Como escolher as melhores franquias de alimentação

Entrar no mercado de alimentação é uma ótima opção para quem deseja empreender. É possível investir em restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, pizzarias, churrascarias, entre tantas opções. Este artigo é especial para as pessoas que tem o desejo de começar o próprio negócio com boas franquias de alimentação.

O número de opções de franquias de alimentação é muito grande. Para quem deseja ter uma franquia o problema nunca será opção. Existem franquias para todos os gostos e também para todos os bolsos.

Ou seja, mesmo que você não tenha muito dinheiro ainda sim é possível investir em franquias mais caras. Para os que tem uma boa reserva financeira também conseguem encontrar franquias que atendam à expectativa de investimentos mais agressivos.

O importante é encontrar a franquia que combina com você. É claro que o lado financeiro é fundamental em um negócio, mas não é o único ponto a ser avaliado na hora de escolher as melhores opções de franquias de alimentação.

Confira as dicas a seguir e aproveite para não perder mais oportunidades em sua vida de empreendedor.

Como encontrar as melhores franquias de alimentação

1 – Encontre opções de franquias que cabem no seu bolso:

dicas sobre as franquias de alimentaçãoA primeira dica não poderia ser diferente. Para conseguir se credenciar como franqueado é importante que você escolha franquias com condições financeiras condizentes com sua possibilidade.

Por exemplo, você pode sonhar em ter uma franquia do Mc’Donalds, mas precisará ter disponível mais de 1 Milhão de reais para começar a investir em seu negócio.

Hoje em dia é fácil descobrir se você tem condições financeiras de investir em determinado negócio. Todas as franquias indicam aos interessados uma previsão dos investimentos iniciais para abrir o negócio. A partir desta informação você já poderá selecionar as franquias que são possíveis para você.

Franquias baratas de alimentação também podem ser muito lucrativas. Com o passar do tempo você poderá utilizar o retorno financeiro de uma franquia menor para criar condições financeiras de ter uma franquia maior, caso seja seu desejo.

2 – Selecione negócios pelos quais você se identifica:

Outro ponto fundamental para quem quer escolher franquias de alimentação é selecionar negócios com os quais você se identifica.

Por exemplo, caso você se adepta de uma vida saudável livre de alimentos processados é indicado que você não tenha uma franquia de fast-food que tem um cardápio baseado em comidas gordurosas e açúcar. Agora, se você é uma pessoa apaixonada por bacon e sorvetes é possível que ter uma franquia deste tipo seja muito interessante.

Ter um negócio apenas pelo dinheiro que ele pode te proporcionar é muito arriscado. Você poderá ter dificuldades no dia a dia, o trabalho poderá se tornar cansativo e você não conseguirá ver um objetivo além do dinheiro em sua franquia.

Por isso, identifique os negócios que podem te proporcionar prazer ao trabalhar e que tenham valores semelhantes ao seus. Assim você criará uma grande identificação com a marca e com os produtos que você vai trabalhar.

3 – Conheça em detalhes a norma de operação de cada franquia:

A terceira dica para escolher as melhores franquias de alimentação para você é conhecer e entender em detalhes as normas de operação de cada franquia.

Quem tem uma franquia faz parte de uma grande rede de estabelecimentos espalhados por toda parte. Um dos desafios das franquias é a padronização dos serviços oferecidos.

Para alcançar uma boa padronização toda franquia possui um conjunto de normas de operação. Estas normas são impostas e exigidas de todos os franqueados.

Ou seja, apesar do negócio ser seu você terá que obedecer certos procedimentos para não ser punido conforme o que for estabelecido em contrato.

Por isso, é importante que você conheça o que cada franquia exige. Veja se você se adéqua aos procedimentos e à maneira como a franquia trabalha. É importante que você tenha consciência que deverá cumprir todos os procedimentos, mesmo que você considere que eles são inadequados para a região onde você está operando.

Escolha uma franquia onde você estará à vontade em seguir os procedimentos.

4 – Leve em consideração a região onde você quer abrir sua franquia:

As dicas até aqui levaram em consideração aspectos relativos ao candidato à franqueado. Mas, é necessário também olhar para a realidade onde a franquia será instalada.

É necessário verificar se a região onde você pretende abrir sua franquia é condizente com o tipo de negócio que você deseja.

Você deve avaliar se seu negócio terá um público interessado em consumir o que você pretende oferecer.

Para isso é interessante que você faça pesquisas e verifique o histórico de negócios que deram certo e que fracassaram na região. Você poderá encontrar muitas respostas com uma boa pesquisa da região onde você quer abrir seu negócio.

Lembre-se que nenhum tipo de comércio sobrevive sem um bom número de clientes.

5 – Entre em mais de um processo de seleção de franqueados:

A última dica para você que deseja escolher as melhores franquias de alimentação é entrar em mais de um processo de seleção de franqueados.

Vale destacar que para ter uma franquia é necessário ter mais do que vontade e condição financeira. A partir do momento que você demonstra interesse por uma franquia você será convidado a participar de um processo de seleção, ou seja, você se torna um candidato à franqueado.

Ao entrar em um processo nada garante que você será aprovado. Ou que até mesmo você desista da franquia ao conhecer mais detalhes da empresa e verificar que o negócio não combina com você. Isso é possível e pode acontecer.

Por isso, escolha mais de uma opção para se candidatar como franqueado. Assim você conhecerá em detalhes um maior número de franquias e poderá escolher a que combina mais com você. Ou, caso você seja eliminado de algum processo você ainda terá outras opções em andamento.

Finalizando

Coloque estas dicas em prática e você aumentará suas chances de escolher boas opções de franquias de alimentação.

Vale ressaltar que você deve procurar uma franquia que combine com você, algumas franquias podem ser ótimas opções para algumas pessoas e podem ser uma opção ruim para outras, o melhor é sempre avaliar com muito critério qual a melhor opção de negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!