Como montar um salão de beleza: Dicas essenciais para seu sucesso

Você quer aprender como montar um salão de beleza? Então confira este artigo com dicas essenciais para o sucesso do seu negócio.

O mercado de beleza continua em expansão. As pessoas estão cada vez mais cuidadosas com a aparência. E hoje em dia este não é um privilégio somente das mulheres, o público masculino tem se tornado um público assíduo de salões de beleza.

Atualmente, é possível encontrar uma grande diversidade de tratamentos e especializações dentro do mercado de beleza. Profissionais podem se especializar em diversos seguimentos como cabelo, maquiagem, unhas, pele, bem-estar, saúde, entre tantas opções.

Os salões de beleza se transformam também em um ambiente de convívio social. Onde é possível encontrar os amigos e amigas para ter uma boa conversa enquanto cuida das unhas e do cabelo.

Por isso, saber como montar um salão de beleza vai além de comprar alguns equipamentos e alugar um espaço. É importante planejar toda a estrutura e toda a prestação de serviços para criar um ambiente agradável e que conquiste toda a clientela.

Além disso você precisa aprender como administrar uma empresa e conduzir o seu negócio ao sucesso.

Dicas essenciais de como montar um salão de beleza

Para abrir um salão de beleza é importante que você faça uma análise detalhada dos pontos abordados a seguir. Preparar-se para um negócio é a primeira etapa do seu sucesso. É como uma grande caminhada, e estes são os primeiros passos, são tão importantes quanto os passos do final da caminhada.

1 – Definir o público-alvo

Dicas de como montar um salão de belezaA primeira dica para você que quer saber como montar um salão de beleza é definir com clareza seu público-alvo.

A definição de um público-alvo é essencial para a escolha dos serviços a serem prestados, a localização do seu negócio, a aquisição de equipamentos e a escolha dos profissionais.

Hoje em dia, existem diversos públicos que utilizam os serviços de um salão de beleza. Você pode escolher atender um público geral, como um salão feminino que preste todos os tipos de serviços e um salão masculino que atenda integralmente o homem.

A concorrência para salões que oferecem um serviço generalizado é maior em relação aos salões especializados.

Quando você abre um salão especializado em um público-alvo, como por exemplo um salão para mulheres com cabelo cacheado, o seu número de clientes será muito menor, mas você terá uma concorrência muito menor e poderá prestar um serviço com maior valor agregado.

Talvez você tenha um desejo de abrir um salão no seu próprio bairro, bem perto da sua casa, com intuito de atender aos vizinhos, parentes e moradores da região. Então, os moradores da região serão seu público-alvo e o seu negócio deve ser pensado para eles.

O primeiro passo então é definir quem você vai atender em seu salão.

2 – Defina os serviços a serem prestados

O segundo passo é definir quais os tipos de serviço você vai prestar ao seu público-alvo.

Em um salão de beleza especializado fica mais simples definir o que vai ser feito. Mas, para salões de beleza que querem atender um público geral as opções são inúmeras.

Uma dica é começar pelo essencial. Cada tipo de serviço prestado exige um espaço específico, utensílios específicos, equipamentos profissionais, e mão de obra especializada. Então, cuidado ao começar o seu salão em querer fazer de tudo um pouco.

Lembre-se que você precisa de um espaço profissional e um atendimento profissional para ter sucesso e fazer de tudo um pouco possui um custo. Este custo pode ser relativamente alto conforme as suas opções de serviço a serem realizados.

Tenho certeza que você já frequentou e frequenta inúmeros salões de beleza ao longo de sua vida. Tente se lembrar do que realmente funcionava nestes locais, veja quais serviços eram mais solicitados e quais serviços quase não possuíam clientes.

Uma dica é começar a frequentar salões a partir de hoje, conversar com profissionais do ramo e observar como é o fluxo de clientes para cada tipo de serviço.

Já percebeu que para alguns serviços a agenda sempre está cheia e para outros sempre tem horário? O que você pretende em seu salão, ter a agenda sempre cheia ou uma grande disponibilidade de horários?

3 – Escolha um espaço adequado

O próximo passo para aprender como montar um salão de beleza é escolher um espaço.

Para começar o seu negócio você precisa de um bom espaço. Para você escolher um espaço adequado é importante levar em conta o público-alvo, os serviços a serem prestados e a sua disponibilidade financeira.

Em relação ao público-alvo é importante você estar perto das pessoas que você pretende atender ou em um local de fácil acesso. Por exemplo, se o seu desejo é atender as pessoas de seu bairro, seus amigos e conhecidos, é essencial que você abra seu salão no seu bairro.

Agora, caso esteja interessado em abrir um salão sofisticado com serviços especializados é interessante você se posicionar em um local mais estratégico. Estes locais podem ser nos centros urbanos, ruas comerciais, bairros com maior apelo comercial. Neste caso é importante você escolher uma localização de fácil acesso.

O fácil acesso se caracteriza pela disponibilidade de transporte público próximo, região com localização estratégica para diversas vias principais da cidade, local com estacionamento privativo ou com facilidade de estacionamento nas vias mais próximas.

O espaço deve ser adequado também aos serviços prestados. Alguns serviços necessitam de salas exclusivas e você deve estar atento a isso, enquanto outros serviços podem ser realizados no mesmo ambiente, mas com apenas uma separação por mobiliário.

