Como administrar uma empresa: 13 Dicas para cultivar seu sucesso

Administrar o próprio negócio é uma das dificuldades de muitos empreendedores. Surgem inúmero desafios e imprevistos todos os dias. Mas, como administrar uma empresa com sucesso? É possível aprender práticas que irão te auxiliar a evitar imprevistos e correr riscos necessários.

O importante é você estar sempre aberto ao conhecimento. Aprender novas técnicas e boas práticas será essencial para o desenvolvimento de uma administração saudável do seu negócio.

Escrevi este artigo com 13 dicas simples de como administrar uma empresa. Não é preciso de um MBA ou uma especialização no exterior para ser um bom administrador do seu negócio, mas é preciso muita dedicação e abertura ao conhecimento.

15 Dicas de como administrar uma empresa

1 – Faça um planejamento:

dicas de como administrar uma empresaÉ muito importante que você tenha um planejamento de seu negócio. Saiba por onde começar, quais os primeiros passo que você precisar dar, nem tudo estará muito claro e muitas vezes você precisará confira na intuição.

Entretanto muitas coisas podem ser planejadas. Boa parte de imprevistos podem ser evitados quando você tem um bom planejamento. Por isso, invista em um planejamento adequado à sua realidade e não tenha medo de adequá-lo à medida que você constrói o seu negócio.

2 – Esteja aberto aos imprevistos:

A primeira dica de como administrar uma empresa foi fazer um bom planejamento. É essencial, mas você como empreendedor poderá encontrar muitas oportunidades durante os imprevistos que acontecerão com seu negócio.

Por isso, não veja as dificuldades simplesmente como problemas a serem enfrentados, mas como oportunidades para seu negócio. Muitos casos de sucesso nasceram de imprevistos.

3 – Saiba correr riscos:

Não tenha medo de correr riscos. É claro que os riscos podem ser mensurados e administrados, entretanto toda atitude empreendedora é arriscada. Durante a administração de um negócio surgem diversas oportunidades onde você terá que confrontar opiniões conservadoras com opiniões arriscadas.

Não é errado seguir a sua intuição, administre o rico que você pode correr, veja quais os cenários ruins que possa vir a acontecer caso sua decisão esteja equivocada.

4 – Cuidado com sociedades:

Ter um sócio é muito comum na vida de todo empreendedor, entretanto é importante você escolher com critério um sócio para seu negócio.

Não venda sua ideia somente por dinheiro, é necessário que seu sócio compartilhe de princípios similares ao seu. Uma sociedade onde os sócios não conseguem entrar em acordo nas situações mais simples não conseguirão em situações complicados, como decisões de riscos e períodos de dificuldades financeiras.

5 – Tenha uma boa assessoria:

Nenhum administrador sabe de tudo e em muitas situações você precisará contar com advogados, contadores, especialistas em tributação, investimentos e mercado.

Tome cuidado ao contratar estes profissionais, o barato pode sair muito caro. Não contrate somente pelo valor, avalie a capacidade e a segurança que estes profissionais irão transmitir ao seu negócio.

6 – Avalie constantemente seu negócio:

Crie métricas para avaliar seu negócio. Saiba como verificar de forma realística o desempenho de sua empresa. Não se iluda com dados fantasiosos de crescimento e relatórios bonitos.

É importante você ser prático e conhecer na raiz o que faz realmente seu negócio crescer e onde vale a pena investir. Para isso, é necessário métricas, dados para comparar e avaliar resultados.

7 – Promova um processo de melhoria constante:

Não tenha medo de promover melhorias constantes em seu negócio. Mobilize toda a sua equipe a ter um espírito crítico a avaliar pontos fracos e falhas em todos os processos de sua empresa.

Dê liberdade a todos seus colaboradores de promoverem as mudanças importantes nos serviços e processo que cada um estiverem envolvidos. Assim, você conseguirá construir uma cultura de qualidade e melhoria contínua.

8 – Cuide das finanças com carinho:

Tenha tempo para cuidar das finanças de seu negócio. Implemente um bom planejamento financeiro, tenha sempre em mãos seu fluxo de caixa, projeções de vendas e contas a pagar.

Sem noção da realidade financeira do seu negócio será impossível planejar e controlar sua empresa.

Outra dica importante é saber separar finanças pessoais das finanças corporativas. É essencial para a saúde financeira do seu negócio esta separação.

9 – Monte sua equipe com sabedoria:

Saiba contratar profissionais de qualidade. Além de conhecimento técnico verifique a personalidade e os valores das pessoas que você coloca dentro do seu negócio.

Algumas pessoas possuem excelente conhecimento técnico, mas são péssimas no relacionamento interpessoal. O ganho técnico de um profissional assim valerá à pena para sua empresa?

Outra dica, em especial para empresas pequenas, é montar uma equipe que seja multidisciplinar. Contrate pessoas que estejam dispostas a aprender e crescer dentro do seu negócio.

10 – Lidere sua equipe:

Toda equipe precisa ser liderada. Por isso, seja não apenas o chefe, mas o líder do seu negócio. Saiba motivar sua equipe e criar um ambiente propício a alta produtividade.

Um bom líder pode fazer um negócio decolar, assim como um chefe ruim pode atrapalhar tudo.

Esteja sempre envolvido e disposto a solucionar os problemas que surgirem no dia a dia. Além disso, é importante estar disponível para ouvir sua equipe e disposto a acreditar nas ideias que irão surgir de seus colaboradores.

11 – Foco em seus clientes:

Aprenda a fazer um excelente marketing de relacionamento. Um bom atendimento hoje em dia não é mais um diferencial e sim uma obrigação para ter sucesso nos negócios.

Aprenda a conquistar seus clientes, e a transformá-los em clientes fiéis ao seu negócio. Crie formas interagir com seus clientes, além de ouvir as necessidades e melhorias propostas por eles.

Um cliente satisfeito é capaz de trazer 5 novos clientes para você, assim como um cliente insatisfeito é capaz de afastar 20 novos clientes potenciais da sua empresa.

12 – Crie uma estratégia de Marketing:

A divulgação é essencial para seu negócio, mas não adianta mais divulgar seu produto de forma aleatória. É importante antes de tudo entender como chegar até as pessoas que realmente importam para seu negócio.

Para isto, crie um plano de marketing. Uma boa estratégia pode fazer seu negócio decolar, ou seja, mais vendas significa mais lucro.

13 – Invista em você:

Para seu negócio estar bem é importante que você também esteja bem. Invista em você, faça bons cursos para desenvolver habilidades importantes para administrar seu negócio.

Cuide também da sua vida pessoal. Uma vida pessoal bem administrada irá facilitar e muito a sua vida profissional. Além de aprender como administrar uma empresa se esforce em aprender a administrar conflitos, situações financeiras difíceis e perdas pessoais.

Considerações finais

Para você que quer aprender como administrar uma empresa, não deixe de estar sempre em contato com novidades, aproveite seminários e cursos online de rápido aprendizado.

Não se esqueça, esteja sempre aberto ao conhecimento.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ronaldo disse:

    maravilha de texto, Obrigado!