Como montar um restaurante com 7 dicas práticas

Entrar no ramo de alimentação é uma ótima opção para montar seu próprio negócio. Este mercado continua crescendo no Brasil e apesar do grande número de restaurantes existentes ainda há espaço para você. Neste artigo você encontrará dicas importantes sobre como montar um restaurante de sucesso.

O número de pessoas que fazem suas refeições fora de casa é cada vez maior. Muitos aderem a este hábito devido à falta de tempo para retornarem para suas casas e fazem suas refeições em restaurantes próximos do trabalho, universidades ou escolas.

Além disso, muitas pessoas preferem almoçar fora de casa devido à facilidade de não precisar cozinhar ou se preocupar com a limpeza da cozinha.

Hoje em dia, existem inúmeras possibilidades para quem deseja abrir um restaurante. Você poderá investir em um restaurante convencional, que atenda todo o público, ou então, investir em um restaurante especializado, para atender um público mais específico.

Confira as dicas a seguir e aprenda a melhor forma de como montar um restaurante de sucesso e ter seu próprio negócio.

Como montar um restaurante de sucesso

1 – Defina o tipo de restaurante que você quer montar:

dicas e passos de como montar um restauranteComo falado anteriormente, hoje em dia, investir em um restaurante possui inúmeras possibilidades.

É possível montar um restaurante que atenda ao público geral, onde serão servidos alimentos tradicionais da região, que já são consumidos cotidianamente pela população.

Ou então, você pode investir em um restaurante personalizados, que sirva um tipo de comida específica. Você pode abrir um restaurante com comida italiana, chinesa, japonesa, árabe, portuguesa, entre tantas opções. Também é possível pensar em restaurantes com alimentação saudável, restaurante vegetariano ou vegano.

Além da personalização pela comida é possível adotar o preço como balizador para o padrão do seu restaurante. Você pode investir em um restaurante que tenha um valor mais baixo e assim atender um maior número de pessoas ou então investir em um restaurante com um valor agregado mais alto.

2 – Escolha um bom local para abrir seu restaurante:

Esta dica é fundamental para quem deseja aprender como montar um restaurante de sucesso. Escolher um local adequado é fundamental para que seu restaurante seja acessível ao seu público-alvo.

O primeiro ponto que você deve observar em um local é se o fluxo de pessoas. É importante que você esteja em uma região com clientes em potencial, como grandes centros urbanos, bairros comerciais, shoppings, universidades, hospitais ou galerias.

É importante você escolher o local em função do tipo de restaurante que você pretende abrir. Caso você pretenda abrir um restaurante com um preço mais em conta é importante então escolher um local onde existam pessoas interessadas por este tipo de produto.

Além de observar os aspectos comerciais da localização também é importante estar atento à edificação em questão. O local deve ser amplo o bastante para comportar uma cozinha, banheiros, e o espaço principal onde os clientes poderão se servir.

Fique atento à qualidade do ambiente, em especial à ventilação e iluminação natural.

3 – Monte uma boa equipe para trabalhar em seu restaurante:

Para você ter um bom restaurante é essencial que você monte uma boa equipe de trabalho.

Você precisará de cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons, faxineiros e funcionários para o caixa. Em alguns restaurantes específicos é necessário ainda outros tipos de profissionais, como churrasqueiros, por exemplo.

A sua equipe dará vida ao seu restaurante. Mesmo que você invista em um bom local, compre os melhores ingredientes e tenha o melhor preço se sua equipe não fizer um bom trabalho todo seu esforço será em vão.

O bom trabalho começa com uma comida bem feita pela equipe da cozinha, passa pelo atendimento adequado dos garçons e se encerra com um tratamento adequado na hora de pagar pela refeição.

É importante tudo funcionar bem, assim você conseguirá conquistar seus clientes pelo bom atendimento. Para isso é importante que seus funcionários estejam sempre motivados e prontos para fazerem um ótimo trabalho.

4 – Ofereça um produto de ótima qualidade:

A quarta dica sobre como montar um restaurante de sucesso é oferecer um produto de ótima qualidade.

