Como montar um brechó em 7 passos práticos

Os brechós são cada vez mais comuns no Brasil e tem conquistado um grande espaço no mercado. Para quem deseja ter um negócio de baixo custo está aqui uma ótima oportunidade. Neste artigo você vai aprender um passo a passo de como montar um brechó de sucesso.

Este tipo de negócio consiste em vender roupas usadas. Ou seja, a função do brechó é comprar roupas usadas de quem quer vender e disponibilizar para pessoas que estão em busca de roupas de qualidade por um preço acessível.

Agora, engana-se quem pensa que os brechós de sucesso continuam sendo aquelas lojas cheias de roupas velhas empilhadas em uma estante. Os brechós de sucesso se modernizaram e hoje em dia tem potencial de atrair bons clientes, com um ótimo poder de compra.

Para ter sucesso em um brechó é necessário ter uma boa visão de negócios, como em qualquer outro tipo de loja.

É importante trabalhar de maneira profissional e administrar bem todas as áreas da empresa, desde a parte financeira e o processo de compras. Afinal, você estará investindo tempo e dinheiro e quer ganhar um bom lucro com seu brechó.

Confira a seguir os passos de como montar um brechó de sucesso.

Passo a passo de como montar um brechó

1 – Aprenda como funciona este tipo de mercado:

passo a passo sobre como montar um brechó de sucesso no brasilEngana-se quem pensa que ter sucesso com um brechó é algo trivial. O mercado possui inúmeras características particulares e grande parte dos clientes são muito exigentes, mesmo estando em busca de roupas usadas e baratas.

Por isso, o primeiro passo de como montar um brechó de sucesso é conhecer e aprender tudo o que for possível sobre este tipo de loja que você quer abrir.

Uma boa forma de fazer isso é trabalhar por um período de tempo em um brechó bem-sucedido de sua região. Assim você terá contato diário com todas as rotinas que este tipo de negócio exige.

Outra forma é aprender conversando com proprietários de brechós de sucesso. Assim você poderá conhecer os principais desafios e dificuldades do mercado dos brechós. É importante que você conheça bem este mercado. Não deixe de avaliar os concorrentes e como eles trabalham, veja quais são os pontos fortes e pontos fracos.

Conhecer o mercado será fundamental para você avaliar se um brechó tem o potencial de trazer um bom retorno financeiro para você ou não.

2 – Escolha um bom local para abrir sua loja:

Abrir sua loja em uma boa localização também é fundamental para o sucesso do seu brechó.

É importante que você escolha um local que tenha grande fluxo de pessoas. Você também deve observar se o público que frequenta a região que você quer abrir sua loja frequentaria seu brechó. Por exemplo, abrir um brechó com roupas e assessórios muito baratos em um baixo de luxo talvez não seja a melhor opção para você.

Pense também no espaço da loja, veja se o tamanho do cômodo que você vai escolher é condizente com o espaço que você precisa.

Tome muito cuidado com espaços pequenos, pois será mais difícil de organizar suas mercadorias, mas também tome cuidados com espaços muito grandes, pois aumentará o seu custo com aluguel.

3 – Antes de abrir é necessário regularizar seu negócio:

O terceiro passo para quem quer aprender como montar um brechó é regularizar o seu negócio. Ou seja, para manter sua loja aberta é fundamental que você tenha um CNPJ e possua um alvará de funcionamento.

Para isso você deverá estimar o quanto você pretende vender durante um ano. Caso suas vendas não superem 60 mil reais durante um ano, você poderá abrir um MEI – Microempreendedor Individual.

Caso você queira ter uma receita superior a 60 mil reais você deverá fazer a opção por outros formatos jurídicos de empresa. O melhor neste caso é procurar um escritório de contabilidade para te auxiliar a regularizar sua empresa.

Vale ressaltar que sem esta documentação em dia você estará refém da fiscalização e não poderá trabalhar. Caso seu brechó fique em um local de muito movimento, você será ainda mais fiscalizado.

4 – Invista em uma estrutura adequada para sua loja:

Como falado no início do artigo, os brechós de muito sucesso hoje em dia se modernizaram. Esta modernização também passa pela preocupação com uma estrutura adequada e atraente.

