Como ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog

Atualmente muitas pessoas querem saber como ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog, se você é uma delas, certamente gostará bastante desse artigo, pois nele apresentaremos alguns pontos importantes que precisam ser observados por quem deseja ter sucesso como afiliado e blogueiro.

Ao contrário do que alguns profissionais de Marketing Digital dizem por aí, os blogs são sim uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet. É claro não é fácil levar um blog ao sucesso, no entanto, com trabalho duro, perseverança e inteligência, é possível criar um blog rentável que gere dinheiro por muitos anos.

pontos importantes sobre como ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blogPara ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog, é preciso encarar o blog como um negócio sério. Isso quer dizer que é necessário construir uma marca e presença on-line fortes, uma logo bem desenhada e atraente, e estar presente nas principais mídias sociais, e muito mais.

Ufa! Realmente é muito trabalho! No entanto, é necessário ter em mente que um negócio exige esforços e investimentos, portanto, não se engane, um blog não é um meio de ganhar dinheiro fácil na internet. Um blog é uma ferramenta que, se bem utilizada, poderá se transformar em um negócio rentável e duradouro.

Como ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog: pontos importantes que precisam ser observados

Nesse cenário, para que você consiga ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog, é importante que fique atento aos pontos que destacamos abaixo.

1 – Criar conteúdo realmente valioso

Conteúdo superficial e de baixa qualidade dificilmente te ajudará a ganhar dinheiro como afiliado. Esse tipo de conteúdo poderá até gerar algumas centenas de reais durante alguns meses, no entanto, a longo prazo a tendência é que ele simplesmente não funcione, e não gere mais nenhuma renda significativa.

Para ganhar dinheiro como afiliado utilizando um blog é necessário que você crie conteúdos únicos, valiosos, e que realmente ajudem os usuários naquilo que eles precisam. Em outras palavras, você precisa oferecer aos visitantes as informações que eles estão procurando.

Por exemplo, se você escrever uma resenha sobre determinado produto, ao invés de ficar focado apenas nos motivos pelos quais as pessoas devem comprar aquele produto, é mais interessante falar dos prós e contras do produto. Isso te ajudará a construir credibilidade e conquistar a confiança do seu público. Mas lembre-se, as informações que você oferecer devem ser genuínas e precisas, nada de achismos.

Além disso, o conteúdo deve ajudar os potenciais compradores a tomar decisões conscientes e realmente vantajosas para eles. Se o seu conteúdo levar essas pessoas a tomar decisões erradas, você correrá um sério risco de perder toda a sua credibilidade.

2 – Fazer um bom SEO

Um bom SEO anda de mãos dadas com conteúdo de qualidade, no entanto, é preciso levar algumas outras coisas em consideração.

Muitos blogueiros dependem exclusivamente do tráfego orgânico para gerar dinheiro com seus blogs, e isso é potencialmente perigoso, principalmente quando se usa técnicas mal vistas pelos mecanismos de busca.

O problema de ganhar dinheiro apenas com tráfego orgânico, é que caso haja alguma punição (ou mudança significativa nos algoritmos) por parte dos mecanismos de busca, o risco de perder uma parte significativa dos leitores é muito grande – lembrando que uma eventual perda de tráfego poderá impactar seriamente os rendimentos mensais do blogueiro.

Portanto, o ideal é fazer um ótimo SEO, mas ao mesmo tempo investir em outras fontes de tráfego para diminuir os riscos de sofrer um impacto negativo na receita caso haja algum problema com punições por parte dos mecanismos de busca.

Mas o que pode ser considerado um bom SEO?

Um bom SEO é o fruto de um trabalho sério e perseverante de criação de conteúdo de qualidade, e esforços no sentido de respeitar as melhores práticas de otimização de sites.

3 – Ser diferenciado

O que torna o seu blog diferente dos outros milhares que existem no seu nicho? Se você não sabe responder essa pergunta, então certamente vai encontrar um caminho difícil para levar o seu blog a se tornar rentável.

Existem muitas maneiras de tornar o seu blog diferente dos outros. A primeira coisa a mudar é o design dele. Se o seu blog segue o mesmo padrão de navegação, layout e conteúdo dos outros blogs, então você tem um problema para resolver.

Para resolver esse problema, pense em como poderia oferecer uma melhor experiência para o seu público. Você pode responder as perguntas do seu público melhor que os seus concorrentes? Você pode oferecer mais benefícios que os seus concorrentes? Você pode oferecer um conteúdo mais valioso?

A longo prazo, você deve ser capaz de oferecer uma experiência diferenciada para o seu público, de maneira a fortalecer o relacionamento com ele, construir cada vez mais credibilidade e conquistar cada vez mais a confiança das pessoas que seguem o seu trabalho.

Isso exige muito trabalho, investimentos e dedicação, no entanto, poderá trazer grandes frutos para você e seu negócio.

4 – Investir em um nicho rentável e duradouro

Alguns nichos de mercado surgem e desaparecem com muita facilidade. Eles podem ser muito rentáveis por algum tempo, mas assim que os produtos do nicho se tornam obsoletos, e as pessoas começam a perder o interesse no assunto, os lucros começam a cair rapidamente.

Por isso, é importante que você escolha um nicho que seja rentável e duradouro. Nichos duradouros normalmente passam por um ciclo natural de flutuação, mas a longo prazo eles poderão te ajudar a ganhar uma quantidade significativa e constante de dinheiro.

Além disso, nos nichos duradouros existe espaço para expansão dentro deles mesmos, o que é ótimo, pois você poderá sempre adicionar outros produtos para aumentar a sua receita.

São exemplos de nichos duradouros:

  • Relacionamentos
  • Ganhar dinheiro
  • Emagrecimento
  • Hobbies
  • Viagens

É importante destacar que existe uma grande concorrência nesses nichos, pois muitos empreendedores digitais buscam aproveitar as vantagens que eles oferecem. Mas mesmo assim, ainda é possível entrar e se destacar nesses nichos lucrativos e duradouros.

5 – Diversificar as fontes de renda

Para garantir o sucesso do seu negócio, é importante que você diversifique as suas fontes de renda.

Você precisa ficar de olho nas oportunidades, e aproveitar ao máximo aquelas que se apresentarem vantajosas.

Por exemplo, você pode trabalhar com vários programas de afiliados, e também vender espaços publicitários no seu blog. Mas é preciso trabalhar com equilíbrio, para não pecar no quesito experiência do usuário. Então, a regra é: aproveite bem todas as oportunidades de aumentar a sua receita, mas não encha o seu blog com propagandas, pois isso poderá espantar o seu público.

Considerações finais

É possível ganhar muito dinheiro como afiliado utilizando apenas um blog de nicho, no entanto, para ter sucesso é preciso trabalhar com inteligência, ser perseverante, observador e sempre se colocar no lugar do usuário.

Os blogs ainda são grandes ferramentas com enorme potencial de gerar receita por um longo tempo, então, se você está pensando em promover produtos utilizando um blog, faça um bom planejamento, e construa um blog que seja realmente diferenciado, e que de fato agregue valor à vida das pessoas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!