Como fazer marketing com pouco dinheiro

Uma boa estratégia de marketing é essencial para a divulgação de um negócio. Aprender como fazer marketing é um passo importante para quem tem um negócio próprio.

Muitos empreendedores ainda acreditam que uma boa estratégia de marketing requer o investimento de um bom dinheiro. Entretanto, isso não é verdade. É possível divulgar sua empresa com poucos investimentos.

É função do empreendedor ter a criatividade para driblar a falta de recursos e manter uma estratégia de marketing funcionando.

O primeiro passo é se livrar do conceito de que para alcançar as pessoas é preciso estar nos grandes veículos de comunicação. Os veículos que alcançam grandes massas são uma opção entre tantas outras opções de locais para divulgação de sua marca.

Você poderá ter sucesso com o marketing do seu negócio se apostar em ações simples. Não é necessário nada grandioso para fazer com que sua marca seja conhecida por outros clientes potenciais. Veja dicas importantes a seguir.

7 Dicas de como fazer marketing com pouco dinheiro

1 – Incentive seus clientes a divulgar sua empresa por você:

dicas de como fazer marketingUm cliente satisfeito é capaz de atrair inúmeros outros clientes potenciais para você. Por isso, o primeiro passo é prestar um ótimo serviço para os clientes que você já tem.

Em seguida, incentivar estes clientes a divulgarem e indicarem sua empresa para outras pessoas.

Você pode fazer isso de inúmeras formas, e às vezes isso acontece até sem nenhum tipo de incentivo. Uma forma interessante é oferecer descontos para quem indicar amigos para serem seus clientes.

Outra forma interessante é criar vendas conjuntas ou prestação de serviços conjuntas com preço mais acessível. Assim seus clientes se sentirão atraídos a levar mais pessoas até seu negócio.

O custo desta estratégia é muito baixo e você poderá conseguir inúmeros clientes que já chegam com uma boa referência de seu negócio.

2 – Esteja presenta nas redes sociais:

Dizer que, hoje em dia é importante estar na internet é chover no molhado. Por isso, a segunda dica de como fazer marketing com pouco dinheiro é estar presente nas redes sociais.

As redes sociais são ótimas para aproximar sua empresa de seus clientes e de seu público-alvo.

Uma de suas vantagens é que são gratuitas. Entretanto o alcance de publicações gratuitas se limita a poucas pessoas. É possível utilizar mídia paga nas redes sociais também, mas deve ser feito com cuidado e atenção.

Você pode aproveitar as redes sociais para divulgar lançamentos e promoções, mas não faça de sua página somente um balcão de vendas. Ofereça um conteúdo de qualidade para que as pessoas se sintam atraídas pela sua página.

As redes sociais mais utilizadas pelas empresas são o Facebook, o Instagram e o Linkedin.

3 – Monte um Blog e invista em conteúdo de qualidade:

Montar um blog é outra ótima opção para quem deseja utilizar a Internet como forma de divulgação de seu produto.

Esta é outra ótima forma de como fazer marketing com pouco dinheiro.

O segredo de um blog de sucesso está em manter um conteúdo de qualidade para seus visitantes. Assim, você conquista a confiança de diversas pessoas, pois pode demonstrar suas habilidades e conhecimentos por meio de textos e vídeos em seu blog.

Entretanto, para o seu blog ter sucesso ele deve ter uma aparência profissional e utilizar estratégias para concorrer a boas posições em pesquisas no Google. Sem falar do conteúdo de qualidade, que é fundamental.

Ter um Blog exige mais dedicação que trabalhar com as redes sociais, entretanto, pelo blog, você terá um público mais qualificado e interessado no que realmente você pode oferecer.

Um Blog também é uma ótima forma de você conseguir construir sua autoridade no meio digital e consequentemente a autoridade da sua empresa no mercado.

4 – Utilize propagandas em mídias alternativas:

A quarta dica de como fazer marketing com pouco dinheiro parte para o lado convencional. É possível encontrar jornais e rádios com preços acessíveis hoje em dia.

São jornais de circulação limitada a cidades ou bairros e rádios comunitárias. Esta estratégia é interessante para quem deseja atingir um público restrito, onde estes meios de comunicação são acessados.

O primeiro passo é descobrir qual opção de mídia é de fácil acesso pelo seu público-alvo e em seguida iniciar a divulgação de propagandas de sua empresa ou seus produtos.

É uma estratégia que deve ser feita com cuidado e atenção, pois possui um certo custo envolvido na veiculação das propagandas. Mas, vale a pena testar esta opção.

5 – Ofereça amostras grátis do que você vende:

Amostras grátis são uma excelente forma de convencer clientes potenciais da qualidade de seus produtos.

Entretanto, as amostras devem ser utilizadas de forma estratégica e não como presentes para amigos, familiares e conhecidos. As amostras devem ser direcionadas para pessoas que realmente poderão ser clientes no futuro.

Além disso, você deve tomar cuidado com o valor da amostra grátis. Não faça nada exagerado, pois assim você terá um custo alto e isso é o que você não deseja.

Lembre-se de que a amostra grátis, apesar de não custar nada ao seu cliente, deve ser perfeita. Pois será um instrumento que demonstrará se seu produto é realmente de qualidade ou não.

6 – Busque pessoas de referência em seu seguimento ou região:

A sexta forma de como fazer marketing com pouco dinheiro é utilizar pessoas que são famosas e são boas referências para divulgar seu trabalho.

Você pode fazer isso oferecendo serviços gratuitos para a pessoa de referência em troca de postagens nas redes sociais e divulgação de sua empresa.

É claro que isto pode ter um custo proporcional à fama e alcance que a pessoa em questão possui. Entretanto, é possível encontrar pessoas que farão uma boa divulgação de seus produtos em troca de seus serviços ou produtos gratuitos e que também possui um bom alcance para seu negócio.

Vale lembrar que esta estratégia só funciona se seu público alvo realmente tem atenção para o que a pessoa que escolheu faça ou fale. Para isso, é interessante conhecer as redes sociais desta pessoa e o nível de envolvimento de seu público com as publicações, isso é o grande diferencial.

7 – Planeje, monitore e revise sua estratégia constantemente:

A última dica de como fazer marketing com pouco dinheiro é essencial. Você não pode desperdiçar seus recursos e seu tempo pois são limitados, por isso, é necessário planejar bem sua estratégia inicial para que produza um bom retorno para seu negócio.

Outra iniciativa essencial é o monitoramento constante das ações de marketing e a avaliação de sua estratégia, é necessário verificar se o retorno obtido é proporcional ao retorno esperado.

Este monitoramento deve ser feito com o objetivo de melhorar sua estratégia e aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis.

Por isso, o terceiro passo é revisar a estratégia quando necessário. Não tenha medo de testar diversas opções, desde que isso não prejudique o seu negócio.

Finalizando

Aprender como fazer marketing é uma tarefa exigente, ainda mais quando os recursos são limitados. A melhor forma de superar os desafios que a falta de dinheiro impõe é com conhecimento e criatividade.

Tenho certeza que estas dicas poderão te ajudar a iniciar uma estratégia de marketing acessível ao seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!