Como montar um bar de sucesso com 7 passos práticos

Ter um bar é uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio, mas também um grande desafio. Neste artigo, você vai aprender os principais passos sobre como montar um bar de sucesso e conseguir superar toda a concorrência que já existe.

Muitos sonham em abrir seu próprio bar pois amam uma vida agitada e poderiam assim continuar no ritmo das baladas. Entretanto, ter um bar exige muito mais do que gosto pelas festas.

É importante relembrar que as tarefas de um bar não terminam quando as luzes se apagam. É neste momento que boa parte do trabalho de um empresário começa.

Enquanto a noite é dedicada a operação do bar, durante o dia o empresário precisa dedicar seu tempo para administrar o negócio. É hora de traçar estratégias, fazer a contabilidade, cuidar das finanças, encontrar bons fornecedores e fazer um bom marketing.

Vale destacar que este mercado é altamente concorrido e você precisará se desdobrar para ter sucesso. Confira abaixo os passos sobre como montar um bar de sucesso.

Como montar um bar em 7 passos

1 – Defina a identidade do seu bar:

dicas sobre como montar um bar de sucessoO primeiro passo é definir a identidade do seu bar, ou seja, o perfil do seu bar. Como ele será, o que será servido, as pessoas que você pretende alcançar, o seu posicionamento no mercado.

Pense em como você gostaria que seu bar fosse lembrado pelas pessoas.

São inúmeras possibilidades para um bar. É possível investir em um bar convencional que atinja um público geral, ou então, fazer a opção por atender um público específico com a criação de um bar temático.

Ambas as possibilidades podem ser muito lucrativas, mas exigirão de você estratégias diferentes. Um bar convencional é capaz de agradar um maior número de clientes, mas um bar temático possui um público muito mais fiel, pois se identifica com tudo que tem no bar.

Por isso, antes de decidir o que fazer, pense bem nas possibilidades. Ao optar por um bar temático veja se você terá um público adequado para o seu bar.

2 – Escolha um bom local:

O segundo passo de como montar um bar é escolher um bom local para abrir seu negócio.

É interessante escolher um ponto comercial em uma área onde já exista uma concentração de bares. Isso fará com que seu bar seja encontrado com mais facilidade, o que é uma grande vantagem quando seu bar é novo e não possui um público fiel.

Caso você confie em sua estratégia de marketing e quer um local mais tranquilo é importante que você tenha muita determinação e planejamento para atrair seus primeiros clientes.

Para definir o local fique de olho no tamanho do espaço, na boa localização, na vizinhança, na facilidade de acesso, possibilidade de estacionamento e tantos outros detalhes importantes.

3 – Invista em uma boa estrutura para seu bar:

A estrutura de seu bar é essencial para que você dê boas condições de trabalho para sua equipe e também para que seus clientes sejam bem atendidos e se sintam confortáveis.

Por isso, invista em bons equipamentos para o trabalho de sua equipe. Um bom mobiliário também é essencial, além de uma cozinha com uma infraestrutura adequado ao que você pretende servir em seu bar.

A estrutura de seu bar também deverá estar de acordo com a identidade que você pretende dar ao ambiente. Para bares temáticos é importante estar atento e personalizar cada detalhe do ambiente, isso será essencial para garantir que todo o ambiente seja atrativo para sua clientela.

Quanto maior o seu bar e quanto mais variado o seu cardápio, maior será a necessidade de investimento na estrutura.

4 – Defina o seu cardápio principal:

Um passo importante sobre como montar um bar de sucesso é a definição de um cardápio principal. Isso será essencial para montar uma estrutura adequada para seu bar.

Para definição do cardápio é importante que você avalie o público que você pretende atender, a identidade e posicionamento que você pretende alcançar e ainda qual o foco que você terá em seu bar.

Você pode investir em uma cozinha mais sofisticada ou então em servir tira gostos básicos que todo bar oferece. Lembre-se que você deverá definir não só seu cardápio de comidas, mas principalmente as bebidas que você pretende servir.

Para bares temáticos é interessante que o cardápio siga a linha definida para o bar.

5 – Monte uma boa equipe para trabalhar em seu bar:

Uma boa é fundamental para ter sucesso com seu bar. A sua equipe terá uma grande parcela de contribuição na conquista e fidelização de seus clientes.

Em um bar, além de bebida de qualidade e uma boa comida é essencial um ótimo atendimento. Mesmo que seu bar tenha tudo, mas falte o atendimento de qualidade as pessoas pensaram duas vezes em voltar ao seu estabelecimento.

Por isso invista em uma boa equipe. Será necessário ter bons garçons, bons cozinheiros, uma equipe de caixa ágil e pronta para resolver imprevistos, além de diversos outros profissionais que são necessários conforme o tamanho do seu bar e a estrutura que você pretende montar.

Além de contratar as pessoas certas é importante que você mantenha sua equipe sempre motivada.

6 – Regularize seu negócio:

O sexto passo sobre como montar um bar é regularizar o negócio. Para isso você deverá fazer todo o processo de abertura e inscrição de uma empresa na junta comercial do seu estado e na prefeitura de seu município.

Hoje em dia, é impossível ter um bar sem estar devidamente regularizado. Caso você não tenha experiência com este tipo de processo e não faça ideia de quais as documentações que precisa preparar o ideal é contar com o suporte de um contador.

Este profissional irá te auxiliar a desenvolver todo o processo de regularização de seu novo negócio. Além de te dar as orientações necessárias para garantir que você pague os impostos corretos.

7 – Faça uma boa campanha de marketing:

A última dica sobre como montar um bar de sucesso é investir em uma boa campanha de marketing para seu novo negócio. É com uma boa estratégia de divulgação que você apresentará seu bar para seu público-alvo.

Você poderá utilizar inúmeras estratégias para divulgar o seu bar, desde ações presenciais, panfletagens, faixas em locais estratégicos, propagandas em rádios, propagandas em jornais de boa circulação e em especial na Internet.

Hoje em dia é fundamental que você esteja presente na Internet. Pela internet você terá condições de alcançar um grande público com um investimento baixo. Você poderá utilizar blogs, redes sociais, sites de compras coletivas, anúncios em grandes portais, vídeos e inúmeras outras opções.

Finalizando

Como falado no início do artigo, ter um bar de sucesso é um grande desafio. É importante que você invista em qualidade, preço competitivo e diferencie seu bar em relação à concorrência.

Lembre-se que um bar temático é uma boa opção para fidelizar clientes, mas exigirá de você muito mais empenho e investimento para personalizar toda estrutura, cardápio e até mesmo o atendimento.

Veja mais uma vez como montar um bar com 7 passos práticos:

  • Defina a identidade do seu bar;
  • Escolha um bom local;
  • Invista em uma boa estrutura para seu bar;
  • Defina o seu cardápio principal;
  • Monte uma boa equipe para trabalhar em seu bar;
  • Regularize seu negócio;
  • Faça uma boa campanha de marketing.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!