Como montar um escritório de advocacia com 7 dicas práticas

Não é todo advogado que ao se formar sabe perfeitamente como montar um escritório de advocacia. Isso é muito natural, pois as faculdades preparam os profissionais para o exercício da profissão e não para a rotina de empresário.

Ao abrir um escritório o profissional precisa de conhecimentos que vão além da sua área de atuação. Pois, se tornará não só um advogado, mas um empreendedor e empresário, precisará de noções de gestão, administração de empresas, contabilidade, finanças, marketing e relacionamento com clientes.

Nem sempre o melhor advogado possui o escritório mais bem-sucedido, pois tudo dependerá da forma como o profissional administra seu próprio negócio. Por isso, estas dicas de como montar um escritório de advocacia podem ser muito úteis para você que deseja abrir seu escritório.

7 Dicas sobre como montar um escritório de advocacia:

1 – Faça um bom planejamento para abrir seu escritório:

dicas de como montar um escritório de advocaciaA primeira dica para montar um escritório de sucesso é o planejamento. Antes de colocar a mão na massa é importante pensar em tudo que é necessário para um escritório funcionar perfeitamente.

Ter uma visão global do negócio antes de começar a trabalhar é fundamental para que você não cometa erros simples que comprometeram o seu trabalho.

Essa etapa é mais simples para os profissionais que já possuem uma certa experiência profissional em outros escritórios já consolidados. É importante planejar a metodologia de trabalho, entender o mercado de atuação, conhecer os principais concorrentes e conhecer as necessidades do seu público-alvo.

Além do planejamento do negócio em si é fundamental que você faça um planejamento financeiro do seu negócio. Você vai precisar de um investimento inicial para estruturar seu escritório e também de um valor para capital de giro.

Sem um bom planejamento financeiro você correrá o risco de começar um negócio já endividado, por isso fique atento a este detalhe.

2 – Escolha um bom local para seu escritório de advocacia:

Outra dica importante é escolher de maneira adequada um bom local para abrir seu escritório.

Escolha um espaço que seja adequado para um escritório, com espaço para sala, banheiro, possível cozinha e depósito. Lembre-se que este espaço precisa ser suficiente para desempenhar seu trabalho, receber clientes e fazer possíveis reuniões.

Fique atento a detalhes importantes como boa condição do imóvel, regularidade do mesmo junto à prefeitura e boa vizinhança. Imóveis com boa ventilação e iluminação natural são mais valorizados.

Além da qualidade do imóvel é necessário observar a localização. Seu escritório deve estar em um local de fácil acesso ao seu público-alvo. Locais com facilidade de estacionamento são ainda melhores, isso facilitará a vida de seus clientes e a sua vida no dia a dia.

3 – Formalize seu negócio de maneira adequada:

A terceira dica de como montar um escritório de advocacia é estar atento à formalização de seu negócio, ou seja, fazer todas as inscrições necessárias para que seu escritório funcione de acordo com as legislações vigentes.

Caso você tenha bons conhecimentos na área de abertura de empresas você mesmo poderá fazer todo serviço, como inscrever sua empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, cadastrar seu escritório na Junta Comercial do seu estado e também obter um Alvará de Funcionamento no seu município, além de outros documentos necessários.

Caso você não se sinta confiante para desenvolver todo este trabalho inicial o melhor é contar com o auxílio de um profissional de contabilidade. Um bom profissional poderá resolver toda burocracia para você.

4 – Monte uma infraestrutura adequada para seu escritório:

Outro ponto importante na hora de abrir um escritório de advocacia é montar uma infraestrutura adequada para trabalhar e receber seus clientes.

Para isso é necessário investir em bons móveis e equipamentos para escritório. Investir em qualidade é fundamental para que você não tenha que renovar seus móveis em pouco tempo.

Antes de comprar seus móveis é interessante investir em um projeto de design de interior, planejando assim o melhor layout para o espaço que você tem disponível. Você irá aproveitar melhor seu espaço e ainda contar com uma decoração adequada para seu escritório.

Isso é fundamental para que você passe credibilidade aos seus clientes e ainda proporcione a você e seus funcionários um local agradável para trabalhar.

5 – Escolha bons sócios e monte uma equipe vencedora:

É certo que muitos escritórios de contabilidade começam com boas sociedades. Mas, para que sua sociedade dê certo a longo prazo é fundamental que você escolha bem a pessoa que estará ao seu lado.

É importante que você tenha sócios que compartilhem da mesma visão de trabalho, tenha os mesmos princípios e também a disponibilidade de tempo que você espera dele. Não tenha um sócio apenas por ter, é melhor começar seu negócio sozinho que mal acompanhado.

Além de pensar em um bom sócio é importante montar uma boa equipe. Você vai perceber que um bom escritório não é feito apenas de um bom advogado, mas também de outros profissionais competentes, como secretárias, estagiários, copeiros e tantos outros profissionais.

6 – Faça um planejamento estratégico de marketing e captura de clientes:

Um escritório de contabilidade só é bem-sucedido se contar com bons clientes. Por isso, você deve se preocupar em montar uma boa estratégia para divulgar seu trabalho e também capturar bons clientes para seu escritório.

Para você que está começando seu primeiro negócio é importante entender como você conquistará seus primeiros clientes, pois sem isso seu negócio não prosperará.

Você pode trabalhar com a divulgação de seu escritório de inúmeras maneiras, desde distribuição de cartões de visita, propagandas convencionais em jornais, revistas e rádios ou então utilizar a internet. A internet é uma grande aliada para quem deseja divulgar o próprio negócio.

Entender as verdadeiras necessidades do seu público-alvo poderá te auxiliar a conquistar clientes com maior facilidade, pois você poderá oferecer um trabalho que resolva com eficiência os problemas de cada um deles.

7 – Aprenda a ser um empresário e não só um advogado:

Estou certo de que estas dicas de como montar um escritório de advocacia irão te mostrar que ter um escritório exigirá de você conhecimentos que vão além dos conhecimentos da faculdade de Direito.

Por isso, a sua vida de empresário exigirá de você um constante aprendizado. Será importante aprender a administrar uma empresa, fazer uma gestão de pessoas, aprender a atender e fidelizar clientes e tantas outras tarefas fundamentais.

Aprender a fazer um bom controle financeiro é fundamental para que você tenha sucesso em seu negócio. Mesmo que aos poucos você contrate um profissional específico para esta área é importante que você intenda e saiba interpretar o que os relatórios e índices financeiros poderão te mostrar sobre a saúde financeira do seu negócio.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a planejar os eu escritório de advocacia. Colocando estas dicas em prática você terá maior facilidade em montar seu negócio e ainda abrirá seus olhos para detalhes que antes poderiam passar despercebidos.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre como montar um escritório de advocacia e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!