Como evitar o stress com 7 hábitos simples

Aprender como evitar o stress é essencial para ter uma vida saudável e alcançar as realizações que você tanto deseja. Apesar do stress ter se tornado algo tão comum na vida das pessoas ele traz prejuízos que podem ser até mesmo irreversíveis. O melhor então é se cuidar para que o stress não prejudique a sua vida.

Antes de mais nada é válido entender que o stress é algo natural do organismo humano. Todos têm um nível natural de stress, que é uma resposta do organismo a situações que pareçam ameaçadoras.

Desta forma o corpo libera uma carga de hormônios fazendo com que o corpo humano esteja em estado de alerta. Este ajuste foi e é essencial para a sobrevivência humana.

O grande problema não é o stress em si, mas o excesso de stress e a maneira como cada indivíduo lida com situações estressantes do cotidiano.

O stress pode ter inúmeras fontes, como problemas familiares, problemas de relacionamento no trabalho, excesso de trabalho e afazeres, mudanças na vida pessoal como casamento ou divórcio, doenças, problemas financeiros, entre tantas outras situações que podem levar o indivíduo a um estado de alerta.

Como evitar o stress com 7 hábitos

Muitas pessoas já tem a resposta de como evitar o stress, mas não colocam em prática pois exige uma mudança de hábitos. Mudar um hábito pode ser uma tarefa muito difícil, mas é essencial para ter uma vida cada vez melhor e ter o sucesso desejado na luta contra o stress.

1 – Tenha uma boa alimentação diariamente:

dicas práticas sobre como evitar o stress no trabalhoA alimentação é fundamental para não cair nas ciladas impostas por uma vida estressante. É o primeiro hábito que você pode mudar a partir de hoje.

Uma alimentação saudável que te auxilie a evitar o stress não tem nenhum mistério. É importante evitar alguns tipos de alimentos e dar preferência para outros tipos de alimento.

Dê preferência para uma alimentação saudável, que seja rica em bons carboidratos, proteínas e gorduras essenciais ao organismo. Evite o consumo exagerado de sal, açúcar e produtos com cafeína.

Tome cuidado também com os excessos. Em situações de stress é comum algumas pessoas comerem de mais, enquanto outras pessoas comem de menos. O melhor para evitar este tipo de situação é ter uma alimentação equilibrada, fuja das dietas exageradas ou do descompromisso total com a alimentação.

Tenha a temperança de escolher bem seus alimentos, mas também não queira cortar tudo de uma vez. Abra uma exceção em alguns dias para você comer o doce que você gosta ou comer um sanduíche com os amigos.

2 – Pratique exercícios físicos regularmente:

Outro hábito que auxilia na luta de como evitar o stress é a prática regular de exercícios físicos.

Vale ressaltar que aqui é importante que a prática seja regular e não esporádica. Para ser regular é preciso praticar o exercício escolhido com uma frequência de pelo menos três vezes por semana.

Apesar do futebol de fim de semana ajudar no combate ao stress ele não se caracteriza uma prática regular de exercício físico. O seu corpo precisa ser estimulado várias vezes por semana, para assim você alcançar os benefícios da prática esportiva.

Quando você se exercita são liberadas diversas substâncias no seu organismo que aumenta seu bem-estar e colabora com sua saúde. Uma das principais substâncias liberadas é a endorfina, que é uma das principais armas na luta contra o stress.

Você não precisa praticar os esportes que estão na moda, procure algo que você realmente goste e que além de trazer os benefícios da atividade física será um momento prazeroso para você.

3 – Procure ter boas noites de sono:

Ter boas noites de sono também é importante para quem deseja ter uma vida saudável e estar cada vez mais distante do stress.

O primeiro passo para ter uma boa noite de sono é ter o tempo adequado para dormir. É recomendado que toda pessoa durma pelo menos oito horas por noite, este tempo é essencial para seu corpo descansar e realizar todas as atividades que ele realiza a noite.

Além do tempo é importante que você tenha um travesseiro adequado e um bom colchão. Tudo isso colabora para uma noite agradável, que consiga restabelecer suas energias para o dia seguinte.

Além disso, outros fatores também colaboram com a qualidade do seu sono. Por exemplo, evite dormir assistindo TV ou mexendo no celular, estas distrações podem prejudicar consideravelmente seu sono. Tome cuidado também com o que você come antes de dormir, alimentos muito pesados podem prejudicar um sono de qualidade.

O melhor a fazer é criar uma boa rotina para seu sono, tenha um horário correto para se deitar e para se levantar. Mesmo que alguns dias você precisa fugir da regra, mas no seu dia a dia é importante fixar um horário para dormir e se levantar.

4 – Coloque limite no seu trabalho e aprenda a dizer não:

O excesso de trabalho é um dos principais fatores que colaboram com uma vida estressante. O primeiro passo então é eliminar os excessos, para isso você deverá aprender a fazer o que é essencial no seu dia a dia.

