Como avaliar ideias empreendedoras para ter sucesso

É possível a qualquer pessoa ter inúmeras ideias empreendedoras ao longo da vida. Entretanto, poucas destas ideias são realmente valiosas e um número ainda menor são colocadas em prática.

Uma ideia de negócio não possui valor algum enquanto não se tornar uma ação, ou seja, enquanto não ser implementada e produzir os benefícios que eram esperados.

Muitas vezes, você poderá ser surpreendido com uma determinada ideia e o primeiro instante acreditar que é algo extremamente inovador e que revolucionará sua vida ou seu negócio. Mas, com um pouco de pesquisa você poderá perceber que muitas outras pessoas já tiveram a mesma ideia que você.

Ou, poderá reconhecer com uma avaliação um pouco mais criteriosa que esta ideia não é tão surpreendente como imaginava.

O que importa é que faz parte do instinto de todo empreendedor ter inúmeras ideias de negócios. Isso é bom e é o que faz com que a inovação se movimente e exista o desenvolvimento em todas as áreas da vida humana. Neste artigo você vai aprender 5 dicas práticas de como avaliar suas ideias empreendedoras para coloca-las em prática e ter sucesso.

5 Dicas de como avaliar ideias empreendedoras

1 – Avalie a ideia com calma na semana seguinte:

como validar ideias empreendedorasNada melhor do que o tempo para colocar algumas coisas no lugar. O calor do momento pode fazer com você tome decisões precipitadas e avalie de forma equivocada as ideias que surgem para a construção de um negócio.

Por isso, é importante aguardar que a emoção se acalme e deixar que a razão avalie com tranquilidade a nova ideia de negócio que você teve.

Na maioria dos casos não é necessário esperar uma semana, o importante é dar o tempo necessário para diminuir a empolgação e o ímpeto inicial para em seguida avaliar a ideia de forma profissional, como um possível negócio futuro. É claro que a motivação é essencial para a construção de um novo negócio, mas acredite ela não é suficiente para transformar uma ideia ruim em uma excelente oportunidade.

Além disso, caso você espere um tempo necessário e em seguida verifique que você tem em mãos ótimas ideias empreendedoras você estará ainda mais motivado.

2 – Converse com outras pessoas:

Muitos empreendedores tem o receio de discutir suas ideias empreendedoras com colegas, amigos ou outros empreendedores. Pensam que terão suas ideias roubadas ou copiadas.

Entretanto, não é bem assim que as coisas acontecem. Conversar com outros empreendedores é essencial para a validação de uma ideia de um novo negócio. É possível que outros empreendedores já tenham tido ideias parecidas que foram bem-sucedidas ou não.

Outras pessoas podem abrir seus olhos para pontos importantes em suas ideias que você não conseguiria perceber sozinho. Em especial, quando estamos empolgados com algo caímos na tentação de não observar os pontos negativos ou limitações de uma ideia, até mesmo negligenciamos pontos negativos que somos capazes de perceber.

Por isso, não veja a conversa com outras pessoas a respeito de suas ideais como um risco de ser copiado e sim uma oportunidade de ouvir de quem possui mais experiência conselhos importantes.

3 – Faça uma pesquisa abrangente sobre o assunto:

A terceira dica para avaliar ideias empreendedoras e ter sucesso em sua implementação é fazer uma boa pesquisa em diversas fontes de informação sobre assuntos relacionados à sua ideia.

Assim você terá a oportunidade de verificar se existe alguém colocando em prática uma ideia similar à sua.

Grande parte das informações, hoje em dia, são obtidos pela Internet. É muito fácil e simples encontrar possíveis negócios, produtos ou soluções similares ao que você pretende implementar.

Caso encontre algo parecido com sua ideia tente entrar em contato e conversar sobre os desafios e dificuldades encontrados para implementar a ideia similar. Converse com quem já trilhou um caminho parecido com o que você pretende trilhar.

4 – Faça uma validação profissional de suas ideias empreendedoras:

Antes de colocar uma ideia em prática é necessário validar esta ideia profissionalmente. É necessário sair do campo do achismo e partir para o campo da certeza.

Após avaliar sua ideia com calma, conversar com outros empreendedores e fazer uma boa pesquisa do que já existe no mercado, é hora de avaliar se existe possibilidade de ter sucesso com sua ideia e o potencial de retorno que esta ideia tem.

Existem inúmeras maneiras de fazer uma validação de sua ideia. Uma forma muito utilizada hoje em dia é o lançamento do Mínimo Produto Viável, que é o lançamento de um produto ainda inacabado, em fase de testes que irá validar se o mercado tem um verdadeiro interesse no que será lançado futuramente.

Outra forma de validar uma ideia é com uma estratégia chamada de Lançamento Semente. Onde você irá disponibilizar ao seu público-alvo todas as informações do produto que você pretende vender e coletar os contatos de possíveis interessados para compra.

Além destas duas formas existem inúmeras outras opções para validação de mercados. Vale à pena estudar sobre este assunto e antes de investir em sua ideia verificar se ela realmente tem potencial comercial.

5 – Não se apegue à ideia inicial:

Em muitos casos a primeira ideia que surge para o empreendedor nem sempre será o produto final de todo o investimento. Nas diversas etapas de verificação do potencial de ideias empreendedoras é possível encontrar novas oportunidades.

Por isso, não seja apegado à primeira ideia, veja aquilo que o mercado realmente deseja e adeque seu negócio ao que realmente pode te trazer retorno.

Esteja também aberto à imprevistos, eles podem indicar um caminho diferente e lucrativo a ser seguido. Tente identificar nos imprevistos não empecilhos, mas oportunidades que eles oferecem.

O lançamento de Produtos Mínimos Viáveis tem um grande potencial de te indicar o que o mercado realmente deseja. Por isso, não deixe de validar suas ideias e se necessário mudar radicalmente o rumo do seu negócio.

Finalizando

Tenho certeza que estas dicas irão te auxiliar a organizar suas diversas ideias empreendedoras e a criar um método racional de validação de cada uma delas.

Lembre-se que uma ideia antes de ser colocada em prática não tem nenhum valor, elas surgem a todo instante no mundo todo.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência em validação de ideias? Então, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Boa sorte em seus negócios.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!