Como escolher as melhores franquias para investir

Investir em franquias é o objetivo de muita gente que tem o sonho de ter um negócio próprio, mas já quer contar com o apoio e a força de mercado de uma grande marca. Neste artigo você vai conferir dicas importantes de como escolher as melhores franquias para investir.

O mercado de franquias é cada vez maior e tem alcançado todas as áreas de negócios no Brasil. É possível encontrar uma franquia que cabe no seu bolso e ainda é a sua cara.

O importante é conhecer muito bem o mercado que você deseja trabalhar, as características deste tipo de negócio e estar disposto a se dedicar ao seu novo negócio.

Engana-se quem pensa que o sucesso de uma loja franqueada depende exclusivamente da força da marca. A gestão do negócio é fundamental, ou seja, o franqueado é fundamental para o sucesso da nova franquia que está sendo aberta.

Por isso, é comum encontrar diversos exemplos de pessoas que não tiveram sucesso como franqueado, mesmo apostando em grandes marcas do mercado. Tenha consciência que você é uma peça fundamental em todo o quebra-cabeça de um grande negócio.

Confira a seguir as dicas de como escolher as melhores franquias para investir.

5 Dicas de como escolher as melhores franquias para investir

1 – Escolha um seguimento que você se identifique:

como escolher as melhroes franquias para investir e ter sucessoO ponto inicial para a escolha de uma franquia é a fazer a opção por um negócio com que você se identifique.

Lembre-se que você irá operar esta franquia, mesmo que você não se dedique exclusivamente. Logo, se fizer a opção por um seguimento que seja atraente para você esta tarefa se tornará muito mais fácil e prazerosa.

Fazer a opção por um mercado que você já tem experiência é ainda melhor. Assim, você pode aliar toda a bagagem de conhecimentos da franquia que você escolheu com sua experiência de vida. Isso pode fazer com que você tenha mais facilidade de superar as dificuldades que são encontradas em qualquer mercado.

Muitas franquias têm como exigência no processo de seleção dos franqueados a experiência prévia no mercado de atuação e ainda uma boa identificação com o nicho do mercado e a própria marca da franquia.

Por isso, ao definir quais são as melhores franquias para investir, não deixe de levar em conta o que seria prazeroso para você trabalhar e também a sua experiência de vida.

2 – Escolha uma franquia que cabe no seu bolso:

Ter uma franquia possui um custo, ou seja, você paga para utilizar a marca da franqueadora, além de todo o conhecimento e experiência da empresa.

Existem custos que são comuns em um contrato entre franqueadora e franqueado, que são:

  • Taxa de Franquia;
  • Royalties;
  • Taxa de Marketing.

Além dos custos acima, você deverá arcar com todos os custos de investimento inicial para a abertura da sua loja. Estes custos também estão um pouco fora do seu controle, pois são baseados no projeto padronizado desenvolvido pela franqueadora.

Logo, um passo fundamental para escolher as melhores franquias para investir é avaliar corretamente o custo de ter a franquia de seus sonhos. Em muitos casos, os valores de investimento inicial superam a expectativa dos candidatos a franqueados.

Vale destacar também, que algumas franquias não permitem o financiamento dos investimentos iniciais. Ou seja, você só poderá investir com recursos próprios, o que torna ainda mais difícil o acesso de alguns interessados às grandes franquias do mercado.

3 – Avalie com critério os compromissos exigidos pela franquia:

Muitas pessoas imaginam que ter uma franquia é o mesmo que criar o seu próprio negócio, ou seja, você poderá administrar o negócio da sua forma e implementar as ações que você imagina serem as melhores para seu sucesso.

Entretanto, ter uma franquia não funciona desta forma. A partir do momento que você assina o contrato com uma franquia você está disposto a cumprir um conjunto de normas de operação da franquia, que são padronizadas para todas as unidades.

Logo, ter uma franquia não traz toda a liberdade como muitos imaginam. Por isso, é importantíssimo que você avalie e conheça todas as exigências da franquia que você deseja investir.

A melhor forma de conhecer detalhes do dia a dia é conversando com outros franqueados. Assim, você irá ouvir de alguém que vive o cotidiano da franquia as verdadeiras dificuldades de operar uma franquia de sucesso.

É válido ressaltar que grande parte das franquias fiscalizam seus franqueados para que operem de acordo com a política da empresa. Não seguir as regras pode gerar punições para os franqueados, como por exemplo a aplicação de multas.

4 – Tenha uma segunda opção:

Mesmo que você tenha o desejo de investir especificamente em uma franquia é importante pensar em uma segunda opção.

O sucesso de sua candidatura dependerá de suas qualificações e também da avaliação de membros da empresa franqueadora, logo você poderá ser desqualificado em uma das fases do processo.

Deixar de lado a possibilidade de não alcançar a franquia que você deseja é um risco de ficar sem nenhuma opção no fim das contas. Por isso, escolha pelo menos três franquias que sejam de seu interesse e investigue as qualidades e dificuldades de cada uma delas.

Abra os olhos para as inúmeras opções do mercado e não fique refém de uma única opção.

Caso você tenha condições inicie a candidatura como franqueado em mais de uma empresa ao mesmo tempo. Assim, você poderá conhecer mais detalhes de ambos os negócios e decidir melhor o que você quer, ou, caso você seja desclassificado em um dos processos já estará com outro em andamento.

5 – Esteja atento à lucratividade e ao prazo de retorno do investimento:

A última dica de como escolher as melhores franquias para investir é estar atento a pontos fundamentais que são a lucratividade do negócio e o prazo de retorno do seu investimento.

Muitas empresas divulgam inicialmente para os interessados apenas uma estimativa de faturamento mensal, mas não divulgam qual o lucro líquido do negócio.

Logo, você deve estar atento para não se sentir atraído por demasia por um valor de alto faturamento, mas que talvez não seja tão lucrativo no final como você esperava.

É fundamental também colocar na balança o prazo que você terá um retorno do seu investimento inicial. É possível encontrar franquias que indicam um prazo médio de 12 meses ou franquias que precisam de pelos menos 36 meses para ter o retorno do investimento inicial.

Finalizando

Antes de finalizar é importante ressaltar que existem muitas boas opções de franquias para investir, é certo que cada franquia possui suas características e a identificação com o mercado e a marca são fundamentais para uma pareceria de sucesso.

Confira mais uma vez um resumo das dicas de como escolher as melhores franquias para investir:

  • Escolha um seguimento que você se identifique;
  • Escolha uma franquia que cabe no seu bolso;
  • Avalie com critério os compromissos exigidos pela franquia;
  • Tenha uma segunda opção;
  • Esteja atento à lucratividade e ao prazo de retorno do investimento.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!