Como montar um buffet para festas e eventos: Guia prático

Este artigo é especial para as pessoas que querem aprender como montar um buffet. Vale à pena ler até o final e conferir todas as dicas para que você tenha muito sucesso com seu próprio negócio.

Antes de mais anda é válido dizer que este mercado é muito concorrido, mas sempre tem espaço para empreendedores que querem inovar e prestar um serviço acima da média.

Além disso, é importante conhecer muito bem este tipo de negócio, pois qualquer vacilo pode colocar sua reputação em risco ou então te dar muito prejuízo.

Para tudo isso existe remédio, que é determinação, estudo e um bom planejamento. Este artigo irá te ajudar a entender melhor como montar um buffet para festas ou eventos e evitar erros que muitas pessoas cometem ao começar um negócio sem o devido planejamento.

Principais dicas sobre como montar um buffet

1 – Estudo o mercado de atuação:

dicas práticas de como montar um buffetO primeiro passo para quem quer aprender como montar um buffet é se dedicar ao estudo deste nicho de mercado.

Por mais experiência que você tenha na área este estudo é indispensável. Afinal, agora você precisa avaliar todas as situações como um empreendedor e empresário e não como um funcionário ou colaborador.

Para as pessoas que querem entrar no mercado e não tem experiência na área é fundamental que este estudo seja ainda mais detalhado. Se possível, faça um período de experiência em um buffet de sucesso para conhecer o que acontece por trás das cortinas.

É importante que você estude os seus concorrentes. Veja quais são os pontos fortes e fracos de cada um, qual o preço médio, as peculiaridades de cada um deles. Você terá muito que aprender com eles. Para conquistar um lugar no mercado você precisará prestar um serviço no mínimo igual ao deles.

Além dos concorrentes, estude também seu público alvo. Entenda o que eles esperam de um buffet, como produtos de qualidade, preço competitivo, diferenciação na apresentação dos pratos e tantas outras coisas que seus clientes podem valorizar.

Também é importante que você estude todos os aspectos do seu negócio, como custo para iniciar a operação, principais oportunidades, regulamentação e tantos outros detalhes que um empresário precisa estar atento.

2 – Faça um bom planejamento para começar seu buffet:

Com um bom estudo em mãos é hora e começar a planejar seu negócio. Ou seja, você utilizará todas as informações que foram coletadas e fará uma previsão de tudo que você precisa fazer para colocar sua ideia em funcionamento.

Neste planejamento é hora de tomar decisões importantes, como que tipo de buffet você pretende montar. É possível montar um buffet especializado em eventos empresariais, em festas de crianças ou um buffet que atenda a todos os tipos de eventos e festas.

Também é hora de definir o tamanho da sua empresa, os clientes potenciais que você pretende atingir, a equipe que você precisará contratar, os equipamentos necessários, as características do local que você precisa para depósito, escritório e tantas outras coisas.

Um bom planejamento será muito útil para que você tenha um caminho traçado para ser percorrido. Você poderá traçar metas e planejar como será a administração financeira do seu negócio.

É válido dizer que na prática, nem tudo sai como planejado, mas é importante ter um norte para se orientar. Aprenda também a crescer com os imprevistos, muitos deles podem ser boas oportunidades.

3 – Defina um bom cardápio para atrair bons clientes:

O cardápio de um buffet é um dos pontos mais importantes para que ele seja atraente. Esta então é a terceira dica de como montar um buffet para festas e eventos de sucesso.

Este cardápio deve ser coerente com o tipo de evento que você pretende atender e com os clientes que você deseja atrair.

Por exemplo, caso você pretenda trabalhar com eventos mais sofisticados é fundamental que seu cardápio também seja sofisticado e atenda às expectativas de seus clientes.

Buffets mais especializadas não precisam de um cardápio tão extenso, pois grande parte de seus eventos são parecidos. Isso acontece com buffets que trabalham apenas com eventos corporativos.

Agora buffets que trabalham com todo tipo de festas precisam de um cardápio flexível e sempre atualizado. Os clientes possuem um gosto muito variado e para atender a estes gostos é necessário muita disposição.

4 – Contrate uma equipe adequada para seu buffet:

A quarta dica de como montar um buffet é contratar uma equipe especializada para trabalhar com você.

Para você ter um buffet de sucesso você não pode trabalhar de forma amadora. Todos os envolvidos no seu negócio precisam ser profissionais treinados e capacitados para desempenhar muito bem suas funções.

Muitos buffets não possuem condições de ter uma equipe própria grande e por isso acabam terceirizando parte dos serviços. Isso pode ser feito sem nenhum problema, desde que você tenha controle e certifique-se de que o serviço está sendo desempenhado com o padrão de qualidade que você precisa.

Agora, é fundamental que você tenha uma equipe de confiança. Pessoas que você pode confiar e que em sua falta desempenharão um serviço de ótima qualidade.

Por isso, ao contratar seus primeiros funcionários vejam quais são as experiências anteriores, o desejo deles continuarem por um período longo em sua empresa e o quanto eles estão dispostos a trabalhar.

O desempenho da sua equipe também será proporcional à sua fidelidade ao que você acordou na contratação. Por isso, cumpra com suas obrigações como contratante, assim todos estarão muito mais dispostos a desempenhar um bom papel para que seu buffet seja um sucesso.

5 – Monte uma boa estrutura de trabalho:

A última dica sobre como montar um buffet é sobre a estrutura que você precisa para começar a operar o seu buffet.

Você precisa pensar em um local para ser sua sede. Neste local você precisará de espaço para escritório, depósito, cozinha e vestiários. Estes espaços podem variar conforme o tipo e tamanho de seu buffet. Em alguns casos é necessário contar com um grande espaço para armazenar tudo que é preciso.

Além da sede do seu negócio é necessário montar uma estrutura de trabalho, como equipamentos e utensílios de cozinha.

Lembre-se que você pode ter uma cozinha em sua sede, mas também precisará de uma cozinha que possa ser transportada para outras locais.

Ao comprar seus utensílios vá com calma. Não queira equipar seu buffet de uma vez. Compre primeiro o que é essencial e aos poucos você poderá adquirir novos equipamentos e utensílios conforme a disponibilidade financeira do seu negócio e a necessidade.

Finalizando

Estou certo de que este guia poderá te auxiliar a montar um negócio de muito sucesso. Este é um ramo de negócios muito lucrativo, mas muito exigente. É necessário ter disposição para trabalhar pesado e em dias não convencionais.

Agora que já aprender como montar um buffet é hora de colocar a mão na massa e começar e planejar seu negócio! Afinal, seu trabalho está apenas começando.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!