Como incentivar a inovação nas empresas

Incentivar os processos de inovação nas empresas é cada vez mais necessário. Empresas inovadoras tem a capacidade de criar novas soluções e estar sempre um passo à frente de seus concorrentes. Neste artigo você irá encontrar algumas dicas para incentivar a inovação em seu negócio.

Antes de mais nada é importante relembrar o conceito de inovação. Para muitos a inovação são novas ideias, que bem aproveitadas, podem agregar valor ao negócio, sendo a criação de novos produtos ou serviços, a mudança de processos produtivos ou até mesmo a criação de novos modelos de negócio.

A inovação nas empresas pode ser realizada de forma radical, com a criação de novos produtos ou novos processos ou pode ser uma inovação incremental, que é uma melhoria contínua dos produtos e processos da empresa.

Também é válido salientar que a inovação não se restringe às startups mas pode ser incentivada em qualquer empresa, desde que seja incentivada e valorizada.

Veja a seguir dicas para incentivar ainda mais as práticas inovadoras em sua empresa.

Como incentivar a inovação nas empresas

1 – Crie um ambiente agradável para seus funcionários:

dicas para aumentar a inovação nas empresasA primeira dica de como incentivar a inovação é criar ambientes agradáveis para seus funcionários.

É certo que nem todas as empresas tem condições de investir em um grande escritório com um layout diferenciado, mas é possível criar bons ambientes investindo pouco dinheiro.

O importante é usar a criatividade para que seus funcionários tenham espaço além de uma mesa e seu computador. O descanso e os momentos lúdicos são essenciais para que as pessoas sejam criativas e estejam propensas a inovar cada vez mais.

2 – Crie uma cultura que valorize a inovação em sua empresa:

É importante que a cultura organizacional de sua empresa esteja realmente alinhada com a sua expectativa de inovação.

Por isso, é necessário criar uma cultura organizacional que naturalmente incentive e valorize as atividades inovadoras dentro do seu negócio. É importante que seus funcionários vejam que toda a organização preza pela inovação.

Quando a inovação é incentivada apenas em pontos e momentos específicos da empresa o processo torna-se limitado. Isso faz com que os colaboradores sempre fiquem à espera de um comando da direção para produzirem algo não e acabam perdendo muitas oportunidades.

3 – Planeje-se financeiramente para os processos de inovação:

Em muitos casos processos inovadores não precisam de recursos financeiros para serem colocados em prática, mas em alguns casos é necessário ter recursos financeiros disponíveis para colocar algumas ideias em prática.

É importante que sua empresa tenha recursos que são destinados para projetos inovadores. É claro que o incentivo à inovação deve fazer parte de seu planejamento anual, reservar apenas o dinheiro que sobra não é a solução para valorizar e incentivar a inovação no seu negócio.

Leve a sério os processos de inovação e avalie os que podem trazer bons retornos para sua empresa e os incentive financeiramente.

4 – Crie procedimentos que favoreçam os processos de inovação:

Outro ponto importante de como incentivar a inovação nas empresas é ter procedimentos e práticas que facilitem os processos de inovação.

Empresas muito burocráticas e centralizadoras tem maior dificuldade de implementar ações inovadoras, pois restringem o campo de ação de seus colaboradores.

Ter procedimentos que sejam compatíveis com uma cultura inovadora é importante também para que muitas ideias não se percam durante a trajetória da empresa. Ideias de inovação que não sejam aplicáveis em determinado momento podem ser muito bem aplicada em uma etapa futura do seu negócio.

Os procedimentos precisam dar continuidade e registrar todas as opções de práticas inovadoras criadas em seu negócio.

5 – Premie e valorize os colaboradores que praticam a inovação:

A última dica de como incentivar a inovação nas empresas é premiar e valorizar os colaboradores que tenha atitudes inovadoras e que contribuem para esta cultura da empresa.

Esta premiação nem sempre exigirá de você um retorno financeiro, mas em especial, um reconhecimento para o profissional diante da empresa dos benefícios e vantagens que foram consequentes do processo de inovação gerado.

Valorizar e premiar os profissionais mais inovadores irá mantê-los sempre em atividade. Eles sempre estarão ainda mais em criar novidades para seu negócio e alcançar um reconhecimento ainda maior pela empresa.

Finalizando

Como você pode ver, atitudes e práticas simples podem ser utilizadas para incentivar a inovação em seu negócio. É certo que você não deve ficar preso somente na inovação radical, ou seja, a de mudanças bruscas ou criação de novos produtos, talvez sua empresa precisa de inovações incrementais, de melhorias contínuas de seus processos e modelo de negócio.

Confira mais uma vez as 5 dicas de como incentivar a inovação nas empresas:

  • Crie um ambiente agradável para seus funcionários;
  • Crie uma cultura que valorize a inovação em sua empresa;
  • Planeje-se financeiramente para os processos de inovação;
  • Crie procedimentos que favoreçam os processos de inovação;
  • Premie e valorize os colaboradores que praticam a inovação.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!