Como atrair clientes para loja com 7 dicas práticas

Um dos segredos para o sucesso de uma loja é o número de clientes que ela alcança. Entretanto, conquistar clientes nem sempre é uma tarefa fácil e com o aumento diário da concorrência esta tarefa se torna um desafio cada vez maior. Neste artigo você vai conferir dicas de como atrair clientes para loja. Veja o que você pode fazer para alcançar seus clientes.

Hoje em dia, é importante atuar com uma estratégia bem definida. É importante saber qual o seu público-alvo, onde encontrar este público e como dialogar com este público. Isso irá facilitar sua vida na hora de atrair seus clientes para sua loja.

Dispensar informações importantes a respeito do seu público alvo na hora de fazer o marketing do seu negócio é o mesmo que atirar sem um alvo, no fim das contas você não alcança nenhum objetivo.

Por isso, nesta missão de como atrair clientes para loja é importante que você conheça o seu público-alvo. Aprenda também sobre os padrões de consumo, a disponibilidade financeira, a escolaridade, o sexo e também a frequência com que este público deseja comprar.

Veja a seguir dicas práticas para você alcançar ainda mais clientes para sua loja.

7 Dicas sobre como atrair clientes para loja

1 – Desenvolva uma estratégia de comunicação com seus clientes:

dicas de como atrair clientes para lojaUma boa comunicação com os clientes é o primeiro passo para atrair ainda mais seu público-alvo para sua loja.

Esta comunicação pode ser feita de diversas formas, não só por meio de propagandas convencionais. Você pode utilizar ferramentas que estão disponíveis a qualquer pessoa, como as redes sociais, blogs, mensagens instantâneas e tantas outras opções.

Uma boa comunicação é aquela que é desenvolvida de forma personalizada para seus clientes, utilizando vocabulário adequado, uma postura adequada e sempre uma conversa de um para um.

Por meio de uma boa comunicação é possível ser sempre lembrado pelos seus clientes. Por este canal você poderá divulgar promoções, eventos e ainda manter um relacionamento de longo prazo com seus principais clientes.

A qualidade da comunicação entre sua empresa e seus clientes é fundamental para que eles se sintam mais atraídos pelo seu negócio.

2 – Projete uma vitrine que seja atrativa e flexível:

A vitrine de uma loja é um dos pontos estratégicos do negócio. É importante que a vitrine seja projetada de forma inteligente e que sempre facilite a vida do consumidor.

Para isso, a estratégia de que menos é mais é fundamental. Não exagere no número de produtos que estarão em uma vitrine. A vitrine não tem o objetivo de expor todos os seus produtos, mas um artifício de atração para que seu cliente entre na loja e conheça todas as outras opções.

É importante que a vitrine esteja de acordo com as expectativas de seu público alvo. O seu cliente precisa se identificar com o que está na vitrine para que ele se sinta atraído.

É válido também investir em uma vitrine que seja mais flexível quanto ao valor dos produtos. Diversifique os produtos de sua vitrine de tal forma que pessoas de diversas possibilidades financeiras se sintam atraídas pela sua loja.

É certo que não é correto julgar um livro pela capa, mas sua loja poderá ser julgada muitas vezes pela vitrine.

3 – Aposte no marketing sensorial para diferenciar sua loja:

A terceira dica prática de como atrair clientes para loja é apostar no marketing sensorial.

O marketing sensorial é aquele que utilizar dos sentidos do corpo humano para atrair seus clientes e ainda criar uma diferenciação natural da sua marca, como o cheiro e o som que sai de sua loja.

Muitas lojas conseguem ter sucesso com boas estratégias de marketing sensorial. No fim das contas acabam desenvolvendo perfumes específicos para suas lojas e criando uma trilha sonora adequada com seu público alvo.

Todo esse conjunto faz com que seus clientes sejam atraídos de forma automática. Apenas por ouvir o som de sua loja e sentir o cheiro do perfume elas já tem a certeza de onde estão. Quando bem feito, o marketing sensorial tem grande potencial de criar uma forte identificação entre clientes e lojas.

É claro que não basta ligar o som na porta de sua loja e começar a esparramar qualquer essência, é necessário ter estratégia.

4 – Participe de eventos e feiras do seu ramo de atuação:

Outra boa estratégia para a atração de novos clientes é participar de eventos e feiras do seu ramo de atuação.

