Como lidar com pessoas difíceis no trabalho

É possível que você encontre pessoas difíceis em todos os ambientes que você vive, na família, no seu grupo de amigos e principalmente no trabalho. Para não ser prejudicado por conviver com este tipo de pessoa é fundamental aprender como lidar com pessoas difíceis, em especial no ambiente de trabalho.

Na maioria dos casos pessoas com temperamento difícil podem criar um ambiente desagradável ou então criar conflitos desnecessários, por situações simples ou de fácil resolução.

É comum também encontrar pessoas difíceis que sempre estão reclamando, encontram dificuldades em todas as tarefas, colocam a culpa sempre nos outros e desejam que tudo seja feito da maneira deles. Pessoas com este tipo de temperamento podem estar por toda parte, pode ser seu colega, seu chefe ou até mesmo um cliente.

Saber lidar com estas situações é fundamental para manter-se focado no trabalho e ainda alcançar seus objetivos profissionais.

Caso a equipe deixe-se levar pelo ambiente criado por uma pessoa difícil é possível que a produtividade de toda equipe seja comprometida. O resultado são muitas pessoas estressadas e baixo rendimento no trabalho. Confira as dicas a seguir e aprenda de vez como lidar com pessoas difíceis em seu trabalho.

7 Dicas fundamentais de como lidar com pessoas difíceis

1 – Entenda que cada um tem uma maneira de reagir às situações:

dicas práticas de como lidar com pessoas difíceisA primeira dica para você ter sucesso em lidar com pessoas de temperamento complicado é entender que todas as pessoas são diferentes.

Cada pessoa possui uma maneira de reagir às situações da vida. Esta maneira de reagir é consequência de sua história de vida, da educação que recebeu e como cada um aprendeu a lidar com situações difíceis.

Tente entender então que, muitas vezes, as pessoas difíceis possuem um temperamento inadequado pois aprenderam a viver assim. Ou então, é uma forma de proteger seus sentimentos e evitar se envolver com as outras pessoas.

O importante é você reconhecer que todos são diferentes, assim como uma pessoa difícil possui defeitos você também possui os seus.

2 – Não caia nas armadilhas de uma pessoa difícil:

A segunda dica de como lidar com pessoas difíceis no trabalho é não cair nas armadilhas deixadas por estas pessoas.

Pessoas difíceis criam situações ideais para começar uma discussão ou agridem uma pessoa com único intuito de provocar e começar uma desavença. Isso no fim das contas pode virar uma bola de neve. No final, ninguém irá procurar entender quem começou toda a discussão.

É importante que você não caia nestas provocações feitas por uma pessoa complicada. À medida que você não reagir às provocações a pessoa perceberá que não adianta utilizar as provocações para te tirar do sério.

Um conflito direto com pessoas difíceis não produz bons resultados para ninguém. Em especial se esta pessoa é seu chefe ou um cliente.

3 – Aprenda a questionar com segurança uma pessoa difícil:

Para tentar melhorar o relacionamento com pessoas difíceis é interessante sair da defensiva. Você pode fazer isso questionando com educação e cuidado as atitudes da pessoa com temperamento complicado.

Ao invés de você simplesmente condenar as atitudes da pessoa, passe a questioná-la se aquela é a melhor forma de reagir à determinadas situações.

Por exemplo, troque frases afirmativas como “você não pode fazer isso” por perguntas como “esta é a melhor forma de reagir à esta situação”.

Tente demonstrar para a pessoa que você não quer apenas repreendê-la e sim ajudá-la a ter atitudes melhores. Aos poucos a própria pessoa poderá se questionar antes mesmo de você dizer algo a ela.

4 – Reconheça a hora de tirar seu time de campo:

A quarta dica de como lidar com pessoas difíceis é aprender que em algumas situações a melhor coisa a fazer é se retirar.

Ou seja, é hora de reconhecer que você não pode fazer nada pela pessoa ou pela situação criada. Então tire seu time de campo e não se comprometa com uma situação que você não pode resolver.

Muitas situações podem se tornar ofensivas e extrapolam o âmbito profissional, neste caso permanecer em uma discussão não irá trazer nenhum retorno positivo para você.

Para sair desta situação apenas mostre para a pessoa que você não concorda com certas atitudes, que você pode até entender a situação da pessoa, mas que está disposto a ter aquela conversa como encerrada.

5 – Tenha paciência e seja compreensivo com este tipo de pessoa:

Como falado na primeira dica, cada pessoa possui características diferentes que são consequência do que viveram e de como foram educadas para enfrentar as situações da vida.

Para lidar com pessoas difíceis é essencial ter paciência. Em muitas situações você será testado e até mesmo provocado, nada melhor do que uma boa dose de paciência para se sair bem de situações desagradáveis.

Além da paciência é importante ser compreensivo. Ser compreensivo é tentar entender o lado da pessoa, é ver o que a pessoa está passando e por que ela reage às situações da vida da forma como reage. Em muitos casos, pessoas com comportamento difícil podem estar passando por diversos problemas fora do ambiente de trabalho.

Vale destacar que ser compreensivo e paciente não é o mesmo que aceitar ou concordar com as atitudes de uma pessoa complicada. Mas, são característica que irão auxiliar a conviver bem com pessoas de temperamento difícil.

Finalizando

Estou certo de que você pode colocar todas estas dicas em prática a partir de hoje. Evite estar sempre em conflito com este tipo de pessoa, em muitos casos o silêncio é a melhor resposta para discussões que não irão te levar a lugar algum.

Faça também um bom exame de consciência, quem sabe você não está sendo uma pessoa difícil em diversas áreas de sua vida? Todos nós estamos sujeitos a isso.

Confira mais uma vez o passo as dicas de como lidar com pessoas difíceis no trabalho:

  • Entenda que cada um tem uma maneira de reagir às situações;
  • Não caia nas armadilhas de uma pessoa difícil;
  • Aprenda a questionar com segurança uma pessoa difícil;
  • Reconheça a hora de tirar seu time de campo;
  • Tenha paciência e seja compreensivo com este tipo de pessoa.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!