Como escolher as melhores franquias de baixo custo

As franquias de baixo custo são uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio, mas não tem condições financeiras de investir pesado. É possível ter um negócio lucrativo com baixo investimento e boa perspectiva de crescimento.

As pequenas franquias são cada vez mais procuradas por pessoas que desejam largar a vida de empregado e arriscar um pouco para obter um retorno maior do seu trabalho.

Antes de comprar uma franquia é importante entender que não é a mesma coisa que montar seu próprio negócio. Em um negócio que você monta do zero, você define todos os procedimentos e a forma como tudo acontece em sua empresa. Em uma franquia já existem os procedimentos padrões e a forma como você deve trabalhar.

Além disso, as franquias de baixo custo exigirão uma grande dedicação de você. A maior parte destas franquias são indicados para pessoas que vão trabalhar sozinhos ou com uma pequena equipe, logo é você que colocará a mão na massa.

Veja a seguir algumas dicas para você ter sucesso em seu negócio e principalmente na escolha da melhor franquia para o seu perfil profissional.

5 Dicas para escolher as melhores franquias de baixo custo

1 – Escolha um negócio que você se identifique:

dicas importantes sobre franquias de baixo custoComo falado anteriormente, as pequenas franquias exigem do empreendedor um envolvimento direto com o negócio. Você realmente terá que colocar a mão na massa.

É importante então escolher um negócio pelo qual você se identifique e sinta-se à vontade em executá-lo.

Trabalhar com algo que você goste ou que você tenha uma afinidade fará com que seu negócio seja muito mais prazeroso e você seja muito mais produtivo.

Escolher um negócio que não tem nada a ver com você poderá trazer um grande desconforto para você durante a execução das atividades do seu negócio. Você poderá desmotivar-se com facilidade ou então não desenvolver todas as tarefas com a devida dedicação.

2 – Escolha uma franquia condizente com sua realidade:

Para você começar a lucrar com maior rapidez é interessante escolher uma franquia condizente com sua realidade. Ou seja, uma franquia que seja acessível e que você tenha facilidade em operar.

É certo que você terá muito que aprender ao ter sua primeira franquia. Para isso, as empresas franqueadoras fornecem todo treinamento para você conduzir seu negócio de forma adequada e dentro dos padrões de qualidade exigidos pela franquia.

Escolher um ramo de negócio mais adequado à sua realidade faz com que a curva de aprendizado seja mais rápida. Você terá mais facilidade de entender todo negócio.

Escolher uma franquia que se distancia muito da sua realidade exigirá muita dedicação em entender todo negócio e aprender todos os procedimentos necessários.

3 – Escolha uma franquia que cabe no seu bolso:

Já estamos falando de franquias de baixo custo, mas dentro deste tipo de franquia existem inúmeras opções no mercado, como as microfranquias.

Ao montar seu primeiro negócio evite o endividamento. Para isso, escolha uma franquia que caiba dentro do orçamento que você tem. Evite financiamentos ou empréstimos no momento de abrir seu negócio.

Caso você identifique uma boa oportunidade com valor acima do que você tem, você pode sim recorrer ao financiamento.

Mas fique atento aos juros que você vai pagar, uma grande dívida poderá fazer com que todo dinheiro que você ganhe em seu negócio seja destinado ao pagamento de parcelas de financiamento.

Lembre-se sempre que o ideal é não se endividar. Caso seja necessário, este endividamento deve ser feito de forma planejada e com boas condições financeiras para o pagamento.

4 – Escolha uma franquia com uma política que você se identifique:

Como falado no início do artigo ter uma pequena franquia não é o mesmo que montar um negócio do zero.

Toda franquia possui uma política de trabalho. São procedimentos que devem ser colocados em prática por todos os franqueados e que tem como objetivo padronizar as unidades da franquia e manter a mesma qualidade, independentemente do franqueado.

É importante que você conheça em detalhes qual a forma de operar a franquia e quais serão suas obrigações como franqueado.

A melhor forma de conhecer os detalhes e dificuldades do dia a dia é conversar com um franqueado antigo da marca. Assim você terá um retorno de quem vive o cotidiano da franquia.

Boa parte das franquias fiscalizam a atuação dos seus franqueados, caso um franqueado não cumpra com as políticas da empresa podem insurgir sobre ele penalidades, como por exemplo multas.

5 – Escolha uma franquia que seja lucrativa:

Um dos principais pontos que devem ser observados nas franquias de baixo custo é o verdadeiro potencial de dar lucro.

É importante que você escolha uma franquia que tenha um bom retorno financeiro ao final do mês. No fim das contas, todos tem um negócio por causa do lucro que este negócio pode proporcionar.

Compare as opções que você tem, assim você poderá identificar que existem franquias com a necessidade do mesmo investimento financeiro inicial, mas com lucratividade distintas.

Além de levar em consideração as quatro dicas acima é importante observar o retorno financeiro que cada opção pode te dar e comparar com sua expectativa. Pensando somente no lado financeiro o melhor é sempre investir no que pode trazer maior lucro para você.

Finalizando

Com uma rápida pesquisa você encontrará uma infinidade de opções de franquias de baixo custo, o importante é saber escolher qual a melhor opção para você.

Estou certo de que estas dicas podem colaborar muito com a escolha do melhor negócio para você. Confira um resumo das dicas deste artigo:

  • Escolha um negócio que você se identifique;
  • Escolha uma franquia condizente com sua realidade;
  • Escolha uma franquia que cabe no seu bolso;
  • Escolha uma franquia com uma política que você se identifique;
  • Escolha uma franquia que seja lucrativa.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!