Como atrair clientes para o seu negócio: 10 métodos imperdíveis

Está em busca de dicas interessantes sobre como atrair clientes para o seu negócio? Você está prestes a descobrir estratégias baratas e muito interessantes que podem te ajudar a levar mais clientes para a sua empresa.

Não importa quão grande seja o seu produto ou serviço, se você não conseguir atrair pessoas dispostas a comprá-los, seu negócio simplesmente morrerá. Por isso é tão importante saber utilizar as melhores estratégias para atrair clientes e convencê-los a comprar o que a sua empresa oferece.

Muitas empresas enfrentam períodos difíceis não porque os clientes não querem adquirir os seus produtos ou serviços, mas porque essas empresas não executam nenhuma ação para mostrar para os clientes que elas existem e que estão dispostas a atendê-los.

como-atrair-clientes-para-a-sua-empresaPara diversas pequenas empresas, marketing e publicidade é um grande problema. No entanto, existem maneiras simples, baratas e altamente eficazes de divulgar produtos ou serviços. É sobre essas formas de divulgação que vamos falar nesse artigo.

Portanto, se você tem encontrado dificuldades para atrair clientes para o seu negócio, certamente vai gostar bastante do que falaremos mais adiante.

Como atrair clientes para o seu negócio: os 10 métodos imperdíveis

Para muitas pequenas empresas, o custo é uma barreira muito importante quando se trata de marketing e publicidade.

Muitos dos métodos populares de divulgação que conhecemos (como rádio, TV, jornais e revistas) são, muitas vezes, caros demais para ser utilizados por pequenas empresas.

Assim, muitos negócios pequenos simplesmente morrem porque não conseguem vender o suficiente para permanecer funcionando.

Mas apesar de todas as dificuldades, por que existem empresas que começam muito pequenas, mas rapidamente conseguem atrair muitos clientes e crescer cada vez mais?

A resposta não é difícil! Essas empresas utilizam métodos de divulgação simples, porém muito eficazes. Alguns desses métodos são totalmente gratuitos, outros, exigem certo investimento, mas nada que irá atrapalhar as finanças da empresa.

Graças à internet, hoje em dia existem muitas opções de publicidade gratuita, ou a um custo muito pequeno, e isso é muito interessante para as pequenas empresas.

Embora alguns métodos de divulgação que serão apresentados funcionam muito bem sozinhos, o ideal é que você procure combinar métodos diferentes para conseguir os melhores resultados.

Agora confira os 10 métodos de divulgação para te ajudar a atrair mais clientes para o seu negócio.

1 – Boca a boca

Certamente, essa é a forma mais antiga de divulgação utilizada pelas empresas. Apesar de trazer resultados de maneira mais lenta que os proporcionados por propagandas em rádio e televisão, a propaganda boca a boca ainda é extremamente eficaz.

Quando um cliente está feliz e satisfeito com a aquisição de um produto ou serviço, é natural que ele partilhe com outras pessoas essa sua satisfação. Isso é uma tendência do ser humano, e por isso mesmo a propaganda boca a boca é tão eficaz.

Assim, um cliente satisfeito é uma das ferramentas de marketing e propaganda mais valiosas e eficazes que uma pequena empresa pode ter.

Mas como utilizar essa ferramenta de divulgação tão poderosa?

Veja abaixo o que a sua empresa precisa fazer:

  • O primeiro, e o mais importante passo, é vender um produto ou serviço que realmente funcione e gere valor para o cliente. Se um produto ou serviço cumpre a sua promessa, então ele é um vencedor, e vai fazer o cliente feliz. Então, o cliente vai cantarolar para os quatro cantos o nome da sua empresa!
  • Proporcionar uma grande experiência para o cliente. As pessoas apreciam comprar produtos ou serviços de empresas que realmente as respeitem e as tratem bem. Quando o cliente é tratado com respeito e atenção, ele sentirá vontade de repetir a experiência, e certamente contará para outras pessoas a boa experiência que a sua empresa proporcionou para ele.
  • Dê a seus clientes uma razão para divulgarem o seu negócio. Às vezes uma empresa consegue resultados mais rápidos com a propaganda boca a boca quando incentiva e motiva os seus clientes a divulgarem a marca para familiares, amigos e vizinhos. Você precisa pensar em uma maneira criativa de fazer isso. Por exemplo, criar um programa de recompensas que premie clientes antigos que trouxerem novos clientes para a sua empresa é uma maneira criativa de começar.

