Como empreender com pouco dinheiro: 7 Dicas práticas

Muita gente tem o sonho de ser um empreendedor, entretanto esbarra em diversas dificuldades. Uma das principais dificuldades é a falta de recursos financeiros para financiar a primeira empresa. Por isso, escrevi este artigo com 7 dicas de como empreender com pouco dinheiro.

A limitação dos recursos financeiros pode ser um empecilho, mas não pode impedir com que você comece a empreender.

É claro que muitos negócios existem um grande investimento inicial, neste caso o melhor a fazer é começar a empreender com o que é possível hoje para financiar um sonho maior no futuro.

Essa é uma das melhores estratégias. Não é possível subir uma escada sem passar por todos os seus degraus. A vida do empreendedor é assim, muitas vezes ele faz o que não gosta com intuito de alcançar determinado objetivo. Ou seja, para um bom empreendedor é melhor empreender no que é possível do que não empreender.

A falta de recursos financeiros é apenas um dos primeiros desafios que você vai enfrentar como empreendedor. Veja as dicas a seguir.

7 Dicas práticas de como empreender com pouco dinheiro

1 – Faça uma reserva financeira para pagar as contas:

dicas de como empreender com pouco dinheiroA primeira dica de como empreender com pouco dinheiro é fazer uma reserva financeira para pagar as contas.

É importante reservar um montante de dinheiro para pagar as contas pessoais e um montante para investir no seu negócio. Mesmo que seu negócio não exija um investimento alto você terá pequenas despesas para serem pagas mensalmente.

O valor da reserva financeira deverá ser baseado em seu custo de vida e em sua projeção de quando começará a lucrar com o seu próprio negócio. Uma dica importante é não ser muito otimista com o início dos lucros, é melhor ter uma reserva suficiente para uma previsão pessimista.

Outra dica fundamental é cortar despesas pessoais. Viva com o essencial neste período que você dedicará ao seu novo negócio. Corte tudo que é supérfluo e evite todo tipo de desperdício.

A opção por uma vida minimalista poderá te auxiliar na tarefa de gastar pouco, enquanto seu negócio não decola.

2 – Escolha um negócio com baixo investimento inicial:

Para ter sucesso em empreender com poucos recursos financeiros é importante escolher um nicho de negócio que exija um baixo investimento inicial.

Não adianta querer abrir uma Franquia do McDonald’s com recursos limitados, uma franquia como esta chega a custar mais de 1 milhão de reais.

O primeiro passo é encontrar oportunidades de negócios simples e baratas. Em seguida, você deve avaliar se o seu negócio tem chance de dar certo, ou seja, você precisa validar sua ideia. Esta validação pode ser feita por uma pesquisa de mercado, por exemplo.

Fazer uma boa validação do seu negócio evita que você invista em algo que não trará retorno. Este passo é fundamental para você não perder os poucos recursos que você já tem.

Lembre-se que você precisa acertar, logo você precisa investir em algo que realmente tem a possibilidade em dar certo.

Outra forma muito útil de validar um mercado é com o lançamento de um produto mínimo viável. Ou seja, é lançar sua ideia no mercado, mesmo que inacabada para verificar como será a resposta de seu público-alvo.

3 – Invista no essencial e não na aparência:

A terceira dica de como empreender com pouco dinheiro é investir no que realmente é essencial e não na aparência.

Para muitas pessoas a abertura de uma empresa significa alugar uma boa sala, comprar móveis bonitos e diversos equipamentos. Entretanto, muita gente faz isso, sem ao menos ter um cliente.

A dica aqui é começar pequeno, gastando o mínimo possível. Desta forma, não se iluda com uma sala linda e maravilhosa, se for possível começar trabalhando em casa, que você comece trabalhando dentro de sua.

Você também poderá fazer a opção de escritórios compartilhados (coworking). É uma boa opção para dividir custos fixos e ainda não ter uma grande despesa com mobiliário e equipamentos. Você poderá alugar espaços conforme a necessidade, desde uma única estação de trabalho, uma sala específica ou reservar uma sala de reunião.

Existem inúmeras formas de gastar dinheiro sem necessidade, você deve evita-las constantemente. Lembre-se que seus recursos financeiros são limitados e que você não pode desperdiça-los.

4 – Aprenda a fazer com as próprias mãos:

A quarta dica de como empreender com pouco dinheiro é quase que inevitável. É importante que você esteja aberto a aprender a fazer diversas coisas que antes você não precisaria fazer.

