Como montar um posto de gasolina com 7 dicas práticas

Ter um posto de gasolina pode ser um negócio realmente lucrativo. É cada vez maior o número de veículos em todas as cidades, ou seja, a demanda por combustível cresceu e continua crescendo em todo o Brasil. Neste artigo você poderá aprender dicas práticas sobre como montar um posto de gasolina e ter sucesso em seu empreendimento.

Antes de mais nada, ter um posto de gasolina exigirá de você paciência e determinação para vencer todas as burocracias e licenças necessárias.

Além disso, é possível que você precise contar com o interesse de grandes players do mercado para viabilizar a abertura de seu posto de combustível.

Para iniciar o seu negócio é necessário também que você faça uma análise criteriosa do potencial do local de atuação que você pretende escolher. Pequenos mercados ou mercados que já possuem grande concorrência podem fazer com que as grandes redes não tenham tanto interesse em comercializar com seu posto de gasolina.

Veja mais detalhes importantes sobre como montar um posto de gasolina.

7 Dicas sobre como montar um posto de gasolina

1 – Estude o mercado e a viabilidade de seu negócio:

passo a passo sobre como montar um posto de gasolinaA primeira dica para ter sucesso com seu posto de combustível é fazer um bom estudo do mercado. Você deve levar em consideração a existência de grandes concorrentes e a demanda de combustível na região que você pretende abrir seu posto de gasolina.

Uma dica importante é escolher mercados onde você pode obter uma margem de lucro maior por cada litro de combustível vendido.

Por exemplo, em mercados mais concorridos é comum que postos de gasolina tenham uma margem de lucro bruta inferior a 10%, enquanto que mercado que ainda não estão tão saturados conseguem alcançar uma margem de lucro bruta que pode chegar a 20%.

É claro que você deverá levar em consideração a demanda por combustível de cada localização também. É melhor ter uma lucratividade bruta de 10% em um posto de combustível que vende 100 mil litros de gasolina por mês que uma lucratividade de 20% em um posto que vende 20 mil litros de gasolina por mês.

Caso você tenha dificuldades em avaliar o potencial de seu posto de combustível é importante contar com o auxílio de um profissional.

2 – Escolha um local adequado para instalação do seu posto de gasolina:

A segunda dica sobre como montar um posto de gasolina é a escolha de um local adequado para a construção do seu posto. Este é um ponto determinante para o sucesso ou não de um posto de combustível.

Para a escolha deste local você deverá levar em conta alguns critérios importantes, como a legislação do seu município, a área útil do local, a localização e a legislação ambiental.

Cada município possui uma legislação específica para a ocupação e o uso do solo de cada cidade. Para avaliar a viabilidade da construção do seu posto em determinado terreno é necessário realizar a consulta prévia do local.

Junto com a consulta prévia do local é importante estar atento às condicionantes ambientais para a abertura de um posto de gasolina. Como por exemplo, a proximidade com cursos d’água ou nascentes.

O tamanho do terreno poderá variar conforme o tipo de posto que você pretende construir. É possível ter pequenos postos de gasolina lucrativos em espaços reduzidos, porém é necessário lembrar que existe um tamanho mínimo para acomodar todos os equipamentos.

Um dos critérios mais importantes é estar localizado em uma região com grande trânsito de veículos. Ou seja, esteja onde seus clientes realmente precisam de você. Postos muito afastados ou em bairros com pouco movimentos terão uma baixa lucratividade.

3 – Ofereça serviços complementares para seus clientes:

É comum encontrar os postos de gasolina de hoje em dia uma oferta infinita de produtos e serviços complementares para os clientes.

É possível oferecer serviços básicos e de manutenção preventiva para os clientes, como troca de óleo, serviços de borracharia, calibradores de pneus, lava-jatos, lojas de conveniências e tantas outras opções.

A oferta de serviços complementares pode garantir ao posto uma maior lucratividade, além de atrair novos clientes que estão em busca de serviços simples como trocar um óleo ou consertar um pneu furado.

Os lava-jatos também são um grande atrativo para os postos de gasolina. A cada dia que passa fica mais complicado lavar um veículo em casa, pois muitas pessoas moram em apartamentos o que torna difícil esta tarefa. Assim, estas pessoas aproveitam um tempo livre na agenda para resolver todas as questões em seu veículo, como encher o tanque, trocar o óleo e aproveitar para lavar o carro.

Vale destacar que o número de serviços extras que você deseja oferecer em seu posto de gasolina exigirá um espaço cada vez maior. Logo, caso o terreno que você tenha à disposição seja pequeno é interessante que você limite estes serviços extras aos mais atrativos e lucrativos para seu negócio.

