Como escolher as franquias mais rentáveis e lucrativas

Existem inúmeras opções de franquias e é cada vez mais complicado escolher a melhor opção para cada investidor. É certo que todos estão à procura das franquias mais rentáveis e lucrativas e encontrar estas franquias é o desafio deste artigo.

Antes de mais nada é válido dizer que toda franquia dependerá do desempenho do franqueado. Ou seja, é possível encontrar a mesma franquia na mão de diversos perfis de franqueados, é fácil perceber que cada franqueado tem um desempenho.

Então, não existe uma regra muito clara. O retorno de uma franquia dependerá de muitos aspectos, em especial de seu desempenho como empreendedor e administrador.

É possível dizer que a receita do sucesso com uma franquia não depende exclusivamente do modelo de negócio da franquia contratada, mas a combinação do negócio escolhido com as habilidades do administrador do negócio.

Veja a seguir dicas para você encontrar as franquias mais rentáveis e lucrativas.

Quais são as franquias mais rentáveis e lucrativas?

dicas de franquias mais rentáveisÉ fácil encontrar na internet inúmeras listas que apontam as ditas franquias mais rentáveis e lucrativas. Entretanto, você vai perceber que em cada lista é possível encontrar diferentes opções de franquias. Qual destas listas é a correta?

É possível dizer que todas as listas, ou nenhuma estão com a razão, pois não existe uma verdade absoluta sobre o desempenho das franquias.

É claro que alguns modelos de negócios são melhores e podem estar em um nicho de mercado que tenha margens mais interessantes. Assim a franquia pode ser realmente mais rentável e lucrativa.

O importante então é encontrar quais franquias possuem uma boa estrutura de negócio e que estejam em mercados que proporcionem uma boa possibilidade de lucro. Confira algumas dicas a seguir.

1 – Encontre franquias que já obtiveram sucesso em muitos lugares:

A primeira dica de como encontrar as franquias mais rentáveis é escolher franquias que já obtiveram sucesso em muitos lugares.

É interessante você correr atrás de informações de qual foi o resultado obtido por outros franqueados que tem um negócio similar ao que você pretende abrir. Veja qual o desempenho que eles obtiveram e se este desempenho está de acordo com sua expectativa.

Escolher uma franquia que tem 90% de franqueados bem-sucedidos é melhor que escolher uma franquia que tem apenas 60% de franqueados bem-sucedidos.

Logo, quanto maior a margem de franqueados bem-sucedidos mais seguro será seu investimento.

2 – Verifique os números fornecidos pela franquia:

Outro ponto importante é conhecer em detalhes os números financeiros fornecidos pela franquia durante o processo de negociação.

Veja quais são os resultados obtidos atualmente pela empresa e se estes resultados estão de acordo com suas expectativas.

É possível também avaliar uma previsão de receitas e lucros para seu negócio, visto que toda franquia tem uma grande base de informações de franqueados com características similares às suas.

Avalie esta estimativa e coloque na balança se o retorno financeiro é realmente interessante quando comparado aos investimentos realizados e ao compromisso de dedicação que você terá que fazer ao se tornar um franqueado.

Coloque na balança os números que foram previstos e verifique se esta opção de franquia é realmente rentável.

3 – Encontre uma franquia com negócios que você tenha experiência:

A terceira dica é encontrar franquias que podem ser lucrativas em áreas que você já possua certa experiência ou conhecimento.

É mais fácil fazer um negócio dar certo quando você já possui o caminho das pedras. Ou seja, você deve levar em conta sua experiência e suas habilidades ao escolher uma franquia.

Fazer a opção por uma franquia muito rentável, mas que não tem nada a ver com você é um risco muito grande. O modelo de negócio pode ser ótimo, mas pode não ser compatível com suas habilidades e competências, o que dificultará o desenvolvimento do negócio.

Escolha uma franquia pela qual você se identifique. Você deve unir o bom modelo de negócio com suas habilidades e características, isso fará de sua franquia ainda mais rentável e lucrativa.

4 – Procure franquias condizentes com sua realidade financeira:

O quarto ponto importante sobre como escolher as franquias mais rentáveis é identificar negócios que são condizentes com sua realidade financeira.

Ou seja, não adianta sonhar com franquias caras e com rentabilidade altíssima se elas não cabem no seu bolso. Você não deve dar um passo maior que suas pernas ao investir.

Tome cuidado para não se endividar ao começar seu negócio. Uma dívida no início de um negócio pode ser mais complicada do que você pode imaginar. Caso seja necessário recorrer a um empréstimo ou financiamento tudo deve ser muito bem planejado.

Finalizando

Antes de encerrar este artigo é válido dizer que a avaliação de uma franquia sempre irá variar conforme as partes interessadas. Ou seja, para certas pessoas uma franquia pode ser rentável e atraente, enquanto que outras pessoas podem não se interessar pelo desempenho do negócio.

O importante é você não ficar preso às listas de franquias mais rentáveis que estão espalhadas na internet. O melhor a fazer é criar critérios bem definidos e correr atrás dos negócios que se encaixem de maneira mais adequada e seus critérios.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!