Como melhorar a comunicação com clientes e lucrar mais

A comunicação com clientes é essencial em uma boa estratégia de marketing de relacionamento. O mercado atual é colaborativo, os próprios clientes desejam encontrar empresas mais abertas, com bons canais de comunicação e também atentas ao que seus clientes querem.

Com o avanço da internet a comunicação ficou ainda mais fácil. Hoje em dia, toda empresa pode criar uma grande rede de relacionamento com seus principais clientes, é preciso apenas aproveitar as inúmeras ferramentas disponíveis.

É claro que o sucesso na comunicação entre empresa e cliente depende de fatores como rapidez no atendimento, abertura às ideias fornecidas pelos clientes e também da confiança gerada com o tempo.

Além de aumentar as chances de fidelizar a clientela, uma boa comunicação traz para uma empresa inúmeras vantagens comerciais. É possível desenvolver pesquisas de satisfação com facilidade, lançar produtos mínimos viáveis e ainda contar com o cliente para o desenvolvimento de novos mercados.

Por isso, mais do que falar uma boa comunicação com clientes exige que a empresa saiba ouvir o que seus clientes têm a dizer.

Dicas para uma comunicação com clientes eficiente

dicas para uma boa comunicação com clientesExistem inúmeras ferramentas para uma boa comunicação entre empresa e clientes. É claro que algumas são obrigatórias para algumas empresas, enquanto outras empresas podem ter canais mais flexíveis. Você deve adotar os canais de comunicação conforme o perfil de sua clientela.

Caso você tenha uma clientela muito jovem e sempre conectada é interessante utilizar aplicativos, redes sociais e e-mail para facilitar a comunicação. Agora, se sua clientela é composta por aposentados, o melhor é manter canais tradicionais de comunicação.

Confira alguns canais disponíveis para uma boa comunicação:

  • Central de atendimento via telefone;
  • Ouvidoria;
  • Caixa de sugestões e reclamações;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Fale conosco pelo site da empresa.

1 – Conheça o seu público-alvo e personalize sua comunicação:

A primeira dica sobre como melhorar a comunicação com clientes é conhecer o público-alvo.

Para ter sucesso com a comunicação é fundamental que a empresa conheça quem receberá a mensagem que será transmitida. Isso é fundamental para personalizar a mensagem conforme as características do público em questão.

A personalização da mensagem é importante para que o público-alvo tenha uma boa conexão com a empresa. Negligenciar este fator pode levar a comunicação ao fracasso.

Por isso, descubra a melhor maneira de se comunicar com seus clientes e aumente ainda mais o poder de sua mensagem.

2 – Não transfira o seu cliente de um setor para o outro:

Outro fator fundamental para uma boa comunicação com clientes é ter uma estrutura simples para atender seu público-alvo.

É muito comum encontrar empresas onde é necessário percorrer inúmeros setores para resolver problemas muito simples. Grande parte dos clientes ficam insatisfeitos com este tipo de tratamento que recebem, pois querem apenas resolver algo que para eles é simples.

Por mais que seja difícil para uma empresa é necessário facilitar a vida do cliente e agilizar todo o processo. Se possível, é interessante investir em um atendimento que resolva o problema do cliente no atendimento inicial, sem a necessidade de transferi-lo para outros inúmeros setores da empresa.

Caso não seja possível a solução do problema no atendimento inicial, é necessário planejar a melhor maneira de conduzir o cliente entre os setores que serão exigidos.

3 – Tenha uma mensagem clara e direta para o seu cliente:

Outro ponto importante é ter uma mensagem sempre clara e direta. Isso é essencial para criar um bom nível de confiança entre empresa e cliente.

Mensagem que dão muita volta ao redor do assunto podem gerar uma sensação de insegurança em muitos clientes. Por isso, a empresa deve sempre focar em uma comunicação direta e simples.

As mensagens diretas e simples também economizam tempo. O tempo é uma das coisas mais preciosas para um cliente, nenhum cliente quer passar horas no telefone para decidir se aceita ou não a sua proposta.

Por isso, a empresa deve reduzir a mensagem que deseja transmitir apenas ao essencial. Elimine tudo o que não agrega e que possa confundir a clientela. Na maioria dos casos menos é sempre mais.

4 – Mantenha uma comunicação frequente com sua clientela:

A quarta dica de como ter sucesso com a comunicação com clientes é ter uma comunicação frequente com seu público-alvo.

Isso quer dizer que você deve estar presente no dia a dia de seu cliente. É claro que uma empresa não deve ligar todos os dias para um cliente, mas criar boas maneiras de sempre estar ao alcance do cliente e ter a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços de forma natural.

As redes sociais podem ser uma ferramenta essencial em uma estratégia para desenvolver um bom relacionamento com clientes.

Apesar de ser necessário ter uma certa frequência na comunicação é importante não se tornar chato. Ninguém deseja ser bombardeado com promoções e anúncios diariamente.

Para evitar este problema foque em oferecer conteúdo de qualidade para seus clientes. O marketing de conteúdo é uma ferramenta importante para toda empresa.

5 – Aprenda a ouvir e entender os problemas de seus clientes:

Por fim, a última dica para uma comunicação eficiente é aprender a ouvir e entender os verdadeiros problemas do público-alvo.

Muitas empresas têm facilidade em propor diversas coisas para seus clientes, mas falham na hora de ouvir o que eles realmente desejam. É importante se lembrar que o foco de todo negócio é resolver o problema da clientela e para isso é fundamental conhecer e entender a melhor forma de resolver a situação.

Nesta etapa receber bem as mensagens dos clientes é tão importante quanto enviar boas mensagens para eles.

Toda empresa que aprende a ouvir com cuidado seus clientes está na frente da concorrência, pois aprende diariamente o que é necessário criar ou melhorar para continuar sendo a melhor opção para determinado público-alvo.

Finalizando

A comunicação será sempre fundamental na fidelização de bons clientes. Falhar neste ponto pode levar boas empresas com bons produtos a um desempenho aquém do que a empresa pode produzir.

Então, é hora de melhorar sua comunicação e focar em um atendimento de qualidade ainda melhor.

Confira novamente as dicas para melhorar sua comunicação com clientes:

  • Conheça o seu público-alvo e personalize sua comunicação;
  • Não transfira o seu cliente de um setor para o outro;
  • Tenha uma mensagem clara e direta para o seu cliente;
  • Mantenha uma comunicação frequente com sua clientela;
  • Aprenda a ouvir e entender os problemas de seus clientes.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!