2 – Oferecer algo grátis

As pessoas adoram coisas grátis!

Você pode aproveitar esse amor pelas coisas grátis para facilitar a conquista e fidelização de clientes.

Oferecer alguns produtos ou serviços gratuitamente pode trazer muitas coisas positivas para o seu negócio.

Primeiro, essa estratégia ajuda as pessoas que não conhecem o seu negócio a saber que ele existe.

Em segundo lugar, esse tipo de estratégia te dá a chance de provar o valor do seu produto ou serviço, e mostrar que ele realmente cumpre o que promete.

Em terceiro lugar, futuros clientes podem experimentar seus produtos ou serviços sem correr riscos, já que não gastarão nenhum dinheiro. Se os clientes gostarem e perceberam valor nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, certamente irão comprá-los.

Para que essa estratégia funcione, você precisa garantir que a oferta grátis não dure para sempre. Desde o início, é preciso determinar um número de pessoas que irão apreciar a oferta grátis, ou então quantos dias ela vai durar. O elemento de escassez é o fator que torna essa estratégia tão eficaz, atraente e interessante.

3 – Oferecer descontos promocionais

Assim como a estratégia de oferecer algo grátis, oferecer descontos promocionais também funciona muito bem. Essa é outra maneira muito criativa de atrair clientes para o seu negócio.

Muitas pessoas encaram os descontos promocionais como uma ótima oportunidade para economizar dinheiro, e apreciar um produto ou serviço sem precisar gastar tanto.

Essa é uma estratégia que costuma estimular as pessoas a comprar mais produtos ou serviços do que o anteriormente previsto. Elas gostam de aproveitar a oportunidade para levar mais pagando menos.

Para aumentar o poder dessa estratégia, você pode trabalhar a escassez, ou seja, oferecer a oportunidade para um número específico de pessoas ou por um determinado período de tempo.

4 – Iniciar um concurso

Todo mundo gosta de ganhar. As pessoas gostam disso não apenas por causa do prêmio que podem ganhar, mas também pela emoção de ter a sorte de ganhar e vencer outras pessoas.

A verdade é que concursos sempre funcionam.

Vamos supor que você possui uma academia de ginástica, e cria um concurso que premia aqueles indivíduos que conseguirem trazer mais pessoas para um programa de vida saudável desenvolvido pela sua academia. Você imagina o tamanho da visibilidade que isso pode trazer para o seu negócio?

Para aumentar ainda mais a visibilidade do seu concurso, você poderia utilizar o Facebook (mais à frente falaremos sobre as mídias sociais), então certamente muitas pessoas começariam a falar da novidade, o que geraria uma enorme atenção para a sua empresa.

Mas tome cuidado. Certifique-se de que você pode pagar confortavelmente os prêmios sem comprometer as finanças da sua empresa, e que também possui capacidade para atender o público extra que chegar ao seu negócio.

5 – Criar um site para a sua empresa

como-atrair-clientes-para-o-seu-negocio-com-um-site

Sim, as pequenas empresas também precisam de um site.

Graças à internet, o mundo está mais ligado do que nunca, e as pessoas se acostumaram a buscar na internet informações sobre os produtos e serviços que desejam adquirir, portanto, se a sua empresa não tem um site, você está simplesmente perdendo a oportunidade de atrair muitos clientes para o seu negócio.

Ter um site não é mais um luxo, mas uma necessidade. Qualquer pessoa ou empresa pode ter um site hoje em dia, portanto, não faz sentido nenhum resistir a essa ideia.

Criar um site para a sua empresa é mais fácil e barato do que você imagina, basta fazer uma rápida pesquisa no Google que você encontrará centenas de opções de plataformas para criação sites, ou mesmo serviços muito baratos de criação de sites para empresas.

No seu site, você deve incluir informações como endereço físico do seu negócio, telefone, e-mail. Além disso, é preciso falar da sua empresa, sua missão, visão e valores, e também falar dos benefícios que ela oferece aos clientes, e seus diferenciais.

6 – Utilizar o Google Business

O Google Business é um serviço da Google que coloca as informações das empresas cadastradas nos resultados das pesquisas realizadas pelos usuários, no Google Maps e no Google+.