A realidade de muitos empreendedores é não ter a disposição profissionais de diversas áreas, como em uma empresa grande. Neste caso, muitas tarefas deverão ser feitas por você.

Por isso, não tenha receito em aprender algo novo. Coloque a mão na massa e faça você mesmo diversas tarefas que serão importantes para seu negócio.

Isso será importante também para que você aprenda a fazer mais com menos recursos. É um passo essencial para pequenas empresas, onde diversas pessoas precisam adquirir habilidades importantes para diversas tarefas diferentes.

Uma equipe flexível e capaz de se adequar à diferentes demandas de serviço é um tesouro para uma empresa que está nascendo.

5 – Encontre clientes potenciais o mais rápido possível:

É claro que seu sucesso dependerá de seus clientes, por isso, quanto mais rápido você conseguir seus primeiros clientes, mais fácil será o seu caminho como empreendedor.

Uma dica é não esperar que seu produto esteja perfeito para buscar seus primeiros clientes.

É possível trabalhar com versões betas com preços baixos ou até mesmo encontrar clientes dispostos a pagar antecipadamente para contar com seu produto assim que ele estiver finalizado.

A busca por novos clientes é uma tarefa que será constante na vida de todo empreendedor. Para conquistar seu público-alvo é importante criar boas estratégias de marketing e um planejamento de vendas. Não queira sair ao mercado como uma metralhadora sem um alvo certo.

É importante ter metas e objetivos concretos. Só assim você poderá saber o quanto está progredindo. Caminhar aleatoriamente não trará muitos resultados positivos, é importante ter um roteiro por onde caminhar.

6 – Utilize a internet para facilitar seu trabalho:

A sexta dica de como empreender com pouco dinheiro é utilizar as ferramentas disponíveis na internet a favor de seu negócio.

Hoje em dia, é possível utilizar inúmeras ferramentas para divulgação e venda de seus produtos ou serviços pela internet. Você poderá alcançar clientes que antes seriam impossíveis sem a internet.

A principal dica é utilizar o marketing digital para impulsionar o seu negócio de forma online.

São inúmeras formas de utilizar a internet para divulgar sua empresa, como a criação de um blog, utilização de e-mail marketing, conexão com seus clientes por meio das redes sociais, divulgação de conteúdo de qualidade, por meio de textos, vídeos e podcast.

São inúmeras formas de alcançar seu público-alvo, construir sua autoridade e conquistar a confiança de seu público. Assim você poderá transformar sua audiência em clientes.

O marketing digital é uma ferramenta essencial para quem possui poucos recursos para investir em estratégias de marketing e estratégias de venda.

7 – Não se esqueça de que o dinheiro não é tudo:

A última dica de como empreender com pouco dinheiro, pode parecer a mais incoerente, mas é muito importante. O dinheiro não é tudo em seu negócio e em sua vida de empreendedor.

É claro que, quando começamos a empreender com recursos financeiros limitados, o nosso primeiro objetivo é começar a receber algum dinheiro para aliviar as contas e começar a ter um certo conforto quanto à situação financeira.

Entretanto, o dinheiro pode demorar um pouco a chegar. Pode demorar mais do que você planejou. Em muitos casos, os seus recursos financeiros poderão estar próximos do fim e ainda você não terá recebido nada substancial de seu negócio.

Neste ponto é importante avaliar o seu negócio, se é válido persistir ou se é hora de mudar de direção.

A perseverança será fundamental para que você tenha o sucesso em seus negócios. Mas, em alguns casos, dar dois passos para trás é importante para continuar a caminhar para frente.

Por isso, não foque somente no dinheiro. Foque no aprendizado e nas conquistas que não são reconhecidas financeiramente. Existe um mundo inteiro de oportunidades a ser descoberto por você.

Finalizando

Para fechar este artigo sobre como empreender com pouco dinheiro quero ressaltar que grande parte dos empreendedores de sucesso começaram com pouco.

Muitas vezes, focamos nossos olhares em pessoas que são proprietárias de grandes empresas, indústrias, redes de lojas, mas não percebemos que estas pessoas estão na jornada do empreendedorismo a 30, 40 ou 50 anos.

É necessário começar de baixo e caminhar com dedicação rumo à construção de um negócio sólido e bem-sucedido.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!