Como montar um negócio com pouco dinheiro: 8 Dicas poderosas

A questão sobre como montar um negócio com pouco dinheiro ronda a cabeça de muitos brasileiros e, infelizmente, a maioria não consegue encontrar uma solução, e acaba desistindo do sonho de abrir a própria empresa.

Se você também tem o sonho de ter o próprio negócio, mas tem pouco dinheiro para investir, não desanime, pois é possível sim montar um negócio de sucesso sem precisar investir muito dinheiro.

Nas próximas linhas eu vou apresentar 8 dicas para te ajudar a concretizar o seu sonho de ter o próprio negócio. Vamos lá?!

8 Dicas poderosas sobre como montar um negócio com pouco dinheiro

As dicas que eu vou apresentar sobre como montar um negócio com pouco dinheiro são simples, porém, podem te ajudar a dar os primeiros passos rumo à realização do seu sonho de ser um empresário de sucesso.

1 – Avalie criteriosamente a sua ideia de negócio e as suas habilidades

dicas sobre Como montar um negócio com pouco dinheiroAntes de realizar qualquer outra ação, você precisa avaliar com muito cuidado a sua ideia de negócio e também as suas habilidades para atuar no ramo de mercado pretendido.

Nesse momento, você precisa ser muito honesto, e ter os pés no chão. Procure verificar a viabilidade da sua ideia, se ela realmente é boa, e se tem condições de se destacar no mercado.

No que diz respeito à viabilidade do negócio, fazer um plano de negócios bem completo pode te ajudar muito nessa etapa.

Além disso, é importante que você analise também as suas habilidades e competências. Você realmente está apto para atuar no mercado pretendido? Possui as qualidades e a disposição necessárias para atuar com sucesso?

Por exemplo, se você deseja abrir uma mercearia, mas não gosta de trabalhar nos finais de semana, então talvez esse não seja o melhor negócio para você no momento.

Mas por que eu estou te dizendo tudo isso?

Para montar um negócio, mesmo um que exija pouco investimento financeiro, você precisará trabalhar bastante, investir tempo, algum dinheiro, despender esforço físico e emocional.

Então, para evitar decepções e dificuldades futuras, é preciso fazer uma reflexão profunda a respeito da ideia de negócio e também das suas habilidades e competências pessoais.

2 – Descubra quanto precisará investir para abrir o seu negócio

Estamos falando sobre como montar um negócio com pouco dinheiro, então, após avaliar a sua ideia e as suas habilidades, chegou o momento de verificar a questão do capital necessário para concretizar o seu empreendimento.

Se você fez um plano de negócios, certamente já sabe o valor do investimento inicial, então, agora é o momento de começar a pensar de onde tirará o dinheiro para montar a empresa.

Se não fez o plano de negócios, precisa agora colocar no papel todos os custos envolvidos.

Além de estimar o valor necessário para abrir o negócio, você precisa pensar também no dinheiro que será necessário para tocar a empresa no dia-a-dia – estou falando aqui do chamado capital de giro.

Para evitar problemas futuros, é importante que você faça uma estimativa realista que demostre até quando conseguirá tocar o negócio sem precisar recorrer a capital externo. Tenha os pés no chão, e procure simular tanto um cenário positivo quanto um negativo.

Isso pode parecer desestimulante, no entanto, esse cuidado pode te ajudar a escapar de dívidas e outras dificuldades capazes de matar o seu negócio muito precocemente.

3 – Escolha as fontes que financiarão o seu negócio

Agora chegou o momento de decidir quais fontes financiarão o seu negócio.

  • Recursos próprios – é possível ter um negócio de sucesso investindo apenas recursos próprios. A grande vantagem dessa fonte de financiamento é que você ficará mais tranquilo, pois começará a sua empresa sem dívidas para se preocupar. No entanto, se os recursos próprios são insuficientes, você pode tentar outras fontes de financiamento.
  • Parentes e amigos – alguns empreendedores começaram negócios com dinheiro emprestado por parentes e amigos. Então, se você precisa de dinheiro, pode tentar essa fonte de financiamento também.
  • Bancos – obter empréstimo de um banco é uma maneira de conseguir dinheiro para abrir um negócio, no entanto, os financiamentos oferecidos pelos bancos custam muito caro, assim, só recorra a eles em último caso.
  • Sócio – ter um sócio pode ser uma ótima opção para quem precisa de capital para abrir um negócio. Mas é preciso ter muito cuidado ao escolher um sócio, pois se você escolher errado, poderá ter muitos problemas no futuro.

