Como convencer alguém com 7 dicas simples

Saber convencer as pessoas é uma necessidade para quem trabalha com vendas. É certo que existem inúmeras técnicas que auxiliam o vendedor a encontrar os melhores caminhos para persuadir seus clientes. Neste artigo você vai aprender dicas simples de como convencer alguém e aumentar ainda mais seu sucesso nas vendas.

A arte da persuasão é muito valorizada e pode trazer inúmeras vantagens para os profissionais que a dominam. É fácil perceber que os profissionais que sabem como convencer as pessoas conseguem melhores resultados, como fazer mais vendas e até mesmo envolver e motivar melhor as equipes de trabalho.

Antes de mais nada é válido dizer que a arte de convencer as pessoas é vista com maus olhos por muitas pessoas, mas em muitos casos esta arte também é necessária para fazer coisas boas.

Aprender como convencer alguém é importante em todas as áreas da vida, desde o trabalho com vendas, o convívio com colegas de trabalho, as relações familiares e em tantas outras áreas da vida.

As dicas a seguir serão simples e você poderá começar a coloca-las em prática a partir de hoje mesmo.

7 Dicas de como convencer alguém

1 – Esteja preparado para convencer as pessoas que você deseja:

dicas simples de como convencer alguémA primeira dica para quem deseja aprender como persuadir as pessoas é necessário se preparar.

A preparação consiste em dominar bem o assunto que você deseja apresentar aos interessados. Para isso, nada melhor do que muito estudo e também a experiência de vida.

Além disso, é importante que você prepare a sua imagem para convencer o público do seu interesse. Neste caso, é importante estar com uma aparência adequada, com roupa adequada e com os cuidados com a higiene básica em dia, como cabelo arrumado e unhas bem feitas.

É claro que em alguns casos você passará por imprevistos e não terá tempo para se preparar, neste caso é hora de colocar a criatividade em prática.

2 – Tenha argumentos verdadeiros e convincentes para utilizar:

É claro que ninguém conseguirá convencer uma pessoa sem ter em mãos argumentos que sejam convincentes. Além disso, é importante que estes argumentos sejam lógicos e verdadeiros.

Caso você não tenha argumentos convincentes é muito difícil você ter sucesso em persuadir boa parte das pessoas.

Para ter argumentos que sejam sólidos e verdadeiros é necessário ter conhecimento e não ter receio de testar os argumentos que você tem em mãos. Para isso, estudar o assunto do seu desejo é fundamental, o que exigirá de você muita dedicação.

3 – Conquiste a empatia das pessoas ouvindo e entendo o outro lado:

A terceira dica de como convencer alguém é conquistar a empatia das pessoas que você quer convencer.

Para isso é importante saber ouvir as pessoas e entender o outro lado da moeda. Isso irá demonstrar que seu interesse não é apenas colocar sua ideia em prática, mas no melhor para todos os envolvidos.

Ter a empatia das pessoas é fundamental para abrir o caminho para que suas ideias sejam aceitas e você consiga convencer as pessoas que a sua proposta é a melhor opção para todos os envolvidos.

Por isso, para persuadir as pessoas tão importante quanto falar bem é ouvir bem.

4 – Utilize exemplos práticos do dia a dia para convencer as pessoas:

Outro ponto fundamental é utilizar exemplos práticos do dia a dia para persuadir as pessoas que você deseja convencer.

Os exemplos práticos têm um grande poder para persuadir as pessoas. Eles fazem com que as pessoas se identifiquem com o que está sendo proposto e aceitam com mais facilidade.

Exemplos vividos por você são ainda melhores para convencer as pessoas. A sua experiência de vida será fundamental, mostrar para as pessoas que o que você propõe você aplicou ou viveu em sua vida é um fator muito positivo para dar credibilidade ao que você está fazendo.

5 – Mantenha sempre as emoções sob controle:

A quinta dica sobre como convencer alguém é manter as emoções sob controle. Ao convencer alguns públicos é possível que você seja desafiado de diversas formas.

Em alguns casos, suas convicções serão desafiadas e até mesmo tidas como irrelevantes. Para driblar esta situação é importante ter um bom controle emocional. Isso irá demonstrar o seu profissionalismo e dar ainda mais credibilidade ao que você está propondo.

Caso você perca os limites você irá colocar em jogo tudo que tenha sido construído até o momento. As emoções são fundamentais na hora de convencer as pessoas, positivamente e negativamente.

6 – Esteja pronto para eliminar as objeções que podem surgir:

Durante uma convencer podem surgir inúmeras objeções a respeito do que você está propondo. Isso é normal e é muito comum em qualquer tipo de conversa, onde uma pessoa propõe algo a outras pessoas.

Estar pronto para responder a estas objeções é fundamental para ter sucesso em persuadir as pessoas de seu interesse.

É claro que para se sair bem diante das inúmeras objeções que podem surgir é necessário se preparar. Você deverá pesquisar e entender as objeções que podem surgir durante a conversa.

Em alguns casos você poderá se deparar com objeções inesperadas e deverá ter toda a criatividade e conhecimento para driblar estes imprevistos.

7 – Tenha confiança e transmita credibilidade:

A sétima dica de como convencer alguém é ter confiança no que você vai propor e transmitir credibilidade às pessoas interessadas.

Para ter confiança no que você vai propor é importante dominar todo o assunto e ainda ter consciência das objeções que podem surgir. A autoconfiança é fundamental para que você consiga convencer outras pessoas, você é a primeira pessoa que deve acreditar em seu projeto para que outras pessoas acreditem.

A credibilidade é transmitida pela pessoa que você é, pelo seu exemplo de vida, pela cordialidade com que você trata as pessoas, pelo vocabulário que você usa, pela forma como você se posta diante das pessoas e também pelos argumentos que você usa.

Últimas Considerações

Estou certo de que colocando em prática estas dicas você terá condições de ter sucesso nas tentativas de convencer alguém. Por fim, é válido dizer que você poderá sempre melhorar, a cada dia é possível aprender ainda mais sobre este assunto e melhorar cada uma das suas habilidades.

Confira mais uma vez as dicas sobre como convencer alguém:

  • Esteja preparado para convencer as pessoas que você deseja;
  • Tenha argumentos verdadeiros e convincentes para utilizar;
  • Conquiste a empatia das pessoas ouvindo e entendo o outro lado;
  • Utilize exemplos práticos do dia a dia para convencer as pessoas;
  • Mantenha sempre as emoções sob controle;
  • Esteja pronto para eliminar as objeções que podem surgir;
  • Tenha confiança e transmita credibilidade.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!