Como Fidelizar Clientes Com 7 Práticas Essenciais

O processo de vendas tem se transformado com o passar do tempo. Hoje, é de suma importância para o sucesso de um negócio a criação de um relacionamento forte entre empresa e consumidor. Saber como fidelizar clientes coloca qualquer empresa passos à frente de seus concorrentes.

É inegável que os consumidores buscam em um produto ou empresa muito mais que a solução de um simples problema. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e esclarecidos quanto à qualidade dos produtos e as opções do mercado.

Além disso, a busca por produtos e serviços que tenham um valor agregado e colaboram significativamente com a sociedade cresce cada vez mais. O processo de vendas deixou de ser uma simples apresentação de vantagens e preços para se tornar uma oportunidade de relacionamento.

As empresas que se destacam atualmente são capazes de não só oferecer bons produtos e serviços, mas de dar uma resposta às dores e emoções de seus clientes. Assim, elas fortalecem cada vez mais sua imagem diante de sua clientela e mostram como fidelizar clientes com atitudes simples de colocar em prática.

A fidelização de clientes é um processo que exige esforço de todos envolvidos no relacionamento com clientes. Desde o contato inicial, o processo de vendas em si e o atendimento para dúvidas e reclamações.

7 Práticas de como fidelizar clientes

Fidelizar um cliente é conquistar a sua confiança de modo que ele se torne não só um comprador fiel da sua marca, mas um defensor. Um cliente fidelizado é capaz de ser um excelente agente de divulgação de seus produtos e serviços.

Confira a seguir 7 práticas que serão essenciais para que você conquiste a sua clientela e fortaleça a sua imagem junto a seus clientes.

1 – Faça um atendimento de qualidade

Dicas de como fidelizar clientesA primeira prática de como fidelizar clientes é o bom atendimento. Fazer um atendimento de qualidade é essencial para conquistar seus clientes.

Um atendimento de qualidade começa com a forma de abordar seus clientes. É necessário utilizar um vocabulário adequado à cada tipo de cliente. Além disso, gentileza e disposição não podem faltar.

Faça do momento do atendimento uma oportunidade de conhecer seus clientes, é importante gravar o nome de seus clientes e criar um diálogo que não foque somente na venda imediata de seu produto. Não foque na venda e sim na solução dos problemas de seus clientes.

Muitas vezes saber ouvir será mais importante do que falar. Ouça com atenção o que seu cliente quer e precisa, responda todas as dúvidas com carinho.

Outro ponto que é essencial para um atendimento que conquiste seus clientes é um sorriso no rosto e bom humor. Ninguém que ser atendimento por alguém mal-humorado.

2 – Cumpra o que foi acordado

Para conquistar a confiança de seus clientes é necessário que você cumpra com fidelidade o que foi acordado entre vocês.

Por isso, é importante no processo de vendas você deixar muito claro todas as características do produto ou serviço que você oferece ao seu cliente. Não deixe espaço para dúvidas ou falsas expectativas.

Apresente de forma clara e objetiva não só os pontos positivos, mas também esclareça algum ponto que o produto possa deixar a desejar para o cliente.

É necessário cumprir com prazos, preço, formas de pagamento, garantia, assistência técnica e tantas outras características de um serviço bem prestado. Conquistar um cliente é tarefa árdua e que pode fracassar quando você não cumpre tudo que foi acordado.

Caso, algo saia do controle e você não consiga cumprir algo que já estava acordado é importante que você esclareça toda a situação ao cliente e ofereça um benefício a mais para compensar o inconveniente criado.

3 – Conheça seus clientes

Outra prática importante no processo de como fidelizar clientes é conhecer sua clientela.

Quando você conhece seus clientes você pode passar a oferecer um serviço personalizado, um atendimento exclusivo para as verdadeiras necessidades de cada cliente.

Nada melhor para um bom vendedor saber o que seu público quer comprar, com qual frequência comprar, como comprar e o quanto estão dispostos a pagar. Com um bom relacionamento com seus clientes você terá todas estas respostas.

Para isso, é importante criar um bom banco de dados com informações pertinentes de sua clientela. Um bom cadastro deve conter além das informações pessoais, observações como frequência de compra e produtos mais consumidos. Assim você consegue direcionar promoções e até mesmo oferecer para clientes certos as novidades que estão em sua loja.

4 – Surpreenda o seu cliente

Este é outro ponto chave na conquista de seus clientes. Todos gostam de boas surpresas.

Enquanto você entrega a seu cliente somente o acordado você é apenas mais um na concorrência. Agora, quando você apresenta mais valor do que ele imaginava você começa a se destacar em meio à tantas opções.

O algo a mais pode ser algo simples que não compromete o custo do seu negócio. Seu cliente não ficará preso ao preço do algo a mais que ofereceu a ele, mas sim no valor do gesto.

Uma dica é oferecer um benefício a mais, um prazo maior, uma assistência personalizada ou um treinamento que não estava negociado. Use a criatividade e demonstre mais do que seus clientes estão esperando, faça com que seu negócio seja uma boa surpresa na vida de seus clientes.

5 – Fortaleça o relacionamento

Para fortalecer o relacionamento com seu cliente é importante que você passe a fazer parte do dia a dia dele.

O primeiro passo para isso é criar um canal acessível de comunicação. Nada melhor do que a Internet para construir este canal. Você pode utilizar as redes sociais, ferramentas de e-mail marketing ou até um bom blog com conteúdo de qualidade.

No dia a dia é importante que você ofereça valor para seus clientes. Não fique apenas empurrando promoções e oferta de produtos de forma indiscriminada para seus clientes. Mas, ao invés disso, ofereça um conteúdo de qualidade no nicho que você trabalha.

Para esta estratégia funcionar é importante que você mantenha diálogo com seus clientes. Isso significa responder às mensagens, curtir publicações relacionadas o seu negócio, dar atenção ao seu público alvo.

Datas comemorativas também são oportunidades para fortalecer relacionamentos. Não deixe de felicitar seus clientes pelo aniversário ou suas conquistas pessoais.

6 – Seja autêntico com seus clientes

A autenticidade é essencial no processo de como fidelizar clientes. É fácil perceber quando um vendedor quer apenas aproveitar de certa situação para vender mais ou apresentar um produto.

Por isso, faça do relacionamento com seus clientes algo verdadeiro, seja autêntico no atendimento e em especial no relacionamento com seus clientes pela Internet.

A Internet tem um grande potencial para agregar valor ao seu negócio como também pode ampliar os efeitos negativos informações mal apresentadas.

De uma forma bem simples é importante que você não force a barra ao tentar conquistar seus clientes. Isto deve ser um processo natural, aos poucos você conseguirá estar mais próximo de seus clientes.

7 – Crie um programa de fidelização

Um programa de fidelização é uma ferramenta importante em todo o processo. Com ele você incentiva seus clientes a consumirem seu produto em troca de um benefício específico.

Para um programa de fidelização funcionar você deve deixar claro as condições do programa, as regras precisam ser claras.

Faça um programa de fidelidade que entregue um valor real ao seu cliente. Esqueça brindes sem sentido algum.

Finalizando

Não é complicado aprender como fidelizar clientes, mas colocar em prática estas ações exigem muito esforço e dedicação de todos envolvidos com a clientela. Para isso, é importante criar uma cultura de foco no cliente, não apenas vender por vender, mas vender para atender bem seus clientes.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!