Como captar clientes de forma eficiente com 5 estratégias

Existem inúmeras formas de conquistar novos clientes e conseguir aumentar as vendas de seu negócio. Este artigo tem como objetivo te ensinar como captar clientes com 5 estratégias eficientes.

Em um mercado concorrido cada cliente conquistado e fidelizado torna-se um trunfo para qualquer empresa. É cada vez mais comum que clientes se identifiquem com determinada marca ou empresa e se tornem verdadeiros defensores e divulgadores de seus produtos.

É certo que a captação dos clientes é apenas o primeiro passo para a fidelização, é uma das primeiras etapas dentro de uma estratégia do marketing de relacionamento.

Por isso, deve ser tratada com carinho e bem planejada. Alcançar os clientes corretos que tem verdadeiro potencial também é um grande desafio. Por isso, é necessário que você tenha em mente qual o seu verdadeiro público-alvo e como você pretende atraí-lo ao seu negócio.

O marketing praticado no mundo de hoje é baseado na oferta de benefícios e vantagens, na conquista da confiança do público-alvo, na construção de autoridade e de um relacionamento de longo prazo.

Veja a seguir as 5 estratégias eficientes de como captar clientes para seu negócio.

Como captar clientes com 5 estratégias eficientes

1 – Cadastre-se em sites de compras coletivas:

dicas de como captar clientes novosA primeira estratégia indicada para quem deseja aprender como captar clientes de forma eficiente é utilizar como parceiro um site de compras coletivas.

Por mais simples que seja, esta estratégia irá expor a sua marca a milhões de pessoas cadastradas em diversos destes sites. Você conseguirá atingir a muitas pessoas com um esforço mínimo.

É claro que tudo isso tem um preço. O preço é um bom desconto para seus possíveis clientes e um percentual de todas as vendas para o site que for seu parceiro.

Esta estratégia poderá valer muito à pena, em especial quando você é novo no mercado. É importante oferecer benefícios que realmente sejam atrativos, além disso, evite colocar muitas regras e limites para os usuários do site de compras coletivas, isso pode limitar o alcance de sua estratégia.

Lembre-se que as vendas provindas do site de compras coletivas podem não representar um lucro expressivo, pois os descontos geralmente são grandes, mas é uma estratégia de marketing e não apenas de venda.

O importante é você fazer com que o cliente que chegou à sua empresa pelo site de compras coletivas se sinta tão bem atendido que possa voltar ao seu estabelecimento, mesmo sem usar cupons de desconto.

O primeiro passo de captar o cliente foi feito com auxílio do site de compras coletivas, a partir do momento que ele chega em sua empresa é com você, é hora de conquistar cada cliente e fazê-los seus clientes fiéis, com ou sem desconto.

2 – Monte parcerias com empresas já estabelecidas:

Outra estratégia de como captar clientes que é muito eficiente é estabelecer parcerias com empresas que já estão estabelecidas no mercado.

Assim, você poderá aproveitar a autoridade já construída por estas empresas e receber clientes que sejam indicados por elas. É claro que tudo isso tem um preço, você deverá oferecer algo em troca, como comissões pelos serviços encaminhados ou indicação de seus possíveis clientes.

Lembre-se que uma boa parceria para ser durável precisa beneficiar ambos os lados. Em um mercado competitivo não é interesse de ninguém de se comprometer sem receber benefícios por isso.

Vale destacar que, nem sempre, as empresas parceiras esperam benefícios financeiros, mas uma convivência ética e profissional na condução das indicações de seus clientes.

Montar parcerias com empresas é com certeza uma boa estratégia, afinal você já recebe um cliente que confia em você, devido a autoridade que a outra empresa já possui no mercado.

Agora, é só fazer bem o seu papel e atender este cliente com maestria, com certeza ele voltará até sua empresa quando precisar por conta própria.

3 – Participe de eventos e congressos do seu nicho de mercado:

A terceira estratégia de como captar clientes potenciais é participar de eventos e congressos do seu nicho de mercado.

