Como conquistar clientes com 7 práticas essenciais

Um negócio sem bons clientes não chega a lugar algum e tem como única opção o fracasso. Logo, é tarefa de todo empreendedor construir um negócio que seja atrativo para seus clientes potenciais. Além de atrair, para ter sucesso no mercado de hoje é necessário fidelizar sua clientela. Neste artigo você vai aprender práticas simples, mas essenciais, sobre como conquistar clientes.

Conquistar um cliente é fazer dele um defensor de sua marca. Além de comprar seus produtos ou contratar seus serviços ele indica sua empresa para amigos e colegas de trabalho, e se preciso, é capaz de defender a sua empresa diante de alguma acusação.

A conquista de clientes fiéis e defensores não acontece da noite para o dia. É um processo que exige um esforço de toda a empresa, para criar um ambiente onde o cliente sinta-se valorizado e conectado com a cultura de sua empresa.

Para isso é necessário colocar em prática o Marketing de Relacionamento. Um marketing que vai além da divulgação de produtos ou promoções, que visa integrar sua empresa no contexto vivido pelos seus clientes e manter um relacionamento ao longo do tempo.

Veja a seguir as práticas essenciais sobre como conquistar clientes.

7 Práticas essenciais sobre como conquistar clientes

1 – Invista na qualidade do seu produto:

dicas e práticas sobre como conquistar clientes nos dias atuaisA primeira prática essencial para conquistar toda sua clientela é investir constantemente na qualidade dos seus produtos.

Caso ocorra um deslize você poderá perder um pouco de sua credibilidade e consequentemente alguns clientes. Por isso, é necessário controlar a qualidade de tudo que você produz ou oferece como serviço para seus clientes. Além do controle constante é necessário também estar atento às novidades do mercado e antecipar-se à concorrência, elevando assim o nível de seus produtos constantemente.

2 – Tenha um atendimento de qualidade:

Uma prática fundamental para quem quer aprender como conquistar clientes é fornecer um ótimo atendimento em todas as etapas que seu cliente possa relacionar-se com sua empresa.

Desde o primeiro contato até o pós-venda é importante que o cliente se sinta respeitado em todos os seus direitos e que ainda possa perceber que é valorizado pela sua empresa.

O bom atendimento é feito quando se leva em consideração as características de cada cliente, tratando a todos com educação, gentileza e alegria.

3 – Forneça benefícios para seus clientes mais antigos:

É importante que seus clientes sintam que fidelizar-se ao seu negócio pode ser uma grande vantagem para eles.

Para isto é necessário que você crie benefícios para os clientes que se mantém fiéis ao seu negócio. Isso pode ser feito com promoções de fidelização, melhores condições de pagamento, descontos maiores em função do tempo, melhores condições em função da priorização de compras e tantas outras opções.

Estes benefícios precisam ser claros e objetivos, para que não seja criada nenhuma expectativa que não seja cumprida.

4 – Cumpra o combinado e ofereça algo a mais:

Cumprir com todas as condições firmadas durante uma negociação é o mínimo que deve ser feito para manter uma boa relação entre sua empresa e seus clientes.

Mesmo assim, muitas empresas deixam de cumprir prazos ou fornecem produtos com qualidade aquém do desejado pelos clientes.

Agora, se você deseja realmente aprender como conquistar clientes é necessário ir além do que está no contrato. Ou seja, ofereça algo a mais para seu cliente, surpreenda este cliente com benefícios que ele não esperava ao negociar com sua empresa.

5 – Crie um canal acessível de comunicação:

Outro ponto importante para conquistar sua clientela é ser acessível para todos seus clientes.

Para isso você deve criar canais que facilitam seu trabalho e que colaboram para um retorno rápido às solicitações de seus clientes. Hoje em dia existem inúmeras tecnologias que conectam os clientes às empresas com rapidez e simplicidade.

É importante neste ponto facilitar a vida de seu cliente, para isso, resolva o problema de cada um o mais rápido possível e facilite os canais de comunicação com cargos mais altos de sua empresa.

Hoje em dia, o caminho não se esconder de seus clientes, mas mostrar que você está próximo e é acessível à cada um deles.

6 – Interaja com seus clientes no dia a dia:

A sexta dica sobre como conquistar clientes é interagir com sua clientela durante o dia a dia. Ou seja, é estar presente além do ambiente da negociação.

Para isso você pode utilizar inúmeras ferramentas como um blog de conteúdo, redes sociais, ferramentas de e-mail marketing, telefonemas com certa frequência, envio de cartas em datas comemorativas, promoções personalizadas para cada cliente e tantas outras opções.

Aqui é válido ter criatividade e escolher uma ferramenta adequada para o perfil de sua clientela. É importante que no dia a dia você ofereça algo de valor para seus clientes e não apenas propaganda de seus produtos.

Tome cuidado para não passar dos limites, é importante respeitar o espaço de seus clientes. Conforme a política que você adote você poderá transmitir uma imagem de chato e insistente.

7 – Faça uma conexão com o que realmente importa:

Hoje em dia uma marca pode exprimir muito bem o que considera importante e valioso. Isso pode ser feito com uma boa estratégia de marketing.

Logo é necessário que os valores de sua empresa estejam conectados com os valores de seus clientes. Além de produtos de qualidade, bom preço e bom atendimento é fundamental que sua empresa esteja antenada às realidades e desafios do mundo atual.

Muitos clientes podem escolher sua empresa por acreditar nos mesmos valores que sua empresa transmite. Caso os valores que você transmite sejam diferentes da expectativa de seus clientes isso pode ser um grande problema para seu negócio.

Finalizando

Até agora, o preço não foi mencionado com um fator importante para conquistar sua clientela. Pois o preço não é um elemento fundamental nesta conquista, muitas pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais caro quando se identificam com uma marca e acreditam nos valores que a marca transmite.

Por isso, você deve investir em um preço adequado para seu produto, mas não é o fundamental para conquistar uma clientela fiel de defensora de seu negócio.

Veja um resumo rápido sobre como conquistar clientes com 7 práticas essenciais:

  • Invista na qualidade do seu produto;
  • Tenha um atendimento de qualidade;
  • Forneça benefícios para seus clientes mais antigos;
  • Cumpra o combinado e ofereça algo a mais;
  • Crie um canal acessível de comunicação;
  • Interaja com seus clientes no dia a dia;
  • Faça uma conexão com o que realmente importa.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!