Como abrir uma pequena empresa em 5 passos

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Aprender como abrir uma pequena empresa é um dos primeiros passos para fazer deste sonho uma realidade. Confira então um passo a passo para você ter tranquilidade de começar seu negócio com o pé direito.

Empreender no Brasil exigirá de você paciência e perseverança. As burocracias e a alta carga de impostos são um desafio para qualquer empreendedor que busque alcançar o sucesso.

Conforme o tipo de produto ou serviço prestado pela sua empresa você deverá ainda estar atento às exigências particulares de cada negócio. Mas, com critério e planejamento você irá superar todas as dificuldades iniciais com segurança e montar seu próprio negócio.

Vale ressaltar que as pequenas empresas possuem alguns benefícios, como a simplificação da tributação e a preferência em concorrências públicas.

Veja a seguir um passo a passo sobre como abrir uma pequena empresa, é hora de você começar a colocar a mão na massa e construir um grande negócio.

Como abrir uma pequena empresa em 5 passos

1 – Defina o nicho de mercado da sua empresa:

dicas e passos sobre como abrir uma pequena empresaO primeiro passo é definir o nicho de mercado que sua empresa irá atuar. É hora de você definir os produtos que serão produzidos ou os serviços que serão prestados.

É fundamental que você tenha consciência do que você quer em sua empresa.

As atividades que você escolher para sua empresa desempenhar interferirão em todo o processo de abertura legal de sua empresa, como na forma de tributação e nas exigências específicas para cada tipo de negócio.

A avaliação de um bom nicho de mercado parte pelo potencial de lucratividade e também pela afinidade que você tem com o negócio. Os pequenos empreendedores geralmente começam seus negócios a partir de habilidades que já possuem e afinidade com os serviços que serão prestados.

O primeiro passo então é definir com clareza o que sua empresa produzirá ou quais os serviços serão prestados. Tome cuidado para não perder o foco, o foco em um nicho de mercado específico é essencial para começar bem seu negócio.

2 – Faça um estudo de viabilidade financeira de sua nova empresa:

A parte financeira é fundamental para os pequenos negócios, não só durante a atuação da empresa, mas também no planejamento e abertura do negócio.

Por isso, o segundo passo de como abrir uma pequena empresa é fazer um estudo de viabilidade financeira. Você deverá avaliar todo o investimento inicial necessário para ter seu negócio funcionando.

É necessário levar em consideração os investimentos com compra de máquinas, mobiliário, reforma do local onde será a empresa, compra de matéria prima, contratação de funcionários, pagamento de impostos e taxas para abertura do seu negócio e tantos outros detalhes importantes.

Além do investimento inicial é importante estar atento ao capital de giro que será necessário para operação de sua empresa. O capital de giro é o dinheiro que te dará condições de movimentar sua empresa, ou seja, pagar as despesas do mês, visto que uma pequena empresa pode não produzir lucro nos primeiros meses de operação.

3 – Escolha um bom local para sua empresa:

O terceiro passo é encontrar um local que seja adequado para sua empresa. Para isso, você deverá observar três aspectos importantes.

O primeiro deles é o aspecto legal. Toda cidade possui um planejamento de urbanização, ou seja, cada local da cidade possui limitações quanto à construção de empreendimentos e utilização dos espaços.

Assim, indústrias não podem ser construídas em bairros residenciais e condomínios não são construídos em bairros industriais. Para verificar a possibilidade de abrir sua empresa em determinado local você deverá fazer uma consulta prévia na prefeitura do seu município.

Além do aspecto legal é importante estar atento à localização. Estar em um ponto estratégico poderá facilitar o acesso de clientes e até mesmo de fornecedores. A localização é essencial para negócios que dependam do grande fluxo de pessoas como os negócios ligados ao comércio.

Também é importante escolher um espaço com boa estrutura física. Fique atento ao tamanho, à qualidade da construção, disponibilidade de energia elétrica com potência adequado ao seu negócio, iluminação e ventilação natural e inúmeros outros detalhes.

4 – Formalize o seu negócio corretamente:

O quarto passo sobre como abrir uma pequena empresa é o momento de enfrentar todas as burocracias. É a hora de formalizar o seu negócio fazendo todos os cadastros necessários.

Existem negócios que são mais simples e possuem poucas exigências durante esta fase da regulamentação. Entretanto, alguns tipos de negócio possuem exigências mais rigorosas e que exigirão do empreendedor um pouco mais de paciência e disposição.

Você precisará criar um CNPJ para sua empresa, cadastrá-la em uma Junta Comercial e na Receita Federal e conseguir um Alvará de Funcionamento na prefeitura de sua cidade.

Além disso, você também irá precisar definir o porte da sua empresa, a formatação jurídica, o capital social e também a forma de tributação que será adotada.

Nesta fase é importante contar com auxílio de um contador experiente, que possa te auxiliar a passar por todas as etapas da formalização de seu negócio com segurança e tranquilidade.

5 – Faça um planejamento para começar seu negócio:

Além dos quatros primeiros passos que são essenciais para iniciar qualquer tipo de negócio é importante planejar como será a operação do seu negócio.

Por isso o último passo de como abrir uma pequena empresa é o planejamento. Lembre-se que você precisará montar uma boa equipe, montar uma infraestrutura de equipamentos e mobiliários para sua empresa, além de escolher bons fornecedores e já possui um levantamento de clientes potenciais.

Além disso também é fundamental que você faça um planejamento das operações diárias de sua empresa. Fique atento à administração financeira, aos processos de venda, às ações de marketing e ao gerenciamento de sua equipe.

Administrar uma empresa exige muita dedicação do empreendedor. Além da dedicação, exigirá um processo de aprendizado constante.

Planejar como cada parte de sua empresa irá operar poderá te auxiliar a prevenir inúmeros erros que são comuns em pequenas empresas.

Últimas palavras

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a construir seu pequeno negócio. Não tenha receio em empreender, mas faça tudo com muita sabedoria e consciência, tome cuidado para não dar passos maiores do que você pode dar e acabar se endividando.

Confira novamente os 5 passos de como abrir uma pequena empresa:

  • Defina o nicho de mercado da sua empresa;
  • Faça um estudo de viabilidade financeira de sua nova empresa;
  • Escolha um bom local para sua empresa;
  • Formalize o seu negócio corretamente;
  • Faça um planejamento para começar seu negócio.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com o conteúdo é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!