Estes locais são excepcionais para conhecer novas pessoas, estar mais próximo de seus concorrentes e estabelecer novas parcerias. Ou seja, é um ótimo ambiente para aumentar sua rede de contatos.

Caso seja possível, esteja nestes eventos como um ator e não apenas como um expectador. Quero dizer que, se for possível tenha um estande ou seja um dos palestrantes. Assim você conseguirá adquirir certa autoridade diante o público do evento em questão.

Participar bem de um congresso exigirá de você uma boa estratégia de marketing. É importante estar preparado, pois você não saberá quem você irá encontrar, desde seus principais concorrentes, inúmeros clientes potenciais, representantes de órgãos públicos e principalmente os órgãos de imprensa.

É importante fazer um bom papel durante os eventos e congressos, de forma a transparecer para os expectadores o seu profissionalismo e a sua competência em sua área de atuação.

4 – Esteja presente na internet e nos aplicativos:

Além das três estratégias citadas acima, outra forma eficiente e essencial nos dias de hoje de como captar clientes é estar presente na internet.

O segredo não é apenas ter um site ou um blog para sua empresa, mas estar presente em todos os lugares. É importante ter uma estratégia que envolva um site profissional, as redes sociais, plataforma de vídeos e tantas outras opções.

Uma dica importante é não ficar de fora dos aplicativos. Esteja cadastrado em todos os aplicativos de seu ramo, assim você poderá se tornar cada vez mais acessível ao seu público-alvo.

Muitos clientes de hoje em dia preferem não sair de casa para comprar algo, por isso, utilizam cada vez mais os aplicativos para comprar comida, comprar eletroeletrônicos, jogos e diversas outras coisas. Comprar diretamente do sofá de casa é um conforto muito estimado por muitos clientes.

Você só chegará até estas pessoas se conseguir se tornar acessível a elas. Isso deve ser feito com todas as ferramentas disponíveis na internet.

Não despreze nenhuma fonte de captação de clientes, procure estar em todos os lugares. Seja uma marca do dia a dia de seus clientes, faça parte da rotina deles e mostre que você está ali para facilitar a vida de cada um deles.

5 – Ofereça algo gratuito para seus clientes:

Outra estratégia muito eficiente de como captar clientes é oferecendo algo gratuito que tenha muito valor para seu público-alvo.

Isso pode ser feito de inúmeras maneiras. É importante ter cuidado na hora de aplicar este tipo de estratégia para que o tiro não saia pela culatra, lembre-se que é hora de conquistar seu cliente, por isso, é essencial oferecer algo gratuito que realmente tenha muito valor para seu cliente, senão ele acaba se afastando de você ao invés de se sentir atraído.

Uma boa forma de colocar esta estratégia em prática é oferecer a utilização do serviço por um período gratuito. Os prazos mais comuns são 7 dias, 15 dias ou até um mês. Assim seu cliente poderá conhecer o produto que está em mãos e efetivar a compra caso o produto seja realmente necessário e valioso para ele.

Outra forma é disponibilizar uma versão limitada para ser utilizada de forma gratuita. É importante que esta versão tenha os recursos mínimos necessários para que o cliente perceba o potencial de seu produto. Vale destacar a importância de deixar claro ao cliente quais os benefícios da versão paga.

Você também pode oferecer brindes para quem comprar seu produto. Os brindes são ótimas opções, pois você pode oferecer algo que não tem muito valor econômico para você, mas terá uma grande utilidade para seu cliente. Na maioria dos casos os brindes são chamados de bônus.

É muito comum ver clientes sendo atraídos mais pelos bônus disponíveis do que pelo produto principal.

Finalizando

Para finalizar é válido destacar que todas estas estratégias podem ser utilizadas em conjunto. O importante é planejar-se bem para que tudo seja colocado em prática de maneira correta, tenho certeza que você receberá muitos clientes em seu negócio.

Por fim, vale lembrar que este é apenas um dos passos para conquistar seus clientes. Espero que tenha aprendido como captar clientes com eficiência.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!