Como montar um lava rápido com 5 dicas práticas

Aprender como montar um lava rápido é uma ótima opção para quem deseja ter seu próprio negócio. Este serviço é cada vez mais solicitado, devido ao grande número de veículos e a necessidade de muitas pessoas terceirizarem este tipo de serviço.

O investimento inicial para começar um lava rápido pode variar muito. É possível começar seu próprio negócio com cerca de 10 a 15 mil reais ou gastar até 50 mil reais para ter seu lava rápido.

O valor do investimento inicial dependerá das características de seu negócio. Em especial, dependerá dos serviços que você pretende prestar. Caso você pretenda prestar serviços somente de limpeza seu custo para abrir seu negócio será menor, agora se o seu desejo é prestar um serviço mais especializado seu custo inicial será maior.

Existem inúmeros detalhes que fazem a diferença em um lava jato. É essencial que você invista na qualidade do serviço realizado e principalmente no bom atendimento. Clientes de um lava jato podem ser fiéis a você por anos, desde que você conquiste sua confiança e mantenha sempre um ótimo padrão de qualidade em seu serviço.

Confira a seguir 5 dicas práticas de como montar um lava rápido.

5 Dicas de como montar um lava rápido

1 – Escolha um bom local:

dicas práticas de como montar um lava rápido de sucessoO primeiro passo para ter sucesso com seu lava rápido é investir em um bom local. Você deve estar atento à localização. A localização deve ser de fácil acesso para seus clientes. É possível montar um lava rápido próximo a centros comerciais, ou então em bairros residenciais. Além do acesso, pense na segurança de seus clientes e na sua segurança, enquanto o veículo estiver em seu estabelecimento ele estará sob sua responsabilidade.

O local também deve ter uma estrutura mínima para você realizar todo o serviço. É importante ter um bom espaço para estacionamento, local próprio para lavar os veículos, área para depósito dos materiais, área para guardar os equipamentos e um pequeno escritório.

É importante levar em consideração o valor do aluguel do local, pois isto pode onerar muito sua operação. Locais próximos a grandes centros são mais caros, neste caso você deverá avaliar muito bem a viabilidade do negócio.

2 – Defina os serviços que você vai prestar:

Outra dica importante para quem quer aprender como montar um lava rápido é definir quais os serviços você pretende realizar sem seu lava rápido.

É possível trabalhar somente com serviços mais simples como a limpeza externa e a higienização interna do veículo, ou apostar em serviços mais sofisticados e especializados.

Neste caso, quanto mais especializado o seu serviço, mais oneroso será o seu trabalho. Entretanto, a possibilidade de aumentar o lucro cresce consideravelmente.

Além de pensar também somente nos veículos é interessante apostar na comodidade dos clientes. Você pode, por exemplo, prestar um serviço diferenciado, como oferecer uma boa sala de espera com TV e internet, ou até mesmo um pequeno bar ou lanchonete para seus clientes.

Seja criativo na hora de diferenciar o seu negócio, você poderá conquistar muitos clientes desta forma.

3 – Monte uma boa equipe:

A terceira dica de como montar um lava rápido é montar uma boa equipe de trabalho. Para isso, você pode investir em pessoas com experiência na área, ou investir em um bom treinamento para profissionais com pouca experiência.

As duas opções podem trazer bons resultados. A vantagem de treinar seu próprio pessoal é que eles realizaram os serviços da maneira que você acredita ser ideal. Profissionais com mais experiência são mais produtivos no início, mas podem trazer vícios de trabalhos anteriores.

Pense também na confiabilidade destes profissionais. Vale destacar que é comum que clientes deixem dentro dos veículos objetos de valor, logo, estes objetos estarão sob sua responsabilidade. Para não ter nenhum tipo de problemas com extravio de objeto é necessário ter uma equipe de muita confiança.

Além disso, é necessário investir em pelo menos um profissional que seja bom motorista. Dentro de um lava rápido é necessário manobrar carros constantemente, e não ter um bom motorista junto de você pode ser um desastre.

4 – Invista em bons equipamentos:

O número de equipamentos necessários para um lava jato é relativamente pequeno. Basicamente você deverá investir nos seguintes equipamentos:

  • Lavadora simples e de alta pressão;
  • Compressor;
  • Aspirador de pó;
  • Baldes;
  • Mangueiras;
  • Espumas e panos.

Caso você também preste algum tipo de serviço mais especializado, também será necessário investir em outros equipamentos.

O importante é investir em equipamentos que sejam de boa qualidade. Compre equipamentos que sejam duráveis e que tenham baixa manutenção, assim você não perderá clientes por causa do defeito de um aspirador.

É importante lembrar que você não deve considerar somente o custo do equipamento na hora de comprar, é necessário pensar também nos benefícios e no quanto este equipamento pode ser durável para você.

Bons equipamentos também farão seus profissionais serem mais produtivos e colaboram na qualidade final do seu serviço.

5 – Regularize o seu negócio corretamente:

A última dica de como montar um lava rápido é observar com rigor as regras do seu município para a abertura do seu negócio.

Como o seu serviço envolve muita água, sabão, óleo e diversos outros produtos químicos, é possível que em seu município existam leis rigorosas quanto à destinação do seu esgoto.

Por isso, é importante pesquisar com antecedência e adequar o local do seu lava jato às exigências ambientais que estão em vigor na sua cidade. Trabalhar conforme as normas vigentes irá prevenir você de pagar multas ou ser até mesmo impedido de trabalhar.

Finalizando

Como pode ver, aprender como montar um lava rápido não é difícil. Agora é hora de colocar a mão na massa e começar seu próprio negócio. Lembre-se das dicas que foram passadas neste artigo:

  • Escolha um bom local;
  • Defina os serviços que você vai prestar;
  • Monte uma boa equipe;
  • Invista em bons equipamentos;
  • Regularize corretamente o seu negócio.

Ainda vale destacar a importância de sempre prestar um serviço de alta qualidade aliado a um bom atendimento. Isso garantirá que seus clientes sejam fiéis a você.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Rafael Bento de Souza disse:

    gostei muito das dicas sucesso e minha honra.