Como começar um negócio do zero: 6 passos essenciais

Nesse artigo eu vou falar sobre como começar um negócio do zero. Não vou dar uma receita pronta, no entanto, vou apresentar alguns passos importantes que podem ser seguidos para aumentar as chances de sucesso do empreendedor que deseja iniciar um novo negócio.

Como começar um negócio do zero

Então vamos aos passos sobre como começar um negócio do zero.

1 – Determine o tipo de negócio que pretende iniciar

Certamente você já deve saber que tipo de negócio deseja iniciar. Se esse for o caso, ótimo. No entanto, se você ainda está na fase de analisar oportunidades, fique atento, e tome cuidado para não fazer escolhas ruins.

passos-sobre-como-comecar-um-negocio-do-zeroPara aumentar as chances de sucesso do seu novo negócio, é importante que você foque os seus esforços em um ramo de negócios pelo qual sente afinidade. No início do seu empreendimento, você precisará trabalhar muito e enfrentar uma enorme quantidade de desafios até que seu negócio se estabilize e comece a gerar lucros.

Quando você gosta do que está fazendo, torna-se muito mais fácil superar os desafios e trabalhar com afinco. Por outro lado, se você está em um negócio apenas pelo dinheiro, será muito difícil continuar trabalhando e vencer os obstáculos diários comuns na vida de todo empreendedor.

2 – Fazer um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento escrito que fornece detalhes sobre como você pretende alcançar seus objetivos de negócio e superar possíveis obstáculos. Esse documento é útil também quando se pretende conseguir financiamento para o seu negócio junto a bancos e investidores.

Construir um plano de negócios não é difícil, e esse documento pode te ajudar muito na sua jornada rumo ao sucesso.

Alguns empreendedores começam negócios sem se preocupar em fazer um plano de negócios, no entanto, para você que deseja começar um negócio do zero, construir esse documento pode te ajudar a ter mais clareza sobre o ramo de negócio pretendido, e sobre a viabilidade da sua ideia.

3 – Escolher o local que abrigará o negócio

A escolha do local que abrigará o negócio é um fator muito importante, afinal, se o empreendedor abrir o seu negócio em um ponto inadequado, as chances de fracasso se tornam muito maiores.

Antes de escolher o local, é importante definir qual o público-alvo do seu empreendimento. Definir o seu público-alvo é muito importante, pois o local que abrigará o seu negócio precisa estar próximo das pessoas que têm interesse naquilo que você oferecerá.

Por exemplo, se você deseja montar um salão de beleza, precisa procurar um ponto onde haja grande circulação de pessoas, e que favoreça o estacionamento de veículos.

Você precisa escolher o local com cuidado e sabedoria, portanto, não faça isso de maneira precipitada.

4 – Definir as fontes de financiamento

O seu negócio precisa de dinheiro para nascer, então, você precisa definir quais fontes de financiamento serão utilizadas para tirar a sua ideia do papel.

Você vai utilizar o seu próprio dinheiro para financiar o seu negócio? Vai pedir um empréstimo junto a um banco? Vai procurar investidores e mostrar o seu plano de negócios?

Essas são apenas algumas fontes de investimento mais comuns. No entanto, atualmente estão surgindo fontes de financiamento inovadoras, um exemplo, são as companhas de financiamento coletivo (crowdfunding). Através de campanhas de crowdfunding você pode conseguir arrecadar o dinheiro que precisa para abrir o seu negócio.

Mas apesar do crowdfunding ser uma opção que pode ajudar na hora de começar um negócio, é preciso ficar atento na hora de criar uma campanha desse tipo. Para evitar problemas futuros, o empreendedor precisa estudar bastante o funcionamento do crowdfunding, e quais vantagens e desvantagens esse tipo de financiamento pode trazer para o seu projeto.

5 – Formalizar o seu negócio

Depois de tudo definido, chegou o momento de formalizar o seu negócio. Esse é um passo muito importante, e nesse momento, você precisa da ajuda de um profissional: o contador.

O Brasil é um país extremamente burocrático, e no caso da formalização de um negócio, é preciso observar uma infinidade de regras e detalhes, e o contador é o profissional capaz de te ajudar a lidar com isso da melhor maneira possível.

Para mais detalhes sobre como formalizar o seu negócio, leia o artigo Como abrir uma empesa.

6 – Trabalhar com inteligência e dedicação

Muito bem, seu negócio já está formalizado, agora, é preciso trabalhar bastante para levá-lo ao sucesso.

Ser empresário no Brasil não é fácil, e é preciso trabalhar com muita dedicação e inteligência para conseguir alcançar o sucesso. No entanto, apesar das dificuldades e desafios, é possível sim vencer sendo um empreendedor.

Para aumentar as suas chances de sucesso, você precisa se capacitar, fazer cursos, participar de seminários sobre empreendedorismo, feiras do seu ramo de negócios, e agir de acordo com os seus objetivos.

Não se deixe abater pelas dificuldades, mantenha o foco nos seus objetivos, e trabalhe para alcançá-los.

Considerações finais

Começar um negócio próprio realmente é um grande desafio, mas se o empreendedor iniciante agir com inteligência, perseverança e confiança, certamente conseguirá começar o seu negócio a partir do zero e ter sucesso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!