Como montar um supermercado de sucesso com 5 dicas práticas

Investir em um supermercado próprio pode ser bem lucrativo, mas exige do empreendedor uma boa administração e disponibilidade financeira para o investimento inicial. Confira algumas dicas neste artigo sobre como montar um supermercado e ter sucesso com seu próprio negócio.

Antes de mais nada é importante entender o nicho de mercado em que você deseja atuar. O primeiro ponto é compreender que as margens que os supermercados operam são baixas, ou seja, o lucro de um supermercado se baseia na quantidade que vende.

Outro ponto importante é perceber que o mercado possui inúmeros grandes competidores. Caso você entre neste mercado deverá pensar em uma boa estratégia, ou então, encontrar um local que ainda não foi explorado pelas grandes empresas do ramo.

Mesmo com estas dificuldades iniciais é possível ter sucesso com seu próprio supermercado. Por isso, não deixe de ler este artigo até o final e conferir dicas práticas de como montar um supermercado.

5 Dicas de como montar um supermercado

1 – Faça um bom plano de negócios antes de colocar a mão na massa:

dicas de como montar um supermercadoAntes de mais nada é importante fazer um bom plano de negócios antes de começar a investir em um supermercado.

Um bom planejamento será essencial para que você não passe por problemas que poderiam ser evitados e percorra o melhor caminho para colocar seu negócio em operação e começar a lucrar.

O plano de negócios é fundamental para que você entenda o mercado em que você vai atuar, o público alvo que você pretende alcançar, as dificuldades do setor, os possíveis diferenciais que você pode colocar em prática, o investimento financeiro necessário e tantas outras coisas importantes para o sucesso de um negócio.

É certo que um bom plano de negócios nunca será perfeito, nem sempre a realidade acontece como foi planejado. Por isso, é importante estar atento aos imprevistos que podem acontecer.

2 – Defina uma boa localização para seu supermercado:

A segunda dica de como montar um supermercado é definir uma boa localização para abrir seu negócio.

A localização de um supermercado é um ponto chave para o sucesso deste tipo de negócio. Ou seja, errar no local poderá inviabilizar todo seu investimento e fará com que os lucros sejam aquém da expectativa.

Um bom local poderá variar de acordo com o tipo de supermercado que você pretende abrir. Por exemplo, é possível abrir um pequeno supermercado com foco em produtos mais populares em bairros afastados da região central de uma cidade.

Ou então, abrir um supermercado com produtos mais personalizados e sofisticados em região com maior poder aquisitivo. Ambas as opções podem ser lucrativas.

O que você deve evitar é inverter as situações e escolher uma localização incompatível com o negócio que você pretende abrir.

3 – Encontre bons fornecedores para seu supermercado:

Bons fornecedores também são muito importantes para o sucesso de um supermercado.

Como falado no início do artigo, a margem de lucro que os supermercados trabalham é muito baixa. Por isso, o preço é um elemento significativo para um supermercado.

Encontrar um bom fornecedor que possui bons preços é essencial para que seu supermercado se mantenha competitivo no mercado.

Vale ressaltar que o preço é importante, mas não é tudo em um fornecedor. Você também deverá estar atento à qualidade dos produtos oferecidos pelo fornecedor, às condições de pagamento e aos prazos de entrega. Tudo isso faz com que um fornecedor seja adequado ou não para seu negócio.

Por isso, não utilize o preço como único critério para avaliar um fornecedor.

4 – Desenvolva um layout adequado para seu supermercado:

Este ponto é especial para você que quer aprender como montar um supermercado, pois está sendo cada vez mais importante investir em um layout adequado para um supermercado.

O público consumidor brasileiro tem se tornado cada vez mais exigente. Muitas pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por um ambiente agradável e organizado. Por isso, o prazo de vida dos supermercados desorganizados está chegando ao fim.

É importante que você tenha um bom projeto para que seu supermercado transmita a seus clientes uma sensação agradável ao fazerem suas compras.

Um bom layout pode proporcionar maior facilidade em encontrar produtos, melhor visibilidade de preços e marcas, decoração adequada para o ambiente e tantos outros benefícios. Hoje em dia, quem se prepara melhor neste ponto vende mais.

5 – Faça um controle financeiro rigoroso do seu negócio:

Uma última dica fundamental é que você precisará fazer um controle financeiro rigoroso em seu supermercado.

Caso você vacile neste ponto poderá deixar todo o seu lucro escorrer pelo ralo. Como as margens de lucro são baixas, você literalmente não terá margens para erro quando o assunto é dinheiro.

Por isso, utilize sempre sistemas automatizados e tenha um controle diário de tudo que acontece com seu negócio.

Uma boa administração será fundamental para que você tenha sucesso com seu negócio e não perca boas oportunidades. Você deve se preparar para isso, aprendendo sempre mais sobre gestão financeira, contabilidade, redução de custos e tantas outras coisas importantes.

Finalizando

Estou certo de que estas dicas poderão fazer com que seu supermercado seja um grande sucesso. Agora que você já tem uma ideia sobre como montar um supermercado é hora de colocar a mão na massa e começar a desenvolver seu plano de negócios.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!