Cuidado com o valor do aluguel do espaço que você pretende alugar. Além disso, verifique a necessidade de grandes reformas, isto pode aumentar e muito o seu investimento inicial. Quanto às reformas verifique a disponibilidade de instalações elétricas e hidráulicas adequadas para um salão de beleza e os equipamentos que você vai utilizar.

4 – Contrate os melhores profissionais

Para ter sucesso com um salão, tão importante quanto a boa localização e bons equipamentos é uma equipe qualificada. Saber contratar uma boa equipe é um ponto chave em como montar um salão de beleza de sucesso.

Caso você queira abrir um pequeno salão é possível que você comece trabalhando sozinha ou sozinho. Mas, com o aumento dos serviços é necessário contar com pelo menos uma pessoa para te auxiliar.

A primeira dica para a contratação de pessoas para o seu salão de beleza e priorizar a qualificação e a personalidade da pessoa. São dois pontos essenciais.

O primeiro ponto, que é a qualificação é importante para que você preste serviços de ótima qualidade, para isso, você precisa contar com profissionais com conhecimento técnico e prático adequados.

A questão da personalidade é essencial para criar um ambiente agradável a seus clientes. Por isso, escolha profissionais que criem um ambiente alegre, acolhedor e que envolvam seus clientes. Você pode ter um excelente profissional em seu salão com uma personalidade difícil e hábitos ruins, como o mal humor, seus clientes se recordarão mais do mal humor do que do serviço bem prestado.

Tenha atenção na hora de contratar seus profissionais, monte uma equipe não só qualificada, mas que mantenha um ambiente agradável para seus clientes.

5 – Defina um preço justo para os serviços prestados

Outro ponto essencial sobre como montar um salão de beleza é aprender a precificar os serviços prestados.

O preço é importante sim, mas não é um fator exclusivo para alguns nichos do mercado de beleza. Tenho certeza que você conhece salões com baixo preço e que nunca estão cheios e salões caríssimos que estão sempre com a agenda lotada de clientes.

É importante sim ter um preço acessível a seus clientes, mas este preço não pode prejudicar a qualidade dos serviços. Por isso, não sacrifique um bom serviço, a contratação de um bom profissional, ou a utilização de bons cosméticos e produtos por um preço mais baixo. Isto pode lhe custar muitos bons clientes.

É claro que alguns serviços são muito concorridos e necessitarão de um preço mais justo, mas saiba do seu limite e cuidado para não trabalhar de graça.

Para montar um preço adequado você precisa considerar todos os custos envolvidos no seu negócio. As despesas fixas como aluguel, telefone, energia elétrica, água, pagamento de funcionários, impostos e contabilidade.

Além disso existem as despesas que variam ao longo do mês, como a compra de cosméticos e outros produtos, pagamento de serviços específicos ou investimentos na melhoria dos equipamentos.

Cuidado também para não cobrar caro demais, isso pode limitar muito o número de clientes que você possa ter.

6 – Layout e compra dos equipamentos

Antes de adquirir todo o mobiliário é interessante planejar todo o layout. Criar um ambiente agradável é essencial para que seus clientes se sintam bem. Caso necessário contrate um profissional para te ajudar a planejar o posicionamento das estações de trabalho e de toda a mobília.

A primeira dica é comprar no início o essencial para os serviços a serem prestados. Não exagere, pois, o custo inicial de muitos equipamentos e muito mobiliário pode ser alto.

Outro ponto importante é adquirir equipamentos de boa qualidade e que sejam econômicos durante a sua utilização. Ou seja, ser econômico durante a utilização é ter baixa manutenção e baixo consumo de energia elétrica.

Mesmo que você pague um pouco a mais por estes equipamentos você terá um retorno ao longo da sua utilização.

Planeje corretamente as estações de trabalho para que facilite a utilização dos equipamentos e evite que determinado tipo de procedimento possa atrapalhar ou incomodar os clientes que estejam próximos.

7 – Foque na qualidade e no atendimento

Uma última dica para você que quer aprender como montar um salão de beleza é focar na qualidade e no atendimento.

Focar na qualidade é manter um excelente padrão de serviços ao seu cliente. Para conseguir isso você precisa de profissionais bem capacitados, equipamentos adequados, cosméticos e produtos de qualidade e um ambiente muito agradável.

Um bom atendimento será essencial para o sucesso do seu negócio. É muito importante saber valorizar cada cliente, do serviço mais caro e complexo ao serviço mais simples.

Pontualidade é essencial nos dias de hoje, por isso, mantenha sua agenda bem definida e bem planejada. Atrasos são imperdoáveis para muitos clientes que tem uma vida corrida e cheia de compromissos.

Lembre-se que a qualidade do atendimento começa com a recepcionista, passa pelos profissionais de cada serviço e precisa continuar até o pagamento do caixa.

Além disso, é importante que você mantenha contato com seus clientes. Isso pode ser feito por meio do Facebook ou Instagram. Esteja sempre próximo deles com informações importantes, novidades e boas promoções.

Finalizando

Agora que você já sabe como montar um salão de beleza é hora de colocar a mão na massa. Não tenha medo de começar seu próprio negócio, tome cuidado com altos investimentos, e faça tudo muito bem planejado.

Caso você não tenha possibilidade de investir um bom dinheiro no início, comece pequeno e foque na qualidade e no bom atendimento. Aos poucos o seu negócio irá crescer e você terá a oportunidade de ampliar ainda mais seus serviços.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!