Como criar novas oportunidades de negócio com sucesso

Aproveitar as novas oportunidades que surgem é uma ótima maneira do empreendedor gerar valor e cultivar seu sucesso. Entretanto, as novas oportunidades de negócio não caem como um presente do céu, elas são desenvolvidas com muito trabalho e inovação.

Um empreendedor que possui um olhar atento às necessidades que surgem no mercado pode identificar inúmeras boas oportunidades. Para isso, é necessário estar inserido no mercado e viver o dia a dia para que possa identificar o real surgimento de novas demandas.

Buscar um constante aprimoramento e aprendizado também colaboraram para a percepção de novas oportunidades realmente lucrativas em meio a uma nuvem de ideias.

Além disso, é fundamental uma boa dose de otimismo, para encarar os novos desafios como novas oportunidades de gerar ainda mais valor que antes. Só com o otimismo é possível enxergar as novas oportunidades de negócio e não apenas os problemas.

Ainda é possível adicionar a esta receita a experiência. O dia a dia é capaz de proporcionar a um empreendedor conhecimentos que ele nunca iria adquirir com cursos ou na universidade. Assim, a experiência colabora para um olhar perspicaz na identificação de boas oportunidades.

5 Formas para criar novas oportunidades de negócio

1 – Mude a forma de monetização do seu negócio:

dicas e estratégias para criar novas oportunidades de negócio para empresasUma maneira simples de criar novas oportunidades de negócio é mudar a forma de gerar dinheiro, ou seja, a monetização de seu trabalho.

Você deve fazer isso para facilitar a entrada de novos clientes e ainda tornar seu serviço mais competitivo diante do mercado. Conforme a mudança da monetização você poderá encontrar um novo mercado a ser desbravado e à partir daí surgirão inúmeras novas oportunidades de negócio.

Uma nova oportunidade não surge apenas de um novo produto, mas também da forma como produtos já existentes são comercializados. A nova forma de comercialização poderá facilitar a aquisição de produtos por clientes que antes não teriam esta oportunidade.

É claro que nem todo tipo de negócio possui esta opção, cada caso é um caso e a mudança de monetização deve ser muito bem avaliada, mas pode salvar seu negócio.

2 – Aproveite os imprevistos para criar novas oportunidades de negócio:

Os imprevistos são inevitáveis em qualquer mercado, a sua postura diante dos imprevistos que influenciará se estes imprevistos produzirão benefícios ou somente prejuízos ao seu negócio.

É comum encontrar empresas que mudam totalmente a direção de seus negócios por encontrar nos imprevistos oportunidades que nunca foram pensadas e que podem ser muito lucrativas.

Dos imprevistos podem surgir novos produtos, uma nova forma de fazer o marketing, uma nova organização para sua empresa, a descoberta de novas habilidades dentro do seu time, e tantas outras coisas boas podem ser encontradas em meio ao imprevisível.

Mas, como falado no início, tudo dependerá de sua postura e de sua equipe diante das situações imprevisíveis. Pois, em muitos casos as pessoas se apavoram ao invés de abrir os olhos para as portas que podem estar se abrindo.

3 – Avalie o que realmente tem valor para seu público-alvo:

Outra forma de criar novas oportunidades de negócio é rever o que realmente tem valor para o seu público-alvo.

Você pode estar focando seu trabalho em atributos que não valorizam seu produto e não te distingue no mercado, isso faz com que suas oportunidades de negócio sejam limitadas e criam um ambiente ainda mais propício a uma concorrência sangrenta.

Neste caso, é necessária uma validação do que realmente tem valor para seus clientes em seus produtos. Assim, você poderá avaliar quais atributos de seus produtos podem ser eliminados ou reduzidos para ganhar uma vantagem competitiva em relação ao custo e quais atributos podem ser melhorados ou criados para ganhar vantagem na criação do valor percebido pelo cliente.

Com este tipo de estratégia é possível encontrar novos mercados e novas oportunidades para serem desbravadas. Um dos grandes benefícios deste tipo de estratégia é deixar a concorrência para trás.

4 – Encontre novos mercados para os mesmos produtos:

A criação de novos mercados para os produtos que você já tem em mãos também pode ser uma boa opção para seu negócio.

Para criação de um novo mercado é necessário identificar as características e atributos que você deverá desenvolver em seus produtos para alcançar a expectativa do seu novo mercado.

Por exemplo, caso você trabalhe com produtos que atendem pessoas com um nível financeiro elevado e deseja alcançar pessoas com uma condição financeira inferior será necessário adequar os atributos que são importantes para este novo público.

Assim, é possível que seja necessário investir menos em alguns atributos que não possuem muito valor para seu novo público para potencializar outras características que realmente são valorizadas pelo novo público-alvo. Por exemplo, um novo público-alvo pode não considerar o uso de ingredientes orgânicos como um fator importante e sim o preço final do seu produto.

Logo é possível criar novas oportunidades de negócios com os mesmos produtos, mas direcionados para mercados distintos.

5 – Esteja atento às novas necessidades do mercado:

Hoje em dia, a velocidade com que as mudanças tecnológicas são implementadas tem um grande potencial de fazer com que produtos que são necessários hoje, não sejam necessário amanhã.

Da mesma forma, como o desenvolvimento tecnológico, necessidades que não existiam antes passam a existir com o tempo.

É tarefa de todo empreendedor estar atento à estas mudanças e tentar prever quais são as necessidades futuras que sua empresa deverá atender. Assim, você estará sempre acompanhando uma demanda real por seus serviços ou produtos.

É claro que a velocidade de mudança de necessidades muda muito conforme o nicho do mercado. Mas, elas estão sempre acontecendo. A geração atual conhece inúmeras tecnologias que foram revolucionárias e que já não existem mais ou não conseguem suprir as verdadeiras necessidades do mercado.

Por isso, para ter sempre seu espaço no mercado é fundamental oferecer o que o mercado realmente precisa. Ficar alguns passos para trás pode fazer seus produtos fazer com que seus produtos se tornem obsoletos e acabar com seu negócio.

Finalizando

Como você pode ver nas dicas acima, as novas oportunidades de negócio não caem do céu, mas são o resultado de muito trabalho e criatividade. Por isso, para um empreendedor continuar a cultivar seu sucesso é necessário investir na constante validação de seus produtos e no conhecimento da real necessidade o mercado.

Confira mais uma vez as 5 práticas que podem te auxiliar a criar novas oportunidades para sua empresa:

  • Mude a forma de monetização do seu negócio;
  • Aproveite os imprevistos para criar novas oportunidades de negócio;
  • Avalie o que realmente tem valor para seu público-alvo;
  • Encontre novos mercados para os mesmos produtos;
  • Esteja atento às novas necessidades do mercado.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!