Como já falado, o ramo de alimentação possui uma grande concorrência. Já existem inúmeros restaurantes desempenhando um ótimo serviço. Para você conseguir seu espaço será necessário oferecer um produto com uma ótima qualidade para não ficar para trás.

Um bom produto passa pela escolha de bons ingredientes e por uma boa equipe de cozinha. A cozinha é o coração do seu restaurante, caso ela não funcione você não conseguirá bons resultados em seu negócio.

É importante você estar atento também ao cardápio montado. Ofereça o que seus clientes realmente têm interesse em consumir, uma grande quantidade de variedade nem sempre é a melhor opção. Em muitos casos é melhor focar na qualidade do que é servido do que na quantidade de opções disponíveis aos clientes.

5 – Adquira bons equipamentos para o conforto dos seus clientes:

Existe também toda uma infraestrutura necessária para criar um ambiente confortável para seus clientes.

É importante mobiliar seu restaurante de forma adequada. Faça sempre a escolha por móveis que sejam confortáveis e próprios para as refeições que serão feitas em seu restaurante. Ninguém gosta de almoçar em cadeiras muito baixas ou muito altas.

Além dos móveis é importante investir em uma boa iluminação e também na ventilação. Um bom restaurante tem sempre um aspecto claro e é bem arejado.

Você também deverá estar atento à pintura das paredes e a decoração do seu restaurante. Você pode pensar que isso não faz diferença, mas faz sim. Quanto à cor das paredes, existem opções de cores que são mais adequadas para a alimentação.

Quanto à decoração você deve estar atento para que seu restaurante sempre fique com o aspecto de organizado e bem cuidado. Evite o excesso em um restaurante, o simples e bem cuidado é sempre a melhor opção.

6 – Ofereça produtos de diversificação em seu restaurante:

Além das refeições é importante que você ofereça outras opções em seu restaurante. Esta é a sexta dica de como montar um restaurante de sucesso.

Os produtos de diversificação podem aumentar muito o seu faturamento. Estes produtos podem ser sucos naturais, refrigerantes, cervejas, bebidas destiladas, cafés, sobremesas, balas, bombons, doces e tantas outras opções.

Estes produtos devem sempre ter um espaço adequado para que o cliente tenha fácil acesso a eles. Coloque este tipo de produto em pontos estratégicos para que seu cliente tenha acesso a eles nos momentos corretos, assim o seu consumo será ainda mais incentivado.

É interessante que os garçons sejam motivados a oferecer estes produtos de diversificação. Você pode oferecer uma grande linha de produtos que podem acompanhar muito bem uma refeição.

7 – Regularize o seu negócio corretamente:

A última dica de como montar um restaurante é a formalização de seu negócio. É importante que você faça todos os cadastros nos órgãos governamentais para que você abra seu restaurante.

Você deverá fazer sua inscrição no cadastro de pessoas jurídicas, se inscrever em uma junta comercial, obter o alvará de funcionamento na prefeitura de seu município e também a autorização da vigilância sanitária para funcionar.

Para que você faça todo este processo com tranquilidade é interessante contar com o auxílio de um contador.

Além de te auxiliar a fazer todos os cadastros corretamente ele te dará suporte para definir outras questões importantes do seu negócio como a formatação jurídica de seu restaurante e as opções de tributação para pagamento dos impostos.

Contar com o auxílio de um bom profissional de contabilidade é fundamental para que você não tenha problemas no futuro e ainda pague corretamente os impostos de seu negócio.

Últimas palavras

Por fim, é válido dizer que um restaurante de sucesso deve focar em qualidade. Oferecer produtos de qualidade, um ambiente de qualidade e um atendimento de qualidade, com esta receita simples seu negócio com certeza irá prosperar.

Confira um resumo com as 7 dicas práticas de como montar um restaurante de sucesso:

  • Defina o tipo de restaurante que você quer montar;
  • Escolha um bom local para abrir seu restaurante;
  • Monte uma boa equipe para trabalhar em seu restaurante;
  • Ofereça um produto de ótima qualidade;
  • Adquira bons equipamentos para o conforto dos seus clientes;
  • Ofereça produtos de diversificação em seu restaurante;
  • Regularize o seu negócio corretamente.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir com o conteúdo é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!