Como conseguir empréstimo para abrir uma empresa

Para abrir o próprio negócio, em muitos casos, o empreendedor precisa de um investimento inicial. Quando o empreendedor consegue pagar todos os investimentos com suas economias é muito simples, mas quando isso não é possível é necessário recorrer a um empréstimo. Neste artigo você vai conferir dicas sobre como conseguir empréstimo para abrir uma empresa.

O investimento inicial é destinado para pagar as despesas que surgem antes mesmo do negócio começar a operar. Despesas como compra de maquinário, matéria-prima, aluguel ou compra de imóveis, reformas, compra de móveis, contratação de pessoal e pagamento de impostos e taxas.

Fazer um empréstimo para colocar seu negócio em funcionamento é natural, mas deve ser muito bem avaliado. Caso contrário você poderá contrair uma dívida quase impossível de ser paga e ter sérios problemas financeiros no início da sua vida de empreendedor.

Além dos conhecidos empréstimos e financiamentos convencionais de instituições bancárias conhecidas, existem outras formas de conseguir o dinheiro necessário para seu negócio que você também vai conferir a seguir.

Quais os principais tipos de empréstimo para abrir uma empresa?

1 – Empréstimo pessoal para abrir uma empresa:

dicas de como conseguir empréstimo para abrir uma empresaA primeira opção para quem deseja conseguir um bom empréstimo para abrir uma empresa é o financiamento pessoal.

Neste caso você vai em busca do dinheiro como proprietário da empresa.

Tudo é feito no seu nome e as garantias são dadas por você. É uma forma simples para quem já possui um bom relacionamento com instituições financeiras e também para quem está começando o primeiro negócio.

Você deve ficar atento às condições do empréstimo, pois os juros neste tipo de empréstimo geralmente não são os mais interessantes do mercado.

Mas, a facilidade pode fazer com que esta opção se torne atrativa para você.

2 – Empréstimo convencional para abrir uma empresa:

Caso sua empresa já esteja regularizada e você tenha toda documentação em mãos é possível fazer um bom empréstimo para seu negócio.

Talvez você consiga condições um pouco melhores que o empréstimo para pessoa física.

Este tipo de empréstimo é conseguido nos grandes bancos de varejo, ou seja, os bancos convencionais que a grande maioria da população possui conta poupança ou corrente.

Caso você tenha dificuldades em conseguir este empréstimo nos grandes bancos é possível tentar em bancos menores. Geralmente eles estão dispostos a correr um risco maior em troca de juros um pouco mais altos e boas garantias de pagamento.

3 – Empréstimo no BNDES para abrir uma empresa:

Outra forma interessante é tentar um bom empréstimo no Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES.

Este banco público foi criado com o objetivo de colaborar com as empresas brasileiras, proporcionando empréstimos e financiamentos com condições melhores que o mercado privado.

É possível conseguir boas condições de empréstimos e financiamentos com o BNDS, em especial para o microempreendedor.

É válido salientar que os empréstimos do BNDS, na maioria dos casos, possuem regras muito específicas. São destinados para linhas de investimentos que o governo deseja investir.

Além disso, o empréstimo realizado é feito com um objetivo já definido e o cumprimento deste objetivo deve ser comprovado junto à instituição financeira. Por exemplo, o governo pode disponibilizar uma linha de crédito para pequenos agricultores comprarem novos tratores, o que seria uma linha de crédito bem específica.

4 – Empréstimo com investidor anjo para abrir uma empresa:

Outra opção que tem ganhado força com o passar do tempo são as parcerias entre empreendedores e investidores anjos.

Para quem tem dificuldade em conseguir um empréstimo em instituições financeiras convencionais esta é uma ótima opção.

Neste caso, o investidor anjo tem uma atuação diferente. Ele é muito mais interessado no seu negócio que uma instituição convencional. Na maioria das vezes é uma pessoa física com boa reserva financeira, que está em busca de novas empresas que podem trazer um bom retorno para os investimentos que ele deseja fazer.

O grande segredo para conseguir este tipo de investimento é encontrar um investidor que compre sua ideia e confie no seu planejamento.

Existem inúmeras empresas hoje em dia que trabalham com a aproximação de empreendedores e investidores anjo. Com uma rápida pesquisa na internet você encontrará inúmeras empresas.

5 – Outras formas de conseguir empréstimo para abrir uma empresa:

Existem outras maneiras de conseguir um empréstimo para montar seu negócio. Como por exemplo, o cheque especial e o cartão de crédito.

Estas são as últimas opções, pois possuem as piores condições financeiras para quem está começando um novo negócio. Os juros de ambas opções são altíssimos e podem fazer com que sua dívida se torne impagável em pouco tempo.

Por isso, faça todo esforço para encontrar um bom financiamento em boas instituições financeiras. Fuja do cheque especial, esta é realmente a última opção para viabilizar seu negócio.

Dicas para conseguir um bom empréstimo:

Não é tão simples conseguir um bom empréstimo para abrir uma empresa, é necessário determinação para buscar as melhores opções e conseguir entregar toda documentação exigida pelas instituições financeiras.

Entretanto, tudo pode ser mais fácil se você seguir algumas dicas que serão passadas a seguir.

Procure as instituições financeiras com antecedência. Nunca faça um empréstimo com pressa. Você precisa de tempo para avaliar as melhores opções e a instituição financeira também irá levar em conta sua organização e planejamento em procurar o empréstimo na hora certa e não de última hora. O tempo é fundamental para que você negocie bem.

Saiba exatamente o quanto você precisa e para o que você precisa deste dinheiro. Você não deve pegar mais dinheiro do que realmente precisa, quanto menor seu empréstimo melhor. Será mais fácil conseguir seu dinheiro.

Ter um objetivo claro também é importante para que a instituição financeira confie no seu projeto e no seu planejamento. Assim, ela poderá oferecer melhores condições para você.

Mostre à instituição financeira que você tem condições de pagar pelo empréstimo realizado. Deixe claro a sua expectativa de retorno da sua empresa e as garantias que você pode oferecer pelo empréstimo.

Procure o empréstimo antes de se endividar. Este ponto é fundamental, pois você terá facilidade em conseguir um empréstimo enquanto tiver crédito no mercado. Caso você se endivide primeiro isso poderá acabar com a confiança entre você e as instituições financeiras.

Finalizando

Estou certo de que este artigo irá te ajudar a decidir o que é melhor para seu negócio. Você vai perceber que com um bom planejamento e tempo você conseguirá um bom empréstimo para abrir uma empresa.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!