Esse é um serviço gratuito, o que significa que você pode aproveitá-lo para divulgar a sua empresa sem precisar gastar nenhum dinheiro.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas em uma pequena cidade, e a cadastra no Google Business, e uma pessoa da sua cidade entra no Google e digita a frase “loja de roupas” seguida do nome da cidade, certamente a sua empresa aparecerá para essa pessoa, então, ela talvez fique interessada e vá até a sua loja para dar uma olhada, e acabe comprando algumas peças.

Cadastrar a sua empresa no Google Business é muito rápido e fácil, para conferir acesse https://www.google.com/intx/pt-PT/business/.

7 – Utilizar as mídias sociais

As mídias sociais estão mudando a maneira como as empresas fazem negócio.

Embora existam diversas plataformas de mídia social em todo o mundo, a que mais se destaca atualmente é o Facebook.

Redes sociais como o Facebook são alguns dos melhores lugares para encontrar potenciais clientes, então, faz todo o sentido cadastrar a sua empresa nas principais redes sociais, em especial no Facebook.

No Facebook você tem a possibilidade de criar uma página para a sua empresa e interagir com clientes e potenciais clientes. Assim, é possível realizar várias ações de marketing e publicidade sem precisar gastar nenhum dinheiro. Portanto, se a sua empresa ainda não está presente nas redes sociais, dê um jeito de mudar isso o mais rápido possível.

8 – Utilizar a publicidade on-line

Como já foi dito anteriormente, hoje em dia as pessoas buscam informações na internet antes de adquirir um produto ou serviço, e você pode aproveitar isso para aumentar a visibilidade do seu negócio.

Utilizar a publicidade on-line é uma ótima maneira de divulgar o seu negócio. Uma das mais famosas e eficazes formas de fazer publicidade na internet é através do serviço de publicidade da Google, o Google Adwords.

Com um pequeno orçamento diário de R$20,00 a R$50,00, é possível atrair milhares de potenciais clientes interessados naquilo que a sua empresa oferece.

No entanto, para que a publicidade on-line funcione bem, é importante que a sua empresa tenha um site.

9 – Fazer panfletagem

Sim, a panfletagem ainda funciona.

Essa estratégia funciona melhor para aquelas pequenas empresas que têm como alvo clientes dentro de uma área pequena (clientes que vivem em um determinado bairro, por exemplo).

A vantagem desse tipo de estratégia é que não é necessário investir muito dinheiro, pois normalmente as gráficas cobram pouco para imprimir os panfletos.

Para fazer a distribuição, você pode contratar alguém, ou fazer você mesmo. Uma dica é conversar com proprietários de comércios bem movimentados, e pedir autorização para deixar alguns panfletos em alguns locais de destaque dentro dos estabelecimentos, para que as pessoas peguem o material, caso desejem. Isso pode facilitar um pouco o trabalho de distribuição.

10 – Envolver-se em trabalhos voluntários

Fazer um trabalho voluntário pode te ajudar a divulgar o seu negócio para potenciais clientes.

Envolva-se em um trabalho voluntário na sua comunidade ou igreja, ou patrocine um evento, ou ofereça seus serviços gratuitamente em algum evento organizado por uma igreja ou ONG.

Normalmente as pessoas gostam de fazer negócios com empresas que demonstram interesse pelos problemas e desafios enfrentados pela comunidade.

A vantagem dessa estratégia é que, na maioria das vezes, nem é necessário investir dinheiro, basta ter um pouco de disposição e doar um pouco do seu tempo.

No entanto, para que essa estratégia funcione, você precisa garantir que todas as doações, apoio e patrocínios sejam realizados em nome de sua empresa, e não no seu.

Agora é o momento de agir!

Bem, foram discutidas muitas maneiras simples e eficazes de atrair clientes para o seu negócio.

Agora você precisa agir para descobrir quais os métodos funcionarão melhor para a sua empresa.

Como já foi dito antes, combinar vários métodos pode trazer muito mais resultados que utilizar um ou outro método isoladamente.

Lembre-se, mais clientes significa mais vendas. Mais vendas significa mais lucros. E lucros são sempre uma ótima notícia para qualquer empresa.

Portanto, aja o mais rápido possível, e se esforce para trazer mais clientes para a sua empresa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!