Estar presentes neste local é importante para ganhar certo destaque e também estar por dentro das novidades do seu setor e do que seus concorrentes possuem de diferente de sua loja.

Além disso, você será visto por inúmeras pessoas que são interessadas no seu ramo de atuação. Você estará cara a cara com seu público alvo e poderá obter inúmeras respostas importantes, é uma boa hora de conhecer a opinião do seu público alvo.

Ao participar de eventos e férias é importante investir em uma estratégia. Pense em como você irá expor seus principais produtos, como pode atrair e conquistaras pessoas que estão ali e que estão sendo bombardeadas com milhares de informações. Não é apenas estar em um evento ou feira, mas conquistar a atenção das pessoas que também estarão lá.

5 – Faça eventos de qualidade na sua loja:

A quinta dica de como atrair clientes para loja é fazer seus próprios eventos para atrair mais clientes e fidelizar os clientes que já frequenta sua loja.

Por exemplo, caso você tenha uma loja de roupa masculina, você pode fazer um pequeno evento com dicas de como se vestir bem se gastar muito ou quais as últimas novidades para os homens.

Estes eventos são importantes para atrair um público qualificado para sua loja, geralmente as pessoas que vão a este tipo de evento estão realmente interessadas no seu ramo de atuação e podem se tonar ótimos clientes.

Para quem tem um pet shop é possível também utilizar esta estratégia para atrair bons clientes. Você pode desenvolver pequenos eventos sobre como cuidar melhor os cães ou como adestra-los. Assim você atrai um público que está diretamente interessado em seu produto.

Você perceberá que ao oferecer algo de valor para seus clientes você não terá dificuldades em ter um ótimo retorno de seus clientes.

6 – Ofereça vantagens e diferenciais para seus clientes:

Outra forma de como atrair clientes para loja é oferecer boas vantagens e diferenciais para conquistar seu público-alvo.

Por exemplo, é possível oferecer espaço para descanso e relaxamento, como boas mesas para tomar um café e poltronas para descansar. Você também pode disponibilizar espaço para carregar celulares e até mesmo internet gratuita para seus clientes.

Entretanto, você terá sucesso com esta estratégia quando oferecer diferenciais que são realmente interessantes para seus clientes.

O mais difícil então é encontrar o que é realmente valioso para seus clientes que você pode oferecer, que no fim das contas te diferenciará de seus concorrentes. Este é o segredo de oferecer diferenciais para seus clientes, é encontrar o que realmente agrega valor.

Hoje em dia, internet já não é mais diferencial, caba que é quase uma obrigação. Por isso, fuja da mesmice e encontre o que pode fazer a diferença em seu negócio.

7 – Faça boas promoções e descontos especiais para seus clientes:

Muitas pessoas são atraídas pela palavra promoção. São quase que hipnotizadas e acabam não resistindo à compra de produtos que estão com um preço relativamente mais em conta.

Por isso, toda loja deve investir em boas promoções e descontos especiais para seus clientes. É claro que tudo deve ser feito de forma planejada, pois descontos aleatórios poderão te dar prejuízo ao invés de atrair clientes potenciais para sua loja.

Uma boa promoção é aquela que é vantajosa para ambas as partes, para o lojista e para o cliente. Antes de arbitrar qualquer tipo de desconto faça as contas do que você pode perder ou ganhar financeiramente.

Além do mais, existem muitas formas de fazer promoções que agradam os clientes e que não prejudicam financeiramente a loja. É importante ter criatividade e desenvolver uma boa estratégia.

Finalizando

Por fim, estou certo de que estas estratégias poderão te auxiliar a atrair muitos clientes potenciais para seu negócio. É importante estar atento às possibilidades e combinar as alternativas citadas acima, você não precisa aplicar apenas uma alternativa, mas desenvolver as que combinam mais com seu negócio e que podem ser mais produtivas.

Confira mais uma vez as dicas práticas de como atrair clientes para loja:

  • Desenvolva uma estratégia de comunicação com seus clientes;
  • Projete uma vitrine que seja atrativa e flexível;
  • Aposte no marketing sensorial para diferenciar sua loja;
  • Participe de eventos e feiras do seu ramo de atuação;
  • Faça eventos de qualidade na sua loja;
  • Ofereça vantagens e diferenciais para seus clientes;
  • Faça boas promoções e descontos especiais para seus clientes.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!