4 – Monte uma estrutura de primeira linha:

A quarta dica sobre como montar um posto de gasolina é quanto à estrutura necessária para operar com sucesso.

Vale lembrar que a estrutura de um posto de combustível pode variar muito conforme o tamanho do posto e os serviços que são prestados no posto. Logo, você deve estar atento às características de seu posto para estimar os equipamentos e a estrutura necessária.

Os equipamentos básicos para um posto de gasolina são:

  • Tanques subterrâneos de armazenamento;
  • Bombas e filtros e combustível;
  • Compressores de ar;
  • Equipamentos de lubrificação;
  • Balança de ar;
  • Equipamentos de limpeza em geral.

Você ainda deverá ter um sistema operacional para realizar a administração dos abastecimentos e pagamentos. Para isso, você deverá ter uma estrutura mínima de computadores, caixas e máquinas de cartão de crédito.

É válido também ser preocupar com toda a infraestrutura de primeira linha para seu posto de combustível, como boas instalações, boa drenagem pluvial, espaço para estacionamento e uma iluminação adequado.

5 – Esteja atento às legislações para a operação de seu posto:

Outra dica importante sobre como montar um posto de gasolina é estar atento às legislações atuais para a construção e operação de postos de combustível.

Exige uma legislação rigorosa para a abertura de postos de combustíveis e muitas vezes esta legislação é capaz de inviabilizar a abertura de novos postos, caso não sejam atendidas várias condicionantes.

Primeiramente devem ser seguidas todas as normas e exigências da ANP – Agência Nacional do Petróleo, que é a principal regulamentadora de postos de combustível.

Além das exigências feitas pela ANP é importante conseguir licenças ambientais. Em cada estado estas licenças são liberadas por órgãos legisladores diferentes. Sem as licenças ambientais é impossível ter seu posto de gasolina em operação, mesmo que as outras condicionantes sejam atendidas.

Alguns municípios também possuem regras específicas para a montagem de postos de gasolina. Por isso, consulte também o seu município antes de dar andamento nas obras e implantar seu posto de gasolina.

6 – Prepare-se para um alto investimento inicial:

A próxima dica sobre como montar um posto de gasolina é relativa ao investimento inicial necessário para ter seu próprio posto de combustível.

Como todo negócio, abrir um posto de gasolina exigirá de você um investimento compatível com o tamanho do empreendimento que você deseja. Logo, é impossível cravar um valor fixo de investimento inicial, pois tudo pode variar conforme o tamanho do posto que você pretende construir e os serviços que você pretende ofertar.

É possível abrir um posto de combustível mais modesto com um valor de investimento menor, é possível sim, mas você estará limitado a uma estrutura pequena e deverá avaliar se esta estrutura tem potencial para vencer a concorrência ao seu redor.

Uma forma de viabilizar a construção de seu posto de gasolina é por meio de uma parceria com os grandes fornecedores de combustível, como por exemplo a Petrobrás, a Shell e o Ipiranga.

Assim, é possível que estas empresas invistam na construção de seu posto de gasolina e em contrapartida você terá um contrato de fidelidade a este fornecedor, ou seja, você ficará condicionado a comprar combustível somente deste fornecedor por um determinado período de tempo.

Você perderá em poder de negociação, mas ganhará em um aporte financeiro inicial que pode ser essencial para o início do seu negócio.

7 – Monte uma boa equipe para operar seu posto de combustível:

A última dica sobre como montar um posto de gasolina é referente à operação. É fundamental que você tenha uma boa equipe para operar seu posto de gasolina.

Um bom atendimento é fundamental para que você fidelize seus clientes. Boa parte das pessoas são cuidados com seus veículos e conforme os procedimentos adotados durante o abastecimento podem não voltar mais em seu posto de gasolina.

Outros clientes dependem de um atendimento agradável para continuarem frequentando seu posto de gasolina. Pois gostam de serem bem recebidos e estão dispostos a escolher o local donde irão abastecer.

Com a concorrência em alta é importante então treinar sua equipe para que prestem serviços de qualidade e façam um bom atendimento. Assim você terá um diferencial em relação à sua concorrência.

Finalizando

Por fim, é válido dizer que abrir um posto de combustível é um investimento de grande porte, tem um grande potencial lucrativo, mas exige cuidados importantes quanto à legislação e as regras para a operação.

Confira mais uma vez todas as dicas sobre como montar um posto de gasolina:

  • Estude o mercado e a viabilidade de seu negócio;
  • Escolha um local adequado para instalação do seu posto de gasolina;
  • Ofereça serviços complementares para seus clientes;
  • Monte uma estrutura de primeira linha;
  • Esteja atento às legislações para a operação de seu posto;
  • Prepare-se para um alto investimento inicial;
  • Monte uma boa equipe para operar seu posto de combustível.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!