Essas são algumas das principais fontes de financiamento que você pode utilizar para conseguir recursos para montar o seu negócio próprio. Analise com cuidado cada uma delas, e escolha com calma, inteligência e cautela.

4 – Prepare-se

Lembre-se, você deseja começar um negócio com pouco dinheiro, então, precisa estar preparado para gerenciar a sua empresa da melhor maneira possível.

A vida de um empresário não é fácil, e quando ele não dispõe de muito dinheiro para investir no seu negócio, as coisas ficam mais complexas ainda.

Portanto, para aumentar as suas chances de sucesso, é importante que você se prepare adequadamente.

Faça cursos, participe de seminários sobre empreendedorismo e negócios, busque apoio de entidades como o SEBRAE. Aprenda sobre marketing, finanças, vendas, gestão.

5 – Construa uma rede de contatos

Uma rede de contatos é um ativo muito importante para todo e qualquer empreendedor, por isso, procure sempre ampliar e melhorar o seu Networking.

Uma boa rede de contatos pode resultar em muitas parcerias valiosas. Além disso, a sua rede pode te ajudar até mesmo na gestão inteligente do seu negócio, de forma que você aproveite melhor o capital que possui.

Portanto, ao montar a sua empresa, acione a sua rede de contatos, converse com outros empresários, peça ajuda e informações a eles. Isso pode ser fundamental para o seu sucesso.

6 – Ofereça um ótimo atendimento ao cliente

Oferecer um ótimo atendimento ao cliente não é um diferencial, é sua obrigação como empresário.

Para ter sucesso o seu negócio precisa de clientes, e para conquistá-los e mantê-los, é preciso deixá-los sempre satisfeitos, então, invista em melhorar continuamente o seu atendimento.

Treine os seus funcionários, e ofereça um ambiente acolhedor, acessível e agradável aos seus clientes. Além disso, invista na qualidade dos seus produtos e serviços, e faça um ótimo atendimento pós-venda.

7 – Tenha um diferencial

Muitos empresários pensam que atender bem aos seus clientes é um diferencial que suas empresas possuem. Como eu já disse, bom atendimento não é diferencial, é obrigação.

Para aumentar as suas chances de sucesso, você deve ser criativo e construir um diferencial competitivo sustentável para o seu negócio.

O diferencial competitivo ajudará o seu negócio a se destacar em meio à concorrência, conquistar mais clientes e fidelizar os existentes.

Mas seu diferencial competitivo deve ser sustentável, ou seja, precisa ser algo que traga retorno, e que não onere pesadamente o seu negócio.

Um diferencial competitivo bem construído pode ajudar a sua empresa a vencer as limitações financeiras, e transformar-se em um grande negócio de muito sucesso.

8 – Mantenha-se na legalidade

Para levar o seu negócio ao sucesso, é importante que você tenha em mente que é preciso seguir as leis, pagar os impostos, etc.

Qualquer deslize poderá sair caro no futuro, e destruir o seu negócio. Portanto, procure andar dentro da legalidade, e tome muito cuidado com atalhos.

Nesse sentido, é importante que você conte com os serviços de um ótimo contador.

Esse profissional é indispensável para o sucesso do seu negócio, por isso, escolha bem, e procure facilitar o trabalho dele, oferecendo todos os documentos que ele precisa para manter a sua empresa sempre dentro da legalidade.

É importante também que você acompanhe de perto do trabalho do seu contador. Isso te ajudará a entender melhor a parte legal da sua empresa, e facilitará a tomada de decisões importantes.

Considerações finais

Montar um negócio é sempre um desafio, e o empreendedor precisa estar preparado para lidar da melhor forma possível com todos os obstáculos que surgirem no seu caminho.

A questão financeira é apenas mais um dos desafios que o empreendedor precisa enfrentar, portanto, você precisa agir com inteligência para superar essa barreira e realizar o seu sonho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!