Ou seja, não é possível mais ter um brechó de sucesso sem investir em uma loja bonita, organizada e limpa. O tempo dos brechós desorganizados já passou e não voltará mais.

Por isso, invista em estantes, gôndolas, mostradores, manequins e em uma bela vitrine para seu brechó. Mostre que sua loja trabalha com profissionalismo e tem muita qualidade. Vale à pena destacar que a estrutura do brechó é a mesma de um aloja convencional, exige o mesmo mobiliário e equipamentos.

Investir em um ambiente sofisticado e atraente é essencial para ter um brechó bem-sucedido.

5 – Monte um bom estoque inicial e aprenda a comprar:

Existem inúmeras opções de produtos que podem ser vendidos em um brechó. É possível trabalhar com roupas, assessórios, sapatos, elementos de decoração para casas, móveis e antiguidades para colecionadores.

Em todos os tipos de brechó é necessário investir em estoque inicial para abrir sua loja. Este estoque inicial deve ter quantidade suficiente para abastecer suas prateleiras, gôndolas e vitrines, além de uma quantidade mínima para reposição à medida que seus produtos são vendidos.

Aliado ao quinto passo sobre a montagem de um estoque inicial, é necessário deixar uma dica especial sobre como montar um brechó, que é aprender a comprar bem seus produtos.

O processo de compras de um brechó é um grande desafio, pois você sempre deverá estar à procura de bons produtos com preço adequado para sua loja. É quase que um trabalho de garimpar bons produtos no meio de tantos outros que já não possuem a qualidade desejada para sua loja.

Aprender a comprar bem também depende de sua experiência. Logo, com o passar dos anos você irá melhorar ainda mais seu processo de compra e poderá ter mais sucesso com sua loja.

6 – Monte uma boa equipe de vendedores:

O sexto passo de como montar um brechó é investir em uma boa equipe de vendedores.

É importante que você contrate pessoas com perfil para trabalhar em seu brechó. Precisam gostar de vender e é necessário ter um conhecimento mínimo dos produtos que você oferece.

Vale destacar que os vendedores são os principais responsáveis por um atendimento de qualidade. E é este atendimento de qualidade que ajudará você a ter boas vendas e conquistar cada vez mais sua clientela.

Montar uma boa equipe também exigirá de você pagar salários justos aos seus funcionários. Além de garantir o cumprimento de todos seus deveres como empregador, como o pagamento dos impostos e benefícios aos seus funcionários.

Lembre-se que funcionários satisfeitos tem um grande potencial de vender mais e desenvolver um trabalho de muita qualidade.

7 – Aprenda a gerenciar seu pequeno negócio:

Por fim, é fundamental que você aprenda a administrar seu brechó. Será necessário ter um grande controle sobre tudo que acontece em sua loja para que você tenha certeza do lucro que você estará obtendo e dos custos do seu negócio.

Para que você tenha sucesso na tarefa de administrar seu negócio, será necessário fazer um bom fluxo de caixa, gestão do seu estoque e ter uma boa contabilidade.

Investir em um software de gestão de loja de roupas também pode ser uma ótima opção para você que deseja administrar com maestria seu brechó.

Este passo é fundamental, pois muitos brechós não dão certo por falta de gestão e administração, em especial, a gestão financeira do negócio. Desta forma, os brechós não produzem um fluxo de caixa adequado e quebram.

Finalizando

Para quem deseja um bom negócio com baixo investimento inicial abrir um brechó é uma ótima opção. Vale destacar mais uma vez a importância da gestão e também de aprender a comprar bons produtos para sua loja.

Confira mais uma vez os passos de como montar um brechó de sucesso:

  • Aprenda como funciona este tipo de mercado;
  • Escolha um bom local para abrir sua loja;
  • Antes de abrir é necessário regularizar seu negócio;
  • Invista em uma estrutura adequada para sua loja;
  • Monte um bom estoque inicial e aprenda a comprar;
  • Monte uma boa equipe de vendedores;
  • Aprenda a gerenciar seu pequeno negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Vanessa disse:

    Estou montando um brechó, aprendi os primeiros passos,obrigado