de especialistas.

6° Passo

Muito bem, você seguiu todos os passos acima, e está pronto para abrir a sua microempresa.

Agora você deve formalizar o seu negócio, ou seja, legalizar a sua empresa e trabalhar dentro da legalidade.

Hoje no Brasil existem vários tipos de empresas, e você precisará analisar o seu caso com bastante cautela para saber em qual tipo a sua empresa deverá se enquadrada.

Para quem está pensando em abrir uma microempresa, é importante saber que a legislação brasileira prevê os seguintes tipos de empresas: Microempreendedor Individual (MEI); Empresário Individual; Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); Sociedade Limitada.

Essa é uma parte um pouco chata e complicada, e é por isso que eu recomendo que você procure a ajuda de um contador.

Considerações finais

Para se tornar um empreendedor de sucesso você precisa elaborar um planejamento, e para fazer isso, é preciso conhecimento, portanto, invista em treinamentos, livros e consultorias. Isso proporcionará a você mais segurança e habilidades, e suas possibilidades de sucesso aumentarão consideravelmente.

Outra coisa.

Ao abrir a sua microempresa, não se esqueça de investir em ferramentas que facilitem o gerenciamento do seu negócio. Algumas ferramentas podem facilitar bastante a tomada de decisões importantes, evitando perdas desnecessárias e dores de cabeça.

Espero que esse breve artigo tenha lhe dado uma visão mais clara sobre como abrir uma microempresa.

Muito sucesso pra você, e parabéns por estar interessado em ser um empreendedor!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!