Além de consumir todo o seu tempo o excesso de trabalho pode causar um esgotamento de suas energias, inúmeros problemas de saúde e além disso ser fonte para outros problemas pessoais, como o afastamento da vida familiar ou a falta de tempo com as pessoas que você realmente ama.

Por isso, aprenda a colocar limites no seu trabalho. É essencial que você cumpra as suas funções profissionais, mas isso não pode colocar em risco tantas outras coisas que são importantes, como a sua vida familiar.

A primeira coisa que você precisa fazer é aprender o que é essencial no seu trabalho e quando você pode e precisa dizer não para tarefas que sempre chegam à sua mesa.

Lembre-se que você também precisa de tempo para cuidar de tantas outras coisas em sua vida. Livre-se do excesso de trabalho e aprenda a fazer aquilo que é essencial.

5 – Tenha tempo para se divertir e estar com pessoas que você ama:

Outro bom hábito que colabora na luta de como evitar o stress é ter tempo para se divertir e estar com as pessoas que realmente são importantes para você.

Dar boas risadas e ter conversas agradáveis também aumentam o seu bem-estar, colaboram com dias mais leves e aliviam uma grande carga de stress que possa estar te atrapalhando.

Estes momentos são essenciais para todas as pessoas, mas para que eles aconteçam você precisa de tempo. Você pode se programa para que em alguns dias da semana você saia com seus amigos para se divertir.

Você também pode começar a dedicar mais tempo para sua família, aproveitando melhor seus filhos e sua esposa. Você vai perceber que simplesmente estar com sua família poderá te ajudar a superar uma vida estressante.

Não se esqueça de aproveitar os pequenos momentos do dia a dia, você pode dar boas risadas e se divertir nas pequenas coisas que surgem no cotidiano. A verdadeira felicidade é construída nestes pequenos momentos e não nos grandes eventos.

6 – Aprenda a desconectar-se do mundo virtual:

Um dos grandes benefícios da tecnologia é a facilidade que as pessoas têm de se comunicarem e de se relacionarem apesar de estarem distantes.

Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela internet, pelas redes sociais, aplicativos e celulares, o mal uso de tudo isso pode trazer muitos prejuízos.

É importante ter um tempo para se desconectar do mundo digital, deixar de lado as mensagens que chegam a todo instante e dar atenção ao mundo real, às pessoas que realmente estão do seu lado.

É comum encontrar pessoas que pelo intenso uso da tecnologia criam uma grande barreira para se relacionarem com as pessoas que estão à sua volta. Esta situação passa a ser angustiante, pois as amizades e relacionamentos virtuais são incapazes de suprir a ausência de relacionamentos verdadeiros e presenciais.

Estar conectado 24 horas pode ser uma grande fonte de stress em sua vida. Tudo na vida em excesso é prejudicial, e com a tecnologia não tem sido diferente.

Por isso, para aprender como evitar o stress é necessário aprender a se desconectar do mundo virtual e viver mais o mundo real.

7 – Em casos extremos procure ajuda de um profissional:

Muitas pessoas já não conseguem superar o stress sozinhas, pois já chegaram a uma situação muito crítica de stress. Neste caso o melhor a fazer é contar com a ajuda de um especialista.

Em muitos casos contar com o apoio da família e dos amigos já é suficiente, mas existem situações onde não é possível negligenciar o suporte de um profissional capacitado e habilitado.

Nestes casos as mudanças de hábitos devem ser acompanhadas por um tratamento terapêutico específico para cada pessoa.

Um bom profissional levará em conta o estado de saúde de cada indivíduo, a rotina, possíveis problemas hereditários e as melhores formas de tratar o problema.

Caso você perceba que apenas a mudança dos hábitos não seja suficiente na luta de como evitar o stress é hora de contar com ajuda especializada.

Um ponto importante é que a automedicação para o stress pode te prejudicar ainda mais. Você poderá se fazer refém de um remédio sem necessidade, existem inúmeros tratamento que não precisam do auxílio de medicamentos. Por isso não deixe de procurar um especialista.

Finalizando

Estou certo de que a mudança de seus hábitos poderá te auxiliar a ter uma vida muito mais saudável e feliz. O stress limita o potencial de todas as pessoas e pode trazer prejuízos que chegam a ser irreversíveis. Por isso, fique de olho e lute para não cair nas garras de uma vida estressante.

Confira mais uma vez as dicas de como evitar o stress:

  • Tenha uma boa alimentação diariamente;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Procure ter boas noites de sono;
  • Coloque limite no seu trabalho e aprenda a dizer não;
  • Tenha tempo para se divertir e estar com pessoas que você ama;
  • Aprenda a desconectar-se do mundo virtual;
  • Em casos extremos procure ajuda de um profissional.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!