Como identificar oportunidades de negócio realmente interessantes

Envolver-se em uma oportunidade de negócio ruim pode sair absurdamente caro e desmotivador, por isso, saber como identificar oportunidades de negócio realmente interessantes é essencial para o sucesso do empreendedor.

Mas encontrar boas oportunidades de negócio não é nada fácil, então, para aumentar as chances de obter sucesso, o empreendedor precisa tomar alguns cuidados importantes antes de iniciar um novo negócio. Além disso, precisa ficar atento a certos detalhes, caso contrário, suas chances de fracasso aumentam consideravelmente.

Mas o que pode ser considerada uma boa oportunidade de negócio?

como identificar oportunidades de negocioPara encontrar boas oportunidades de negócio, é preciso saber procurar. Isso mesmo! Você precisa realmente saber o que procurar, e precisa também perguntar a si mesmo se está apto para aproveitar a tal oportunidade.

Além disso, precisa ser capaz de visualizar os próprios objetivos, caso contrário, correrá um grande risco de envolver-se em uma oportunidade desvantajosa.

Existem muitas oportunidades de negócio por aí, mas entender o tipo de oportunidade que está procurando, e ter alguns objetivos em mente, é essencial para que você consiga determinar o que de fato é uma boa oportunidade, e como pode aproveitá-la da melhor maneira possível.

Para facilitar a sua vida, vamos elencar abaixo algumas características gerais que podem te ajudar a reconhecer uma boa oportunidade.

Ao avaliar uma oportunidade de negócio, além de observar as características abaixo, é importante que você fique atento também ao seu perfil como empreendedor. Isso é importante para que você não caia na armadilha de escolher uma oportunidade de negócio incompatível com o seu perfil.

Montar um negócio em um ramo com o qual você não tem nenhuma afinidade pode ser a receita para o fracasso, portanto, fique atento.

Agora vamos às características que podem te ajudar a reconhecer uma boa oportunidade de negócio.

1 – O produto ou serviço irá satisfazer uma necessidade

Essa é uma das características mais difíceis de encontrar quando o empreendedor procura novas oportunidades, no entanto, ela é uma das mais importantes, e não pode ser negligenciada.

Sempre que você for avaliar uma nova oportunidade de negócio, reflita se realmente existe uma necessidade para o produto ou serviço que pretende oferecer ao mercado. Pergunte-se: será que o produto ou serviço realmente pode ajudar os clientes a resolver um problema?

Para responder essa pergunta, observe o mercado, procure conversar com o público-alvo (potenciais clientes), assim você terá uma visão mais real a respeito da viabilidade da oportunidade de negócio em questão.

Caso já exista outra empresa atendendo ao público-alvo, você precisa avaliar se a sua empresa conseguirá ser melhor que a concorrência. Fique atento a essa questão.

2 – Existe demanda na região onde o negócio será instalado

Pode ser que o seu produto ou serviço seja ótimo para satisfazer uma necessidade, e pode ser também que a demanda seja grande, no entanto, isso pode não significar muito se essa demanda não for específica para o local onde o negócio será instalado, ou se a sua empresa não for atender na localização onde a demanda é grande.

Por exemplo, vamos supor que em grandes cidades existe uma enorme demanda por hotel para cães. Se você montar um negócio desse tipo em uma grande cidade, suas chances de sucesso podem ser bastante boas. No entanto, se você montar um hotel para cães em uma pequena cidade do interior, suas chances de sucesso podem não ser tão boas assim.

Alguns negócios podem não enfrentar esse tipo de problema, como exemplo, podemos citar as lojas virtuais. No entanto, esses negócios possuem suas próprias peculiaridades, então, é preciso observá-las também.

3 – Você possui os recursos necessários para levar o seu negócio a ter sucesso

Uma oportunidade não será adequada para você, enquanto você não tiver recursos para executar o negócio de maneira sustentável. Quando dizemos recursos, não estamos falando apenas dos recursos financeiros. Os recursos pessoais também são essenciais (perseverança, confiança, objetivos claros, capacidade estratégica, etc.).

Aqui, o que você precisa fazer é avaliar os seus recursos com bastante cuidado, e ser realista.

Faça as seguintes perguntas:

  • Eu tenho o que é preciso para executar esse negócio agora?
  • Eu vou ser capaz de prover os recursos necessários para levar o meu negócio ao sucesso?

Você precisa ser bastante honesto consigo mesmo, e agir com os pés no chão. Além disso, não tente fazer tudo sozinho, procure ajuda, assim ficará mais fácil tomar decisões acertadas.

4 – Você pode oferecer o produto ou serviço a um preço justo e de acordo com o mercado

Você precisa considerar o mercado e considerar também o preço. Pergunte-se se você pode fornecer o produto ou serviço a um preço justo e de acordo o mercado.

Avalie também se o investimento necessário para atrair os clientes para o seu negócio não consumirá o seu lucro.

São perguntas e avaliações difíceis de fazer, no entanto, são necessárias.

5 – É realmente o momento certo, em termos de mercado e de seus recursos

Ao avaliar uma oportunidade de negócio, é preciso ficar atento ao tempo. Com isso, queremos dizer que é preciso analisar com calma se realmente é o momento certo para começar aquele negócio.

Você precisa analisar a realidade do mercado, a sua realidade pessoal, a realidade econômica e política. É preciso fazer isso com calma, coragem, com os pés no chão e de maneira crítica.

Além disso, é preciso cautela ao fazer essa análise, pois existem muitos fatores que podem confundir o empreendedor. Por exemplo, em épocas de crise econômica, muitas pessoas podem achar que não é o momento certo para montar um negócio. No entanto, em ocasiões de crise podem surgir ótimas oportunidades de negócio.

Como identificar oportunidades de negócio: considerações finais

Se você encontrar uma oportunidade de negócio que parece possuir todas as características acima, procure conversar com um empreendedor que tenha uma empresa semelhante, isso é importante para te ajudar a ter uma visão ainda mais clara acerca da oportunidade almejada.

Encontrar uma oportunidade de negócio não é fácil, no entanto, o empreendedor precisa estar atento ao mercado, pois oportunidades surgem todos os dias para aqueles que sabem como e onde procurá-las.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!