Como fazer um pós-venda eficiente com 7 dicas fundamentais

O pós-venda é uma tarefa essencial para a empresa que deseja fidelizar seus clientes e aproveitar ainda mais o potencial que cada consumidor possui. Tornar este processo eficiente não tarefa fácil, mas você pode conseguir colocando em prática as dicas de como fazer um pós-venda eficiente, que você encontrará neste artigo.

É certo dizer que o pós-venda não deve ser deixado de lado, considerando este apenas um diferencial. Esta etapa é tão importante quanto qualquer outra etapa do processo de vendas, por isso, é fundamental que você aprenda a melhor forma de conduzir todo o processo em seu negócio.

Antes de prosseguir é importante definir o que é o pós-venda. Pós-venda é tudo o que a empresa faz após o fechamento de uma venda de modo a contribuir com a satisfação do seu cliente e ainda conquistar ainda mais a confiança de cada um deles.

Cada tipo de empresa possui um pós-venda diferenciado. Todo o processo pode variar conforme o tipo de produto ou serviços comercializados, os tipos de clientes e a disponibilidade da empresa.

Confira a seguir as dicas de como fazer um pós-venda eficiente e lucrar ainda mais com seu negócio.

7 Dicas de como fazer um pós-venda eficiente

1 – Entregue algo a mais do que foi combinado:

dicas práticas de como fazer pós vendaUma boa maneira de começar seu pós-venda com o pé direito é entregar algo a mais do que foi combinado.

Este algo a mais não precisa ser mais produtos, pode ser condições melhores para seus clientes. Como melhores formas de pagamento, treinamento gratuito, manutenção preventiva, entrega agilizada, brindes e bônus para compras futuras.

Nesta hora é importante ter criatividade e encontrar o que realmente possui valor e que você pode entregar como um algo a mais para seu cliente. Cada tipo de negócio possui algo a oferecer para seus clientes e que aumenta ainda a mais a satisfação após a compra.

2 – Crie um bom programa de fidelização para seus clientes:

Os programas de fidelização são boas ferramentas para conquistar ainda mais cada um dos clientes.

Em um programa de fidelização você oferece aos seus clientes mais antigos e fieis condições melhores de compras, benefícios exclusivos e facilidade de acesso aos seus produtos.

É claro que tudo isso está atrelado à continuidade e fidelização do cliente. Bons programas devem beneficiar os verdadeiros clientes fiéis da sua empresa, deve mostrar para eles que realmente vale à pena manter-se fiel ao seu negócio e que vocês podem montar uma pareceria duradoura que será boa para ambas as partes.

3 – Aprenda a ouvir melhor seus clientes após a venda:

Uma dica fundamental para quem deseja aprender como fazer um pós-venda eficiente é aprender a ouvir seus clientes.

Tenha um canal aberto com seus clientes e esteja pronto para filtrar as críticas e reclamações que são importantes para seu negócio. Aproveite este canal para identificar o que você pode ainda fazer pelos seus clientes.

Sempre faça o que estiver a seu alcance para melhorar a satisfação de seus clientes e atender as expectativas que chegam até você. Ainda é válido dizer que este canal deve ser acessível e ágil na hora de atender seus clientes, não faça seus clientes perderem tempo com um atendimento lento e arcaico.

4 – Crie um bom banco de dados sobre seus clientes:

Ter em mãos boas informações sobre seus clientes também é muito importante. Por isso, é interessante que você crie um banco de dados para ter um histórico de cada um de seus clientes.

Com este histórico você poderá descobrir qual o padrão de consumo de cada cliente. Você saberá quais os produtos que seus clientes mais consomem, a frequência que consomem, as formas de pagamento preferidas e tantas outras informações interessantes.

Você deve utilizar estas informações para personalizar seu pós-venda. Assim ele será ainda mais eficiente, nada melhor do que oferecer a coisa certa, no momento certo e com as condições ideias para seus principais clientes.

5 – Mantenha uma postura profissional com cada cliente:

Outra dica fundamental sobre como fazer um pós-venda eficiente é manter uma postura profissional com cada um dos seus clientes.

Para isso, é importante ser ético e cumprir tudo que foi acordado. Uma postura ética é fundamental para que seu cliente confie ainda mais em você e assim mantenha-se fiel ao seu negócio.

Para conquistar a confiança é necessário tempo, mas para perder a confiança de um cliente é preciso apenas um deslize. Por isso, lute com todas as forças para manter uma imagem irrepreensível diante de sua clientela.

6 – Esteja sempre disponível e interessado em seus clientes:

Também é importante estar disponível para atender seus clientes. Ser acessível é uma característica fundamental para quem deseja fidelizar seus principais clientes.

O pós-venda será efetivo a partir do momento que você esteja interessado em seus clientes. Interessado em resolver os principais problemas de seus clientes e atendê-los com rapidez e qualidade.

É comum encontrar empresas que estão sempre prontas a vender, mas que após a venda são quase que um labirinto para seus clientes. É fácil encontrar canais de comunicação que parecem mais um teste de paciência e são realmente criados para enrolar cada um dos clientes.

Distanciar-se destas práticas é fundamental para ter um bom pós-venda.

7 – Utilize boas ferramentas para facilitar o pós-venda:

Por fim, a última dica de como fazer um pós-venda eficiente é automatizar alguns processos com ferramentas inteligentes.

É possível utilizar inúmeras tecnologias disponíveis no mercado. Você pode utilizar as redes sociais, blogs, ferramentas de e-mail marketing, centrais de atendimento e qualquer outra tecnologia que facilite a efetivação de um pós-venda eficiente.

Você poderá combinar inúmeras ferramentas, o importante é aproveitar a tecnologia disponível e não perder seu tempo e o tempo do cliente fazendo todo atendimento de modo convencional. Seja criativo e inteligente e acelere todo o processo de pós-venda.

Últimas Considerações

Como falado no início do artigo o pós-venda é uma etapa tão importante quanto qualquer outra etapa do processo de vendas. É fundamental para fidelizar seus clientes.

Confira mais uma vez as dicas sobre como fazer um pós-venda eficiente:

  • Entregue algo a mais do que foi combinado;
  • Crie um bom programa de fidelização para seus clientes;
  • Aprenda a ouvir melhor seus clientes após a venda;
  • Crie um bom banco de dados sobre seus clientes;
  • Mantenha uma postura profissional com cada cliente;
  • Esteja sempre disponível e interessado em seus clientes;
  • Utilize boas ferramentas para facilitar o pós-venda.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!